Recentemente fui recarregar meu dolphin mini em um posto aqui da região (estava chovendo no dia), tudo aconteceu mais ou menos normal, o carregador deu algumas falhas ao tentar carregar, mas na terceira tentativa funcionou. Ele carregou normal e, no momento, não percebi nada de errado. Só que alguns dias depois fui carregar o carro na BYD e o carregador não estava encaixando no carro, aí fui ver com os funcionários da BYD e eles me mostraram que um dos pinos da parte de alta tensão do carregador estava com o isolamento derretido. Eu, na hora, pedi para eles darem uma olhada, porém eles me avisaram que a garantia não poderia cobrir isso e que, para consertar, teria de substituir o soquete inteiro do carregador (que daria mais ou menos uns 7 mil reais). Achei muito caro ter que trocar o soquete inteiro por causa de um pino só.
Eu queria saber se alguém já teve algum problema parecido com esse (não consegui achar nada online), e se realmente pode ter sido culpa do posto em que eu abasteci ou até mesmo uma falha da BYD, e se alguém tem alguma dica de conserto.
Qualquer tipo de informação ou ajuda, ficaria agradecido.
Não é como se fosse uma tomada simples. É bem provável que esse conector seja “moldado” com os pinos praticamente embutidos/chumbados. Bem possível que não dê pra trocar/reparar apenas 1 pino.
O valor é bem salgado mesmo mas, dadas as considerações de segurança envolvidas, não sei se arriscaria uma saída alternativa.
Eu tinha o hábito de conferir o conector de carregadores públicos mas parei depois de um tempo. Mas pretendo voltar a fazer isso depois dessa imagem/caso.
É eu ja estava descartando consertar apenas 1 pino, percebi que acho que é algo que não é possível, eu estou vendo com uma oficina especializada em carros elétricos aqui da região para ver se eles conseguem fazer alguma coisa sobre isso. E realmente agora que tive esse problema vou começar a checar toda vez que carregar. Mas obrigado pelo comentário.
como o @dawtaylor disse, em ferro velho vai conseguir com preço bom, mas eu passaria longe da ideia de tentar consertar um conector que recebe 400v de corrente continua. Se tem um ponto de perigo nos elétricos para questões de incêndio, com certeza é ali. Teria de comprar o conector inteiro.