O novo planos de dados BYD DiLink e o fim da nossa franquia de dados

Acredito que todos que tenham passado de 2 anos devem ter sentido a queda da franquia de dados. Reportei aqui que a minha caiu para 1GB e já esgotei antes do fim do mês, tendo o incômodo de a cada vez ter que ativar o roteador do celular e depois ligar o wifi. Iniciei uma pequena via sacra, e compartilho os resultados:

Primeiro contatei o SAC BYD que não retornou, depois voltei a ligar e pediram para eu procurar uma CSS para fazer uma “verificação de dados”, o que quer que isso signifique. Senti que estava sendo um pouco ‘enrolado’ e que a ‘verdade’ deveria ‘revelada’ pelo consultor lá.

Fui à CSS, e soube que o nosso plano gratuito deve acabar (não sabem quando), pelo menos a franquia de dados *. O acordo BYD-Claro feito na China expirou e fizeram um novo acordo no Brasil. A CSS já recebeu uma quantidade enorme de chips e você deve:

  • Agendar um dia para fazer uma atualização do carro numa oficina BYD
  • Nesse dia, além da atualização do software eles trocarão o chip por um novo e farão a comunicação à BYD. Não sabem se e quanto se paga pelo chip+serviço (a coisa é muito nova)
  • Você então entrará no site abaixo e escolherá seu plano de dados, que pode ser mensal (R$39,90) ou anual (R$ 320,00) e entrará seu chassis para ativar, o que leva um dia. Carros como o SE, Yuan Plus e Song Plus modelo 27 têm outro plano um oouco mais caro, mas parece que tem o mesmo.

Esse plano inclui entre outros o GAS Google Automotive Services, que já vem com Spotify, Calm Radio, Youtube, Zoom, browser, mas os detalhes (Detalhes do produto) mostram que faltam Waze, Google Maps e Google Play, não vi nenhum navegador, e por ser um novo sistema não sei se vai dar para desbloquear ou instalar apps de fora. :grimacing: Mas não vi menções a franquia, talvez seja ilimitada para esse ambiente? :thinking:

Fiz o agendamento de qualquer maneira, e como é para daqui a um mês me dará tempo para refletir o que é melhor: manter o chip atual para as “funções vitais” app/ota) ou migrar para um ambiente novo e desconhecido pelo qual pagarei 320 dinheiros.Quem sabe ao longo desse mês não descobrimos mais para melhor poder decidir? Afinal este dilema está chegando ou chegará a todos aqui.

  • Entendo que quem não quiser contratar o novo chip/serviço vai ficar sem dados mas APP e OTAs continuarão ativos. Em um Q&A na página do DiLink a BYD afirma que As atualizações OTA e os recursos de controle remoto são considerados funções essenciais do veículo. Mesmo que você opte por não renovar ou atualizar seu pacote de serviços, essas funções continuarão operando normalmente.

Se tiver um plano familiar de qualquer operadora, talvez valha a pena incluir o carro no plano.

O valor até parece razoável, mas ter a liberdade de contratar/migrar como preferir pode ser mais interessante.

Para o “usuário comum”, que não faz jailbreak nem qualquer dos hacks discutidos aqui e que acredito ser a maioria dos donos de golfinho, não sei se vai ter essa opção, pois ela só é permitida em uma versão muito recente, que não chegou por ota.

Atualmente pra quem tem central desbloqueada já da pra por um plano qualquer com qualquer chip e continuar usando o APP da BYD?

Só a partir da versão 2511.

Mas com certeza antes deles quererem cobrar plano, terão que obrigatóriamente liberar pra todos poderem escolher outras operadoras a vontade. Já que não pode venda casada no Brasil.

Já houve essa discussão aqui. Não acho que teve um veredito.

Mas na minha visão (apesar de eu achar que deveriam) não é uma questão de venda casada, vc não tem nenhuma relação com a operadora, vc assina um serviço da própria BYD e ela usa a operadora que quiser.

Assim como é com o OnStar da Chevrolet, na BMW ou qualquer outra…

Pra mim é como um celular da samsung querer me obrigar a usar VIVO pra acessar a IA da samsung, algo assim, se é venda casada ou não não sei dizer, mas não deveria ser permitido.