Meu wallbox parou de funcionar, do nada.
Chamei um eletricista para verificar e a devida carga necessário está chegando no wallbox, ele apenas parou de funcionar mesmo.
Entrei em contato com a BYD solicitando a garantia. Eles agendaram a vinda de um Eng. Eletricista de uma empresa parceira deles na minha residência.
Após o laudo do Eng. foi constatado que o quadro que o “meu” eletricista montou, faltou o IDR.
Nisso, a garantia foi violada e eu perdi a mesma.
Agora estou indo pra cima do meu eletricista que deve bancar todo o custo para homologar o quadro do carregador e comprar/instalar um carregador novo.
Dito isso, qual carregador wallbox vocês me recomendariam?
Eu pretendo criar uma integração pra obter dados de carregamento, pelo que vi da pra comunicar bastante coisa entre carro e carregador. Além disso da pra fazer ajuste de potência com base na minha capacidade de geração solar atual, por exemplo, além de controlar início/término da carga por automações.
O meu wallbox também parou de funcionar sozinho, o que tem sido um problema recorrente nos modelos mais novos da BYD. Não tive paciência para esperar a garantia, pois o processo é bastante burocrático. Pediram 15 dias úteis para a visita do técnico e mais 45 dias para a chegada de um novo wallbox.
Pesquisei um pouco e encontrei várias pessoas elogiando o excelente custo-benefício da marca Evowatt, então acabei comprando o modelo mais simples da linha, rs. Paguei 2.3k nele e, até agora, estou muito satisfeito. Já faz uns 3 meses e, todo dia, carrego o carro sem nenhum problema. Ele fica ligado de 7 a 9 horas e não tive nenhuma dor de cabeça até agora.
Apesar de ser o modelo de entrada, ele vem com um aplicativo para monitoramento de algumas funções, embora precise estar por perto, pois a conexão é via Bluetooth.
Muito legal seu feedback. Já vi muitos elogios também, mas sempre tem uma pegada meio publi ou coisa do tipo, o que deixa a gente meio desconfiado. É sempre bom ter feedbacks de usuários reais.
Uma coisa que eu to pra alterar aqui é ligar o wallbox ao quadro de proteção usando uma tomada industrial. Minha intenção com isso é permitir uma troca rápida entre o wallbox e o carregador portátil. Já era pra ter feito isso quando meu wallbox decidiu meter atestado, mas aí ele voltou a funcionar sem dar problemas novamente e eu acabei postergando.
Bom dia, meu caso foi parecido, mas eu tinha todas as proteções no quadro, mas mesmo assim o carregador parou do nada. Acionei a BYD, que demorou muito em tomar uma decisão. Questionei o mesmo pois a concessionaria me disse a seguinte informação, que estamos comprando um veículo de uso domestico, e portanto a instalação também é assim, e não há nada de especifico quanto a instalação do Walbox, até porque ele te fornecem para vc mesmo instalar em casa. Por esse motivo acabaram me dando outro em garantia.
E sim usei durante mais de 20 dias o portátil, usando uma tomada simples de 20A, e o fato é o seguinte, se podemos usar um carregado portátil, ligado a uma tomada simples de 20A, sem nenhuma proteção, porque o Walbox que pelo valor tem mais recursos, tem que ter toda essa proteção, deveria então ser vendido já com o quadro padrão de proteção para evitar esse problemas.
O Fato é que não se pode exigir aquilo que não se orientou ou não ficou explicito durnate a venda.
Pode sim. A menos que seja algo extremamente crítico, o vendedor não tem “obrigação” de orientar durante a venda. Até porque, o vendedor na maioria das vezes não tem nem conhecimento técnico para tal.
Para fins de garantia existe o termo de garantia, que define as condições para a manutenção dela.
Porque o wallbox, diferentemente do seu carregador portátil, não limita a potência abaixo de 7kw.
Porque existem normas técnicas que definem como deve ser feita a instalação de carregadores de veículos elétricos.
Você não teve a garantia negada por isso. Se tivesse faltado algo, certamente teriam feito o mesmo e negado.