Acredito que todos que tenham passado de 2 anos devem ter sentido a queda da franquia de dados. Reportei aqui que a minha caiu para 1GB e já esgotei antes do fim do mês, tendo o incômodo de a cada vez ter que ativar o roteador do celular e depois ligar o wifi. Iniciei uma pequena via sacra, e compartilho os resultados:
Primeiro contatei o SAC BYD que não retornou, depois voltei a ligar e pediram para eu procurar uma CSS para fazer uma “verificação de dados”, o que quer que isso signifique. Senti que estava sendo um pouco ‘enrolado’ e que a ‘verdade’ deveria ‘revelada’ pelo consultor lá.
Fui à CSS, e soube que o nosso plano gratuito deve acabar (não sabem quando), pelo menos a franquia de dados *. O acordo BYD-Claro feito na China expirou e fizeram um novo acordo no Brasil. A CSS já recebeu uma quantidade enorme de chips e você deve:
- Agendar um dia para fazer uma atualização do carro numa oficina BYD
- Nesse dia, além da atualização do software eles trocarão o chip por um novo e farão a comunicação à BYD. Não sabem se e quanto se paga pelo chip+serviço (a coisa é muito nova)
- Você então entrará no site abaixo e escolherá seu plano de dados, que pode ser mensal (R$39,90) ou anual (R$ 320,00) e entrará seu chassis para ativar, o que leva um dia. Carros como o SE, Yuan Plus e Song Plus modelo 27 têm outro plano um oouco mais caro, mas parece que tem o mesmo.
Esse plano inclui entre outros o GAS Google Automotive Services, que já vem com Spotify, Calm Radio, Youtube, Zoom, browser, mas os detalhes (Detalhes do produto) mostram que faltam Waze, Google Maps e Google Play, não vi nenhum navegador, e por ser um novo sistema não sei se vai dar para desbloquear ou instalar apps de fora.
Mas não vi menções a franquia, talvez seja ilimitada para esse ambiente? ![]()
Fiz o agendamento de qualquer maneira, e como é para daqui a um mês me dará tempo para refletir o que é melhor: manter o chip atual para as “funções vitais” app/ota) ou migrar para um ambiente novo e desconhecido pelo qual pagarei 320 dinheiros.Quem sabe ao longo desse mês não descobrimos mais para melhor poder decidir? Afinal este dilema está chegando ou chegará a todos aqui.
- Entendo que quem não quiser contratar o novo chip/serviço vai ficar sem dados mas APP e OTAs continuarão ativos. Em um Q&A na página do DiLink a BYD afirma que As atualizações OTA e os recursos de controle remoto são considerados funções essenciais do veículo. Mesmo que você opte por não renovar ou atualizar seu pacote de serviços, essas funções continuarão operando normalmente.