Leitura do Wall box

Boa tarde!
Estou compartilhando o carregador e gostaria de saber o consumo de cada carro. Sabe dizer se é possível obter esses dados através do wall box?

@Andre_Cruz desconheço esse recurso no Wallbox que temos aqui da BYD. Acho que vale a pena instalar um wattímetro.

@julio esta correto não tem! @Andre_Cruz tera que comprar um wattimetror, veja um modelo wifi que voce consegue acompanhar pelo seu smartphone

Mas mesmo com o wattimetro com wifi, o wattimetro não vai conseguir diferenciar qual carro está carregando. Precisaria de um sistema tipo dos carregadores pagos que consegue liberar o carregamento por app mediante identificação do usuario…
Até daria pra fazer, mas dá vai dar um pouco de trabalho, voce conseguiria ver os horarios que você carregou e somar na mão. Depois você subtrai do total e consegue ver o quanto a outra pessoa carregou.



@Roluber que legal essa monitorização!!

Como fez? Que wattímetro Wi-Fi e que app usou?

Comprei esse, mas tem bem mais barato no aliexpress.
O app é o smart life

1 curtida

@Andre_Cruz , você pode tentar dar uma olhada se vale a pena o “Smarter” da Emove. Ele serve pra fazer com que carregadores burros, como os que vem com o carro, fiquem inteligentes.

Como acho que ele vai trazer mais funções além do monitoramento individual de consumo que você não vai precisar, precisa entender se o custo benefício vai fazer sentido, mas acho que resolveria seu problema.

https://www.use-move.com/

Tenta falar com eles, eu conversei com eles um tempo atrás como opção para meu condomínio, mas ainda não avancei muito.

Tive uma ideia… o wattimetro wifi tambem tem opção de “interruptor”. Se você usar dois wattimetros em paralelo. Um controlado por você e outro pela pessoa que você compartilha o carregador. Daria pra cada um medir seu proprio consumo separadamente. Só teria que impedir o acesso ao wattimetro, pois ele tem um botão que liga ele fisicamente…
Ah e quando você terminar de carregar, tem que lembrar de desligar o seu wattimetro… senão vai bagunçar a medição porque vai puxar corrente dos dois.

Se a pessoa é de confiança, o jeito mais fácil é o wattimetro e uma prancheta…
Igual à carro compartilhado de empresa. Quem chega pra carregar anota o nome e o KW inicial e final.
Mas esse é um problema que está se tornando comum com a popularização dos elétricos.
Como há essa demanda, daqui a pouco alguem vai fazer um disjuntor eletrônico com wattimetro e bilhetagem por usuário. Seria o jeito mais prático de resolver sem trocar os wallboxes.
Vc instala o disjuntor antes do wallbox, cria um sistema com senha ou tag e o sistema liga e desliga o wallbox conforme liberação por usuario.

Isso que eu mandei aí em cima faz isso, além de outras coisas, como load balancing.

Passei batido e nao tinha visto sua resposta quando mandei. Que bom que alguém ja desenvolveu!

1 curtida