Motor a combustão vs Motor elétrico

MOTOR A COMBUSTÃO MOTOR ELÉTRICO VANTAGENS DO MOTOR ELÉTRICO
1 - 3 kW/kg 3 - 10 kW/kg 3x mais potente
400 kW/m³ 13.600 kW/m³ motor 35x menor
5 - 30% 93 - 96% 3-20x mais eficiente

Os dados falam por si…

Fonte: NeoCharge

5 curtidas

Realmente, o elétrico tem muitas vantagens. Concordo com tudo, mas o livre de manutenção forçou um pouco a barra. É menos manutenção, num nível difícil de comparar, mas a cada 40mil km é preciso trocar o óleo de transmissão. Sei que a matéria está falando apenas do motor, porém como tive problemas com a transmissão e foi preciso trocar o motor junto, eu considero o motor como o conjunto completo do powertrain(motor+transmissão).

1 curtida

Já tinha tirado 2 linhas “subjetivas” da tabela original, agora tirei essa terceira, após o seu comentário valeu @Roluber

1 curtida

O (não-)rendimento dos motores a combustão sempre me pega.

Um pouco fora do contexto da postagem, mas a logística toda faz cada menos sentido. O trabalho de retirar esse conteúdo das profundezas, gastar mais energia para refinar (muitas vezes em processos com o mesmo rendimento do motor eletrico), ou caso queira parecer mais verde, plantar milhares de hectares, colher e refinar uma alternativa. Transportar essa alternativa usando barcos, caminhões com motores com esse mesmo rendimento kkk, para chegar postos de gasolina. Aproveitar 20% disso 1x.
Sei que tem muita perda em produção e transmissão de energia, e o processo de produção de baterias pode melhorar ainda, mas né…

Uma das coisas que aconteceram depois de eu ter meu carro elétrico é que toda vez que eu dirijo um carro a combustão eu penso 4 coisas: “é sujo, é barulhento, é trepidante e não é linear”…

2 curtidas

Vi essa imagem em algum lugar e achei bem representativa:

eeeeeeeeeeeeeeeh Mr M

Ontem dirigi uma land rover discovery e acredite ou não, achei lerda! apesar de ter 245cv e 35kgf de torque, demora muito para responder! A pessoa pressiona o pedal, o motor depois de certo tempo tenta entregar potencia, não consegue, o cambio então joga uma marcha menor, o carro da um pulo e aí chega com força a potencia requisitada, o problema que demora muito, fiquei mal acostumado… o dolphin com seus 95cv é muito mais esperto… elétrico é outro mundo…

2 curtidas

O posto de combustível você encontra em qualquer esquina ou nas rodovias de forma fácil.

Em 1893, quando os primeiros carros a combustão chegaram ao Brasil, com certeza alguém reclamou da falta de infra estrutura de abastecimento e disse algo como.

O capim você encontra em todo lugar

Estamos em 2024 e a galera tá com a mentalidade de 130 anos atrás.

Mas todos sabemos de onde vem isso. Do lobby ligado à cadeia de abastecimento. Refinarias, distribuídoras, transportadoras, postos de combustíveis e por aí vai.

3 curtidas

Quem define o que vai ser priorizado é o consumidor. Né o vendedor de combustível fóssil não.