Inversor AC para CCS

Olá pessoal!

Neste final de semana estive em viagem e utilizei vários carregadores rápidos CCS. Aí pensei numa possibilidade…

Como o Dolphin apenas suporta carga AC até 6kwh ± e a carga DC em até 60kwh e existem muitos carregadores “lentos” de 11kwh e até 22kwh, será que existe algum “adaptador” (ou inversor portátil) que permita ligar nesses carregadores “lentos” e converter de AC para DC e ligar no dolphin no CCS?

Com isso poderíamos usufruir de cargas lentas mais rápidas…

Talvez seja algo inviável, mas gostaria da opinião de vocês se algo assim existe…

Abraços!

Um portátil nunca vi, pois com certeza não seria muito portátil kkk vai ser um negócio no mínimo caro e pesado, por isso que não deve ter.

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não tem milagre, o fornecimento da cia deve acompanhar a amperagem maior e instalações residenciais não devem suportar tal carga.

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Por curiosidade pesquisei aqui rapidamente os mais portáteis que achei:

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Não sou especialista, mas aqui no Fórum já foi falado sobre o tipo de carregamento AC/DC.
São ondas diferentes, o que não daria para usar apenas um adaptador.

Com certeza com o tempo esse tipo de produto deverá ser comercializado.

Um carregador AC na realidade não é um carregador. É um circuito integrado que controla a potência fornecida ao conector AC do carro. O retificador AC/DC encontra-se no carro! E, no caso do Dolphin GS tem potência limitada em quase 7kW.

Já os carregadores DC, esses sim, são de fato carregadores. Como o retificador está fora do carro, ele pode ser muito mais parrudo e portanto a potência de carregamento é bem maior.

Dito isso, não vejo porque um produto desses precisaria existir… Minha opinião é que acaba sendo um negócio redundate e pouco prático.

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Eu entendo que a grande vantagem de carregamento DC é o tempo de carregamento que cairia de 5 horas para uns 40 minutos. Você não consegue ver isso como uma vantagem? Se um produto desse for lançado para uso residencial e o valor não for um absurdo, eu certamente comprarei.

Não faz muito sentido. Se você tem potência residencial suficiente qual a vantagem de instalar um wallbox AC para posteriormente retificar para DC com um carregador portátil em vez de apenas um carregador DC fixo?

Lembrando que esse carregadores DC portáteis não são tão portáteis assim. Além disso, qualquer carregador DC é caríssimo.

Eu vejo sentido em poder carregar o veículo em menos de 1 hora, desde que, claro, o preço for acessível.
Imagino que em residências não é comum ter potência suficiente para colocar um carregador DC fixo, mas poderia ser um equipamento que fosse carregado via AC enquanto o carregador estivesse ocioso e enviasse via DC para o veículo na hora do carregamento.
Não vejo esse equipamento mesmo como um portátil a ser levado junto com o carro.
Acredito que com o crescimento do mercado de carros elétricos, soluções como essa podem começar a aparecer.

Não existe mágica.
O fato de não haver um conversor AC - DC residencial é porque a rede elétrica das casas não tem potencia para isso.
Se vc fizer um “adaptador” (que por si só já é um concepção muito errada de como funciona a conversão da eletricidade), ele entregaria uma potencia muito perto do que o próprio carro já carrega hoje.
Os carregadores DC são rápidos porque a entrada de energia deles é cavalar. Precisa de alta tensão pra conseguir entregar potencias de carregamento acima dos 30Kw.

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Para essa sua ideia, você precisa de uma bateria aproximadamente do mesmo tamanho da do carro . Nem as baterias off-grid para casas são tão grandes.

Não é viável só pelo custo da bateria. Ainda mais portátil…

A analogia é como ter uma piscina sempre cheia para poder encher sua piscina mais rápido! Não faz muito sentido.

A ideia de colocar 22kW na entrada DC a partir da rede de casa é interessante se vc precisa de potência de carregamento maior, mas tem muita coisa a considerar:

a) Sua casa ter entrada trifásica com 50KVA ou mais vindo da rua (às vezes o problema pode não ser a potência da casa, como alguns colocaram aqui).
b) Você vai gastar muito dinheiro, 20 mil por baixo, que seria um trafo para levantar o trifásico para 380V e um conversor AC/DC. Aí você coloca numa planilha e compara com o carregamento DC pago que vc costuma fazer contra o kwh da sua casa. Tem é claro a questão da comodidade de carregar no lar, o que não tem preço para muitos.
c) Contentar-se com uns carregamento efetivo abaixo de 15kW. Vc deve considerar pelo menos uns 30% de perdas, assumindo que cada um desses dois aparelhos tenha fator de potência de 0,85. Estou desprezando as perdas internas no inversor do Golfinho, já que a entrada seria “na veia” (DC). Aliás, essa perda de potência deve ser fatorada na planilha de retorno financeiro acima mencionada.
c) Aceitar que nada há de portátil nessa solução, com exceção do cabo que sai do inversor pro carro.
d) Estar disposto a correr riscos; isto tudo é muito novo, não há produto para isso, é um lego, e algo pode dar errado nessa estratégia, haver imprevistos como esse em que descobrimos que não se consegue carregar um Dolphin com 3 fases de 127V.

Ou seja, pode funcionar, mas vai custar muito, tomar espaço, te dar muito menos que 22kW e eventualmente pode não funcionar. Mas como carregar em casa não tem preço para muitos, e se essa redução no tempo de carga te atender, pode ser que valha o risco.

Não comentei o de 11kW pq esse decididamente é complicado, com as perdas vai cair pra uns 9kW, ou seja, tem que investir no conversor (que é a parte mais cara) para ter um tempo de carga que não vai chegar a cair pela metade.

Fiquei curioso!!! Quantas vezes por mês você precisa encher a sua piscina? Entendo que se for mais de 2 vezes você pode querer alternativas para que esse enchimento ocorra mais rápido! Se você tiver área disponível para isso e o custo não for muito alto, ter uma estrutura de armazenamento de água reserva para otimizar esse processo pode ser sim uma ideia interessante.

Sim, eu sei que o preço de carregadores desse tipo são caros hoje, porém temos que analisar que o mercado de carros elétricos é recente no país e esta enfrentando uma grande expansão. Só o Byd Dolphin vende 2 mil veículos/mês. A medida que a adesão a esse tipo de veículo cresce, as empresas tenderão a investirem em modelos mais acessíveis de carregadores DC residenciais, aumentando ainda mais a adesão da população a essa tecnologia. Afinal uma das grandes objeções das pessoas quanto a esse tipo de carro é o tempo necessário para carregá-lo, mesmo usando os WallBox da vida. Resolver o problema do tempo de carregamento potencializaria todo o mercado de veículos elétricos.

Um fenomeno parecido com que quem trabalha com tecnologia conhece bem chamado de Lei de Moore!!

Com poucos cliques de pesquisa na internet se encontra alguns modelos como esse aqui:

Que hoje vale R$ 22 mil + impostos + frete!! É caro? Claro que é, mas esse preço permanecerá daqui a 2 anos?

Eu me vejo tentado a adquirir um produto desses se o custo baixar para menos de R$ 10 mil. Quanto tempo isso demorará para acontecer? Não sei, mas sei que um dia acontecerá.

Imagino sim que esse tipo de equipamento exigirá mudanças nas estruturas elétricas das casas para se tornar viável. Mas como disse no post anterior eu aposto no crescimento do mercado e da óbvia concorrência para que novas soluções surjam e os preços diminuam.
Porém uma solução para isso seria talvez ter uma bateria de tamanho equivalente ao do veículo que ficasse carregando enquanto estivesse com o carregamento ocioso e na hora de carregar o veículo transferir essa carga em corrente contínua .
É uma solução cara hoje? Sim é sim. Será tão cara assim nos proximos anos? Dúvido!! Quanto tempo levará para ser viável para nós, pobres mortais? Não tenho ideia!! Só fé!!

esse tipo de equipamento DC de potências menores, até uns 50kwh, será muito comum em pontos de taxi, uber, etc. Em grandes estacionamentos com carregadores na Europa esse é o tipo mais comum. Vai exigir um fornecimento diferenciado da cia de energia.
Ontem minha quadra em Brasília caiu a energia umas 4 vezes e era problema no transformador da Neoenergia. Provavelmente seremos candidatos para um upgrade deles. Sorte minha que o meu carro não estava carregando na hora porque já imaginei os vizinhos chatos botando a culpa no carregador

Sim, entendo os desafios para esse tipo de equipamento por isso acho que seria mais fácil uma estrutura de bateria reserva que fosse sendo carregada lentamente via AC em momentos que o veiculo não estivesse sendo carregado e que pudesse transferir ao veiculo essa energia via DC quando ele estivesse sendo carregado. Seria um meio termo até que toda estrutura elétrica das cidades seja modernizada e elas terão que ser caso esse tipo de veículo realmente tenham.maior adesão.

Acho que por muito tempo o carregador DC será mais barato que uma segunda bateria.
Mesmo precisando de ligação elétrica muito mais parruda

É uma questão de quão rapidamente vai precisar carregar a bateria em casa. Costumo usar entre 1 e 2 kW pra preservar a bateria. Fato: quanto mais lenta a carga, menor o desgaste da bateria. Quando vou pegar estrada e posso planejar com algumas horas de antecedência, uso 7kW. Se precisar de uma carga urgente, tem um posto relativamente próximo com um carregador DC 150kW (o Dolphin Plus chega, em tese, a 88 kW).

Um power bank de carro elétrico!
Perfeito seria poder usar com o carro em movimento e dobrar a autonomia sem ter que parar pra carregar! xD