Fala pessoal
Meu wallbox parou de funcionar, do nada.
Chamei um eletricista para verificar e a devida carga necessário está chegando no wallbox, ele apenas parou de funcionar mesmo.
Entrei em contato com a BYD solicitando a garantia. Eles agendaram a vinda de um Eng. Eletricista de uma empresa parceira deles na minha residência.
Após o laudo do Eng. foi constatado que o quadro que o “meu” eletricista montou, faltou o IDR.
Nisso, a garantia foi violada e eu perdi a mesma.
Agora estou indo pra cima do meu eletricista que deve bancar todo o custo para homologar o quadro do carregador e comprar/instalar um carregador novo.
Dito isso, qual carregador wallbox vocês me recomendariam?
Eu estava de olho num da Evowatt com OCPP para integração e controle via home assistant.
Se isso não for importante pra você, considere pegar um bom portátil com ajuste de corrente de 8-32a.
Pesquisei aqui a marca. Vou continuar dando uma olhada na qualidade do produto e pós venda deles…
Gostei do modelo com tela LCD.
1 curtida
btw, me conte um pouco mais sobre essa integração, por favor.
O que vc pretende fazer com o home assistant?
Eu pretendo criar uma integração pra obter dados de carregamento, pelo que vi da pra comunicar bastante coisa entre carro e carregador. Além disso da pra fazer ajuste de potência com base na minha capacidade de geração solar atual, por exemplo, além de controlar início/término da carga por automações.
1 curtida
Optei por um carregador da Evowatt também. Entretanto, peguei o mais simples, que basta conectar no carro e tá tudo certo kkk
1 curtida
O que está achando dele? Funcionamento, qualidade e afins. Alguma ressalva?
O meu wallbox também parou de funcionar sozinho, o que tem sido um problema recorrente nos modelos mais novos da BYD. Não tive paciência para esperar a garantia, pois o processo é bastante burocrático. Pediram 15 dias úteis para a visita do técnico e mais 45 dias para a chegada de um novo wallbox.
Pesquisei um pouco e encontrei várias pessoas elogiando o excelente custo-benefício da marca Evowatt, então acabei comprando o modelo mais simples da linha, rs. Paguei 2.3k nele e, até agora, estou muito satisfeito. Já faz uns 3 meses e, todo dia, carrego o carro sem nenhum problema. Ele fica ligado de 7 a 9 horas e não tive nenhuma dor de cabeça até agora.
Apesar de ser o modelo de entrada, ele vem com um aplicativo para monitoramento de algumas funções, embora precise estar por perto, pois a conexão é via Bluetooth.
2 curtidas
Muito legal seu feedback. Já vi muitos elogios também, mas sempre tem uma pegada meio publi ou coisa do tipo, o que deixa a gente meio desconfiado. É sempre bom ter feedbacks de usuários reais.
Uma coisa que eu to pra alterar aqui é ligar o wallbox ao quadro de proteção usando uma tomada industrial. Minha intenção com isso é permitir uma troca rápida entre o wallbox e o carregador portátil. Já era pra ter feito isso quando meu wallbox decidiu meter atestado, mas aí ele voltou a funcionar sem dar problemas novamente e eu acabei postergando.
Bom dia, meu caso foi parecido, mas eu tinha todas as proteções no quadro, mas mesmo assim o carregador parou do nada. Acionei a BYD, que demorou muito em tomar uma decisão. Questionei o mesmo pois a concessionaria me disse a seguinte informação, que estamos comprando um veículo de uso domestico, e portanto a instalação também é assim, e não há nada de especifico quanto a instalação do Walbox, até porque ele te fornecem para vc mesmo instalar em casa. Por esse motivo acabaram me dando outro em garantia.
E sim usei durante mais de 20 dias o portátil, usando uma tomada simples de 20A, e o fato é o seguinte, se podemos usar um carregado portátil, ligado a uma tomada simples de 20A, sem nenhuma proteção, porque o Walbox que pelo valor tem mais recursos, tem que ter toda essa proteção, deveria então ser vendido já com o quadro padrão de proteção para evitar esse problemas.
O Fato é que não se pode exigir aquilo que não se orientou ou não ficou explicito durnate a venda.
1 curtida
Pode sim. A menos que seja algo extremamente crítico, o vendedor não tem “obrigação” de orientar durante a venda. Até porque, o vendedor na maioria das vezes não tem nem conhecimento técnico para tal.
Para fins de garantia existe o termo de garantia, que define as condições para a manutenção dela.
Porque o wallbox, diferentemente do seu carregador portátil, não limita a potência abaixo de 7kw.
Porque existem normas técnicas que definem como deve ser feita a instalação de carregadores de veículos elétricos.
Você não teve a garantia negada por isso. Se tivesse faltado algo, certamente teriam feito o mesmo e negado.
O wallbox solicita de mais proteções devido a NBR, eu acredito.