O novo Dolphin 2026 virá sem tela giratória; o que você acha disso?

A 4 Rodas anunciou isso e já chequei em outros sites.

Eu particularmente não gostei; embora a tela girar não seja a 8a maravilha do mundo, colocá-la na vertical quando o AC está forte ajuda a não criar turbulência, pois as laterais da tela quando deitada ficam na frente dos difusores centrais.

E como os difusores de ar não mudaram de formato nem posição, considero isso um (pequeno) passo pra trás.

E você, o que acha?

O corte de custos já começou então.

De todos os recursos do carro, esse é de longe o mais inútil pra mim.

Não funciona com CarPlay, o aproveitamento de espaço nessa posição é ruim.

Mas o pior de tudo, não funciona com lentes polarizadas.

Mencionei isso na entrevista, pra mim é “gimmick” que só serve pra mostrar “olha o que meu carro faz”.

Pode ser corte de custos, mas pra mim é um treco a menos pra dar problema no futuro.

Se tivesse uma tela 16:10 (mais quadrada) sempre na vertical, estilo Volvo ou Mach-e, com bom aproveitamento de espaço, seria muito mais útil que esse recurso.

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Nem quando gira? A polarização faz exatamente isso, absorve fótons que estão em um ângulo (telas LCD são polarizadas), normalmente quando gira 90 graus, em um dos lados vai funcionar

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Não funciona. A orientação da lente do óculos é a mesma orientação do filtro polarizado da tela LCD, quando um fica a 90° do outro a luz acaba bloqueada quase 100%.

Inclusive demonstrei isso pra Li quando fui lá.

Uma coisa interessante, o HUD do Seal também não funciona com lente polarizada. A polarização da tela que projeta o reflexo deve ser a 90° da polarização da tela.

Provavelmente seus óculos são duplamente polarizados, com dois filtros separados 90º um do outro. Quando gira a tela (ou os óculos …) sempre tem algum filtro bloqueando. Não gosto de polarizados por isso, é bem chato ler as telas.

Sobre a pergunta do tópico, particularmente eu gosto da tela giratória.

Com a multimídia desbloqueada, tenho o hábito de fazer o split screen e girar na vertical colocando o Waze em cima e algum app de música embaixo. O mapa fica mais alto, acho melhor para ver o caminho.

Como outros opcionais, quem quiser usa e quem não quiser deixa lá. Além de ser um marketing muito bom.

Se fosse esse o caso ele bloquearia em ambas orientações. Eu sempre usei e preferi lentes polarizadas porque elas não escurecem demais. Em toda tela LCD isso sempre aconteceu. Imagino que poderiam “resolver” isso implementando um filtro a 45° na tela, assim aconteceria o bloqueio somente durante o giro, mas não acho que valha o esforço.

Concordo sobre o ponto do opcional.

Tinha entendido que esse era sua reclamação original sobre a tela giratória :slight_smile:

Mas se bloqueia só em uma direção, então para você a tela giratória é uma vantagem, sempre vai ter uma orientação que vc vai conseguir ler.

Acredito que seja um padrão VA, então todas as telas tem polarização vertical por padrão, aí os óculos também seguem esse padrão. Eu nem teria comprado o carro se a tela só funcionasse na vertical.

Essa conversa de vocês dois que está polarizada, conforme o ângulo que se lê não se entende nada. :rofl::rofl::rofl:

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Ao usar a navegação da própria BYD, quase sempre em viagem rodoviária, eu uso a vertical, porque me dá mais visão de estrada sem sacrificar o zoom. Dito isto, da para usar split na vertical com outros apps e isto é útil. Então meio que daqui a alguns anos, quando trocar de carro, sentirei (ou não!) falta deste recurso. Anyway, para os próximos três anos não pretendo trocar de carro.

Praticamente nunca uso a tela na vertical. Nem me lembro a última vez que girei a tela.

É simples, óculos de sol com a famosa lente polarizada sempre incomodam com telas pq as telas LCD também tem esse filtro.
Nos óculos, isso serve para filtrar melhor a luz do sol. Eles protegem filtrando metade da luz (que tem polos como se fosse magnético) e deixando a outra metade entrar.
Nas telas LCD o processo é o inverso. O filtro bloqueia que metade da luz na saída, tanto que tem videos na internet de gente que arranca o filtro de monitores ou celulares e so se ve luz branca saindo.
Esses filtros operam com uma orientação como se fossem barras. Então quando alguém com óculos polarizado olha pra uma tela também polarizada, pode ser que as barras se cruzem ou fiquem paralelas, causando o efeito de tela preta. Mas se vc girar a cabeça ou a tela, a imagem fica boa.

Completando, o filtro polarizador funciona segundo a fórmula:

I = I₀ cos²θ

Onde I é a Intensidade e θ é o ângulo entre o filtro e polarização do fóton. Então mesmo fótons que não estão a alinhados ao filtro também passam, mas em uma proporção menor.

Isso explica porquê a luz do Sol, que não é polarizada e tem fótons em todos os ângulos, ainda passa 50% de intensidade, já que os fótons perfeitamente alinhados com o filtro são poucos.

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Eu girei pra ver como é, e depois por acidente instalando o waze. Acho horrivel a dinamica dela em retrato

Eu faço a mesma coisa… waze em cima, midia em baixo

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Já passei alguns apuros ao apertar o botão de rotacionar a tela por engano e a tela gira (sem ter como parar) batendo/travando em objetos que estão naquele porta trecos acima dos botões …

No dolphin realmente não foi algo bem pensado…

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De fato, aquele “cocho” é uma desgraça. Ja aconteceu comigo de ter a chave do carro mais alguma coisa ali em cima e eu ter batido por engano no botão do volante de girar e trancar a tela ali. O desespero foi grande. Aconteceu 2x. Por sorte na segunda vez a tela voltou sozinha como se fosse o anti esmagamento do vidro. Mas ainda assim, ela fez bastante força antes de desistir e voltar.
Nos outros modelos esse problema não existe pq não tem um ponto de apoio com essa facilidade para trancar algo. Inclusive o modelo novo tiraram esse troço do painel.

Como assim? Tiraram a minha bandeja extremamente útil pra guardar coisa nenhuma?

A tela já despedaçou o controle da garagem quando eu esbarrei nela.

A tela faz força mesmo quando gira. Meu celular estava no nicho com a tela para cima quando liguei o carro e ela girou automaticamente. A quina da tela do carro pegou na tela do celular e travou, só voltou quando eu apertei o botão de girar no volante. Dias depois notei que a tela de meu celular tinha trincado, mas por sorte está funcional e segue assim até hoje. A tela do carro não teve dano.