Boa tarde!
Estou compartilhando o carregador e gostaria de saber o consumo de cada carro. Sabe dizer se é possível obter esses dados através do wall box?
@Andre_Cruz desconheço esse recurso no Wallbox que temos aqui da BYD. Acho que vale a pena instalar um wattímetro.
@julio esta correto não tem! @Andre_Cruz tera que comprar um wattimetror, veja um modelo wifi que voce consegue acompanhar pelo seu smartphone
Mas mesmo com o wattimetro com wifi, o wattimetro não vai conseguir diferenciar qual carro está carregando. Precisaria de um sistema tipo dos carregadores pagos que consegue liberar o carregamento por app mediante identificação do usuario…
Até daria pra fazer, mas dá vai dar um pouco de trabalho, voce conseguiria ver os horarios que você carregou e somar na mão. Depois você subtrai do total e consegue ver o quanto a outra pessoa carregou.
@Andre_Cruz , você pode tentar dar uma olhada se vale a pena o “Smarter” da Emove. Ele serve pra fazer com que carregadores burros, como os que vem com o carro, fiquem inteligentes.
Como acho que ele vai trazer mais funções além do monitoramento individual de consumo que você não vai precisar, precisa entender se o custo benefício vai fazer sentido, mas acho que resolveria seu problema.
Tenta falar com eles, eu conversei com eles um tempo atrás como opção para meu condomínio, mas ainda não avancei muito.
Tive uma ideia… o wattimetro wifi tambem tem opção de “interruptor”. Se você usar dois wattimetros em paralelo. Um controlado por você e outro pela pessoa que você compartilha o carregador. Daria pra cada um medir seu proprio consumo separadamente. Só teria que impedir o acesso ao wattimetro, pois ele tem um botão que liga ele fisicamente…
Ah e quando você terminar de carregar, tem que lembrar de desligar o seu wattimetro… senão vai bagunçar a medição porque vai puxar corrente dos dois.
Se a pessoa é de confiança, o jeito mais fácil é o wattimetro e uma prancheta…
Igual à carro compartilhado de empresa. Quem chega pra carregar anota o nome e o KW inicial e final.
Mas esse é um problema que está se tornando comum com a popularização dos elétricos.
Como há essa demanda, daqui a pouco alguem vai fazer um disjuntor eletrônico com wattimetro e bilhetagem por usuário. Seria o jeito mais prático de resolver sem trocar os wallboxes.
Vc instala o disjuntor antes do wallbox, cria um sistema com senha ou tag e o sistema liga e desliga o wallbox conforme liberação por usuario.
Isso que eu mandei aí em cima faz isso, além de outras coisas, como load balancing.
Passei batido e nao tinha visto sua resposta quando mandei. Que bom que alguém ja desenvolveu!