O golfinho no frio

Nestes dias de forte frio no sul e sudeste, por que não um espaço para compartilhar dicas e experiências.

Como outros aqui, notei que o consumo aumenta, o marcador desce mais rápido.

Gostaria de chamar a atenção para os pneus nessa época. Sendo o Plus o meu primeiro carro com sensor de pressão, checo ele sempre. E reparei que nesses dias a pressão pela manhã chegava a 34psi. Andando, ia para 35, ainda baixo. Usei minha bomba Baseus para recalibrar para 36 no frio da manhã.

Esta redução não é percebida pelo TPMS diferencial do GS, pois os 4 pneus 'murcham igual", assim a relação de rotação entre eles se mantém e nenhum aviso é lançado. Pelo fato de não mais frequentarem postos de gasolina, muitos donos de VE acabam negligenciando a calibragem. Não seja um deles!

Uma dica relacionada: achei a bomba portátil da Baseus nais precisa que as bombas de posto que costumava usar.

3 curtidas

Por padrão, sempre coloco 38lb no meu D+. E o resultado se mostrou bem positivo!
No ultimo final de semana, passei sem ver em um ninho de filhote de meteoro. Acabei de voltar de uma loja de pneus onde fiz o alinhamento e balanceamento.
Quando cheguei lá, tinha absoluta certeza que a roda teria entortado, mas segundo o pessoal da oficina, não. A roda estava intacta. Algo que com certeza absoluta não teria o mesmo desfecho se estivesse com menos pressão.
Nos primeiros meses com o carro, eu sempre colocava as 36lb recomendadas e quando chegou o inverno no ano passado, por alguns dias ao sair cedo pra ir trabalhar, tive de aturar o painel piscando feito arvore de natal pois com o frio extremo a pressão chegava a cair para ate 32lb. Desde então, sempre coloco essas 2 libras extras para garantir.

1 curtida

Mesma coisa aqui em SC, normalmente eu deixo em 36psi… abaixo de 10°C fica entre 32 e 33 psi. Dai eu recalibro pra 36 psi nessa temperatura. E quando faz um dia de mais calor, o pneu vai pra uns 38-39 psi. Dai eu sou mais tolerante com a pressão acima e não recalibro pq sei que com o tempo ele vai perdendo aos poucos.

1 curtida

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Moro em Curitiba. No meu Mini a média de consumo sempre fica entre 8 e 10 kWh/100km, nessa semana gelada tá marcando entre 13 e 15. Com 50% de bateria andou 120km, normal é fazer pelo menos 180km.

1 curtida

Meu consumo aumentou ligeiramente também. Aqui não faz tanto frio quanto na região sul, mas quando bate a casa dos 10° o consumo sobe.

Mesmo tendo bomba de calor, sob baixa demanda deve precisar utilizar resistências para gerar calor para climatização da cabine e até para condicionamento da própria bateria.

Notei que nessa onda de frio após o update parece ter dado uma leve melhorada. Cheguei a fazer meu trajeto pra academia com 1.8kw, hoje fiz com 1.5kw, com clima na ordem dos 20° o consumo fica em 1.3kw.

1 curtida

Um dia fui pra serra Catarinense e peguei bastante frio, bateu negativo na madrugada (-4) onde estava.

Outra coisa que piora bastante é a eficiência (logo velocidade) de carregamento.

Deixei o carro carregando na madrugada num carregador portátil configurado para 10 amperes (220v), logo, potência de 2200w sendo consumido. Porém, no carro a bateria carregava no máximo a 1.4kw.

Mas era muito frio mesmo durante o processo de recarga. Algo entre -4 e +2.

1 curtida

Faz sentido né, ele tem que gastar pra esquentar a bateria pra ficar no ponto certo de carregamento

Eu jurava que a própria descarga elétrica para mover o carro já gerava a temperatura ideal de funcionamento em climas frios ou até mais por causa do fenômeno da bateria esquentar demais em dias normais

Ou que não fosse necessário esquentar a bateria em carregamento de dias mais frios já que a bateria naturalmente esquenta durante o carregamento

Até onde eu sei, ele vai tentar manter a bateria numa temperatura ideal, especialmente quando carrega.
Então se tiver muito frio ele vai esquentar a bateria e se tiver muito quente ele vai resfriar ela.

No dia a dia também ele esquenta ou esfria ela com o carro andando, mas é menos agressivo

Lembrei que o manual manda carregar logo depois de usar o carro, para pegar a bateria quente, e esse manual tem um viés para países frios na minha opinião.

Tenho usado a recarga Inteligente de maneira que chegue a 100% logo antes de eu sair. Talvez seja melhor nesses dias mais frios recarregar assim que chegar em casa, para usar a bateria quente, seguindo o manual e dispensando a programação…

1 curtida

Essa questão do carregamento, acho que pode ser ruim no AC, mas, no DC reparou que foi melhor.
Fiz uma viagem esses dias e parei num carregador da Volvo, cheguei com 51% e precisava ir até 100%, manteve proximo dos 80kwh direto até 95% qdo foi pra 30 até o final (só em 99% ele baixou pra 17,5kwh).
No calor, no mesmo carregador, ele começa nos 80kwh e varias vezes reduzia pra faixa de 45kwh qdo dava o aviso de “controle de temperatura”, com 85% já caia pra 30 e nos 95 em diante era abaixo de 17kwh

3 curtidas

Sou novo proprietário. O kit reparo não vem com um compressor que possa ser usado para calibrar?

O kit vem sim, porém não é dos melhores, e é bem impreciso. Tanto que eu acabei comprando um desses a bateria também. Mas vale lembrar que nem todo modelo vem com kit reparo, como o Dolphin GS, por exemplo.

Mesmo o compressor não sendo bom, sempre da de calibrar usando o painel do carro.

1 curtida

Melhor ainda, usando o app que mostra a temperatura com uma casa decimal.

Duro é que o controle no compressor não fica acessível de dentro do carro, só se desplugar o cabo.

Eu tentei usar, mas demora pra atualizar.

No final esses calibradores são tão práticos e, por menos de R$109, acaba fazendo sentido. De quebra ainda uso da moto também.

Uma coisa q vc pode fazer é usar o que vem no carro para calibrar bemm, ate mesmo passando a calibragem e depois vc usa o a bateria só pra descer a calibragem ara chegar no ponto certo.
Esses a bateria costumam se mais fraquinhos e demoram se for qqlr coisa a mais que um pequeno ajuste de PSI.

Ai é mais negocio vc encher muito e descer com o digital

É uma boa estratégia, mas aí eu acho que faria mais sentido comprar uma daquelas varetas de medição de pressão… eu tinha feito isso no começo, mas perdi e achei mais cômodo o portátil mesmo. haha

Sério? O que eu comprei não é lento não. Esses dias emprestei pra vizinha encher o pneu da Bizinha que tava com umas 20lb e levou de 1 a 1:30 pra encher… O único detalhe é lembrar de manter carregado mesmo.

Enfim, tudo isso é pra não ter que por os pés no posto mesmo. hahaha

Eu comprei esse aqui:

Nao foi o mais barato, mas me pareceu o mais parrudo (comprei antes de ter o Dolphin Plus)

Ele calibra muito bem, e bem rapido.