O novo Dolphin 2026 virá sem tela giratória; o que você acha disso?

A 4 Rodas anunciou isso e já chequei em outros sites.

Eu particularmente não gostei; embora a tela girar não seja a 8a maravilha do mundo, colocá-la na vertical quando o AC está forte ajuda a não criar turbulência, pois as laterais da tela quando deitada ficam na frente dos difusores centrais.

E como os difusores de ar não mudaram de formato nem posição, considero isso um (pequeno) passo pra trás.

E você, o que acha?

O corte de custos já começou então.

De todos os recursos do carro, esse é de longe o mais inútil pra mim.

Não funciona com CarPlay, o aproveitamento de espaço nessa posição é ruim.

Mas o pior de tudo, não funciona com lentes polarizadas.

Mencionei isso na entrevista, pra mim é “gimmick” que só serve pra mostrar “olha o que meu carro faz”.

Pode ser corte de custos, mas pra mim é um treco a menos pra dar problema no futuro.

Se tivesse uma tela 16:10 (mais quadrada) sempre na vertical, estilo Volvo ou Mach-e, com bom aproveitamento de espaço, seria muito mais útil que esse recurso.

3 curtidas

Nem quando gira? A polarização faz exatamente isso, absorve fótons que estão em um ângulo (telas LCD são polarizadas), normalmente quando gira 90 graus, em um dos lados vai funcionar

Não funciona. A orientação da lente do óculos é a mesma orientação do filtro polarizado da tela LCD, quando um fica a 90° do outro a luz acaba bloqueada quase 100%.

Inclusive demonstrei isso pra Li quando fui lá.

Uma coisa interessante, o HUD do Seal também não funciona com lente polarizada. A polarização da tela que projeta o reflexo deve ser a 90° da polarização da tela.

Provavelmente seus óculos são duplamente polarizados, com dois filtros separados 90º um do outro. Quando gira a tela (ou os óculos …) sempre tem algum filtro bloqueando. Não gosto de polarizados por isso, é bem chato ler as telas.

Sobre a pergunta do tópico, particularmente eu gosto da tela giratória.

Com a multimídia desbloqueada, tenho o hábito de fazer o split screen e girar na vertical colocando o Waze em cima e algum app de música embaixo. O mapa fica mais alto, acho melhor para ver o caminho.

Como outros opcionais, quem quiser usa e quem não quiser deixa lá. Além de ser um marketing muito bom.

Se fosse esse o caso ele bloquearia em ambas orientações. Eu sempre usei e preferi lentes polarizadas porque elas não escurecem demais. Em toda tela LCD isso sempre aconteceu. Imagino que poderiam “resolver” isso implementando um filtro a 45° na tela, assim aconteceria o bloqueio somente durante o giro, mas não acho que valha o esforço.

Concordo sobre o ponto do opcional.

Tinha entendido que esse era sua reclamação original sobre a tela giratória :slight_smile:

Mas se bloqueia só em uma direção, então para você a tela giratória é uma vantagem, sempre vai ter uma orientação que vc vai conseguir ler.

Acredito que seja um padrão VA, então todas as telas tem polarização vertical por padrão, aí os óculos também seguem esse padrão. Eu nem teria comprado o carro se a tela só funcionasse na vertical.

Essa conversa de vocês dois que está polarizada, conforme o ângulo que se lê não se entende nada. :rofl::rofl::rofl:

4 curtidas

Ao usar a navegação da própria BYD, quase sempre em viagem rodoviária, eu uso a vertical, porque me dá mais visão de estrada sem sacrificar o zoom. Dito isto, da para usar split na vertical com outros apps e isto é útil. Então meio que daqui a alguns anos, quando trocar de carro, sentirei (ou não!) falta deste recurso. Anyway, para os próximos três anos não pretendo trocar de carro.