Meu Wallbox está desligando sozinho!

Costumo fazer o carregamento do meu Dolphin GS durante a noite, por três vezes o Wallbox não completou a carga e desligou (todas as luzes apagadas). O mais estranho é que o disjuntor continua no ON. Gostaria de saber se essa situação já ocorreu com alguém do grupo e qual seria o problema e a solução?

Durante quase um ano não tive problemas carregando de madrugada (antes de dormir por volta de 01:00), mas quando passei a colocar pra carregar de tarde, já tive até de ficar de babá porque desligava a cada 2% carregados.

Minha teoria é que dias muito quentes (+28º) estão afetando o funcionamento ininterrupto do carregador. Ele fica na minha garagem, coberto e protegido do sol. Só que, no meu caso, é o disjuntor que desliga sim (ele está fisicamente na posição de desligado). Acho até que a única maneira de todas as luzes se apagarem é com o disjuntor ficando na posição off…

Quando vejo que desligou, toco no disjuntor e está pegando fogo. Moro em Curitiba e mesmo dias quentes tem madrugadas amenas (20º pra menos). Voltei a carregar apenas de madrugada e não tive mais problemas nesse verão. Vou aguardar o inverno ou um dia frio e colocar pra carregar de tarde pra “comprovar” essa teoria.

Caso o problema volte/piore, vou entrar em contato com a empresa que fez o serviço e pedir um disjuntor que aguente.

1 curtida

Ja verificou se a conexão do disjuntor esta bem apertada ou se não está oxidado?
Qual o fabricante do disjuntor? Meu primo precisou trocar um JNG porque ficava desarmando, colocou um WEG e não deu mais problema.

Pode ser algum desses problemas, ou todos juntos, mas não tenho como verificar nada agora, pois foi instalado pela empresa recomendada pela BYD com o certificado de engenheiro lá, garantia, etc. Nem tenho experiência pra mexer com essa parte elétrica. Por fora não consegui ver alguma coisa que pareça nome de fabricante. Só algo como EW - 1056, mas os outros dispositivos ao lado têm a marca E-wolf (e escrito EW - 1057). Só acionando a empresa mesmo pra eles verem. Acho que vou fazer isso.

Ah sim. Se você não tem confiança pra mexer com segurança é melhor não mexer mesmo. E já que pagou pelo serviço de instalação,(leia sem grosseria), já devia ter chamado eles pra olhar, tá perdendo tempo em ficar fazendo teste durante dias quente. Claro, a temperatura afeta o funcionamento do disjuntor, mas o sistema tem que funcionar mesmo em dias quentes. Se eles falarem alguma coisa disso, você pergunta se vai ter que instalar o quadro de proteção numa sala refrigerada então pra poder funcionar corretamente :rofl:

[EDIT] @Giordan Se o disjuntor esta desarmando, a solução não é trocar por um "que aguente¨. O disjuntor é só um indicativo de que o sistema está esquentando. O mais provável é que tenha usado fios de bitola menor do que o indicado e eles estão superaquecendo. De toda forma, acho que vale a pena chamar a empresa que instalou pra conferir isso.

O disjuntor não está desarmando!! O Wallbox desliga as luzes e encerra o carregamento.

Qual o modelo de wallbox você recebeu? Qual seu nível de conhecimento elétrico?

Por acaso teria um multímetro?

É um pouco raro, mas ja vi disjuntor desarmar e ele continuar na posição ON. Mas a chavinha fica meio mole, ai quando vc põe ela pro OFF e volta por ON… o disjuntor rearma.

Se você tiver, tenta medir com um multímetro se tem tensão na saída do disjuntor pro wallbox quando ele apagar tudo. Se tiver tensão, é bem provável que o wallbox esta com defeito. E se for o modelo de wallbox triangular, vc vai ter que acionar a css pra te fornecer outro. O modelo de wallbox retangular(zhida) nunca vi relato de alguem com problema nele, agora do triangular ja vi varios aqui. Só que quando ele apaga é pra sempre, se o seu volta a funcionar então é novidade tbm.

Tenho um carregador portátil Steck, muito melhor que o wallbox que ganhei da BYD, até o cabo e conector são superiores, acabo usando ele toda vez, porque posso sempre escolher a menor corrente possível para o tempo que tenho disponível pra dar a carga que quero e aumentar a vida útil da bateria. Se o problema for realmente por temperatura (como teoriza o @Giordan) e você não tiver pressa pra carregar, mudar o dip switch interno para 16 Ampères (a metade do que vem que é 32), pode resolver o problema. Tem outro tópico neste fórum explicando como se faz. Se não tiver segurança pra fazer, pede pra qualquer eletricista ou técnico em eletrônica, é coisa de 5 minutos.

O que você faz para voltar a funcionar?

Caro Emerson, não sei se já conseguiu resolver o problema, mas te indico revisar toda a parte elétrica da instalação que foi feita, a bitola dos cabos, a carga do disjuntor, as conexões que foram feitas, pois alguma destas coisas podem estar interferindo no bom funcionamento do circuito instalado. Espero ter ajudado.

Lembrei de passar aqui pra contar como foi resolvida minha situação. Eu estava certo, mas errado ao mesmo tempo, hehe…

Eu acertei em teorizar que era a temperatura do disjuntor. Mas estava errado em esperar tanto tempo pra tentar resolver. Venci a preguiça e chamei a empresa que fez a instalação. O técnico veio e realizou testes na parte elétrica.

Em menos de 20 minutos ele me informou que trocaria o disjuntor, pois um lote deles na época da minha instalação veio com problemas e já tinham trocado de alguns clientes. Me recomendou carregar com a tampa do quadro aberta pra tentar atrasar o aquecimento enquanto não vinha trocar (infelizmente ele demorou mais de duas semanas pra vir…).

Eu entendo que esse é o caso específico pra mim e outros clientes DESSA empresa. Por isso não é a solução definitiva pra todos. Agora com o disjuntor trocado, uma semana depois, não tive mais quedas (carreguei duas vezes, e em dias quentes). Se o problema voltar, atualizo.

Dica bônus: perguntei se deveria manter o disjuntor sempre ligado e ele disse que sim.