Bom dia pessoal,
Acordei hoje com a luz da bateria acessa no painel.
O alerta é: Por favor, verifique o LVPS
Meu carro é um BYD Song Plus 2024
Alguém já passou por isso?
Obrigado
Bom dia pessoal,
Acordei hoje com a luz da bateria acessa no painel.
O alerta é: Por favor, verifique o LVPS
Meu carro é um BYD Song Plus 2024
Alguém já passou por isso?
Obrigado
LVPS me parece ser Low Voltage Power System, sistema de baixa voltagem (tensão).
De chutometro, diria pra verificar a bateria de 12v.
Então não tem nada haver com a Bateria Blade que faz o carro andar né?
Como eu disse, é chutometro e dedução com base no que o erro pode indicar.
Não encontrei o erro na pesquisa, talvez encontre no manual.
Se for um problema com a bateria de 12v, pode ser que roube a carga da bateria de tração (blade), não sei se por ser híbrido ele carrega a partir dela, alternador ou ambos.
O mais indicado seria levar o carro na concessionária para verificação.
Vou levar, mas procurei sobre esse alerta de LVPS no manual e não encontrei nenhuma informação.
Também pesquisei na internet e não achei nada a respeito.
Vacilo isso. Mas o manual do Dolphin plus também não tem uma série de luzes de alerta também.
Perguntei por chatgepeteta, disse que é isso que eu falei mesmo. Se tiver alguém que manje de auto elétrica pra verificar a tensão da bateria de 12v, pode te ajudar a tirar isso da cabeça.
Dúvida. Apesar do erro, o carro está funcionando normalmente, ou nem arriscou andar?
Talvez surja alguém aqui que tenha um híbrido e já tenha visto esse erro.
Por enquanto, o carro está funcionando normalmente. Na segunda, vou levá-lo à autorizada. Assim que tiver o diagnóstico fechado, aviso por aqui, pode ser útil para outras pessoas também.
Se tiver um multímetro ou um plug OBD dá para ver a tensão da bateria 12V.
Isso o problema é na bateria de 12v, normalmente a concessionária troca ela e se resolve.
Fala, pessoal! Problema resolvido, o borne da bateria estava solto. Provavelmente ficou frouxo durante a blindagem. Foi só apertar e o carro voltou ao normal.
Valeu pelos direcionamentos! Forte abraço.
Pode ser fim da vida útil da bateria. As baterias de reposição costumam durar 2 anos enquanto as originais duram 3 a 4 anos (para aguentar os meses no pátio / navio). Mas já sabemos que a bateria de 12V da BYD não tem lá essas qualidades, e talvez “morra” com 2 anos somente.
Se você tiver um elétrico mais próximo que a CCS, ele pode verificar a saúde da bateria.
Isso tudo leva a outra questão: qual a garantia da bateria 12V?
Curiosamente a bateria é de Litio… Tem modelos que vem com bateria de chumbo?
Acho que dos elétricos são baterias de lítio, com exceção do Dolphin Mini, que é de chumbo.
@Truc_dp, vc viu algo sobre as baterias de 12V de lítio da BYD serem ruins? Só me lembro de ver os problemas com as de chumbo do D. Mini.
Tivemos mais de um caso aqui em que foi reportado cheiro de enxofre quando a bateria 12V deu problema… mas devem ter sido de modelos Mini…
Acho que a LFP não morre como a de chumbo, e se a bateria está fraca mas bem apertada, fiquei com pouca hipótese e muita curiosidade…
Confesso que fiquei chocado com o fato de o rapaz que apresenta o vídeo não saber a diferença entre A (ampere) e Ah (ampere-hora).
Levei o carro na CSS segunda, hoje relataram que o problema é na bateria de baixa tensão, que não é coberta pela garantia porque já se passaram 12 meses desde aquisição…
O que para mim é uma incoerência absurda já que essa bateria auxiliar é de LFP, que sabidamente deveria ter uma vida útil de 3 a 5 mil ciclos e pelo menos uns 10 anos, ainda mais sendo da BYD líder mundial na fabricação dessas baterias, argumentei sem sucesso com a CSS, liguei no SAC e mandei email para a BYD reclamando.
Para piorar disseram que a peça só poderá ser solicitada dia 10/12 e que demorará 10 dias úteis para chegar, ou seja, carro só ano que vem!! @liz
Não ter estoque nem de uma bateria de baixa voltagem é realmente preocupante. Me pergunto o que essas concessionárias tem em estoque. Nem pneu tem. A bateria não é de Lítio tipo as de eletrônicos? É LFP mesmo? Qual o valor da facada?
Atualizando, fui na CCS fazer uma pressão para colocarem urgência no envio da bateria (sem sucesso) e falar com o mecânico sobre essa LFP parar de funcionar, ele me levou até meu carro e mostrou que a bateria debaixo do banco traseiro inchou muito… eu nem sabia que essas baterias inchavam