Bom dia rapaziada
Sou novo no assunto carro elétrico e tenho um dolphin plus.
Faço de 01 a 02 viagens por ano rodando entre 6000 e 8000 kms. Minha dúvida é quanto aos eletropostos. Por exemplo: passei no sul agora e vários eletropostos trabalham com a carteira ou com o pix. Se vc deposita mais grana do que vai gastar, o dinheiro fica preso lá e vários deles não devolvem. Alguém tem alguma ideia de como resolver isto já que existem eletropostos que só existem naquele local e provavelmente não passarei mais por lá.
Olha, nunca fui aí pro sul com meu dolphin plus, mas aqui no sudeste (MG e SP), em TODOS eletropostos que eu abateci foi usando o cartão de crédito. Nunca usei PIX ou carteira nos apps, e nunca tive problema.
Apps que já usei:
- BYD Recharge
- Eletricus
- Eletrograal
- Go Eletric
- Incharge
- Power2Go
- Sol Fort
Estou com 65 reais presos na zletric e nao sei quando vou reaver
Eu consegui receber esse valor de volta da Zeletric. Pior rede possível. Levou quase 1 mês, pelo menos.
Infelizmente as redes de recarga seguem sendo o maior inimigo do carro elétrico no Brasil.
Existe algum calculo ou macete p vc colocar na carteira somente o que for usar?
Tipo, se tu tiver uma ideia de quantos KW vai carregar, tu pode colocar somente o necessário para esse valor. Mas é complicado, dado que a porcentagem é estimada e nunca precisa, tu pode acabar colocando um pouco a mais.
Se não quiser correr o risco de ter que deixar dinheiro na carteira, coloque um pouco menos do que pretende usar. Exemplo. Tenho 40% de carga, quero carregar até 100% a bateria de 60kwh. 60 * 0,6 = 36. Se eu preciso de até 36kw, eu posso colocar somente o necessário para carregar 35kw e com isso a carga para ao esgotar o saldo. Ou, se eu fizer questão de ter 100% de bateria, coloco pra 37kw e deixo um troco lá.
Eu sempre fiz dessa forma. Quando eu precisei reaver dinheiro da carteira deles foi porque eu coloquei crédito, seguindo essa lógica acima, mas o carregador não passou de 700wh, isso mesmo watt-hora, não kilowatt-hora, e o carro carregou 4% em 12 horas. Aí eu simplesmente me recusei a deixar saldo para o próximo uso, que eu espero que seja nunca.