Interrompida construção da fábrica da BYD no Brasil por escravidão

Resolvi colocar essa notícia em um novo tópico, em vez do BYD nas notícias, por conta de sua importância.

Optei por colocar a notícia publicada pela BBC, apesar de todas as principais mídias nacionais publicarem hoje (algumas estranhamente manchetaram e depois moveram a notícia para uma seção obscura), para mostrar o alcance global dessa notícia.

Vexame global, hein dona BYD?? E não adianta dizer que a responsabilidade é do subcontratado porque eu e você sabemos que não é. Lamentável. :see_no_evil:

1 curtida

Trazer os Chineses que devem trabalhar assim lá foi horrível.

Mas entendi que o MPT só resgatou os trabalhadores em situação precária, exigiu pagamento e marcou audiência para conferir o andamento. Mas não fechou a fabrica.

Ok, “fechado” pode dar a ideia de algo definitivo, mas o que houve foi suspensão. Mudei o título para ficar mais conforme.

A BYD acaba de anunciar o rompimento do contrato com a construtora. Não tinham outra opção, foram rápidos. Isso deve atrasar bem a obra, deverá ter algum impacto na comercialização dos carros aqui no Brasil, a saber.

A verdade que todos sabemos é que gostamos de esquecer é que as fábricas e indústrias de todo o mundo foram para China devido a mão de obra “barata” para não dizer análoga à escravidão, e também por isso nossos carros chineses são mais baratos

Ingênuo achar que não fariam igual aqui

2 curtidas

Pior é que pelo que li, as referidas empreiteiras não tem personalidade jurídica no Brasil.
Eram contratos internacionais.
Nessa acho que a BYD vai responder bonito.

Exatamente por não ter representação por aqui que eu acho que eles não vão nem sentir. Se esse é o “padrão exportação” de condição de trabalho chinês, imagina como é dentro da China, fora dos estados de capital aberto que são os únicos dos quais nós temos contato…

Não sao poucas as denúncias de compra de escravos norte coreanos pelo governo chinês para trabalho pesado em minas de carvão no interior da China, o governo deve olhar pra essas denúncias, fazer qualquer carta de repudio e ficar por isso…

Torço para que não, mas não tenho esperanças

1 curtida

Fizeram bobagem na contratação, acho que isso ai vai dar uma amolaçãozinha.

Mas a fábrica é muito grande. Imagino que eles estão em áreas que estão subindo novas estruturas (trabalho braçal).
Pelo que li só uma parte está embargada:

“O embargo parcial da obra em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA), foi comunicado à empresa e ao Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas para a empreitada, informou o MPT-BA”

Triste. Ja sei qual vai ser o assunto no almoço de Natal…

Vão ter que escravizar brasileiros…

Respeito a BYD como tecnologia e carro realmente muito bom, inclusive sou proprietário.
Porém, como já trabalhei em cargo gerência de empresa Chinesa, sei que muitas empresas relutam em se adequar às leis trabalhistas e humanas do Brasil.
Se a BYD quizer continuar tendo credibilidade além de ter tecnologia vai se adequar e começar a contratar CEO que conheça regras e também de preferência as empresas brasileiras para fazerem os trabalhos.
Se não se adequar vai ser um excelente produto mas que será desacreditado a todo momento

1 curtida

Estou acompanhando isso, como ficara o mercado???