Painel elétrico fritou

@Figorelli Bom dia! Amigo, vou dar minha opinião e comparar com minha instalação e falo com algum conhecimento na área, em alguns pontos corroborando o que já foi dito aqui, mas em outros, discordando respeitosamente de algumas opiniões já dadas. Todo mundo aqui tem o mesmo intuito de se ajudar, então respeito todas as opiniões. Cabe a vc absorver e filtrar aquilo que te ajuda.

  • Seu DPS está errado. Se vc tem 220V Fase-Fase, o DPS tem que ser 175V, como já dito aqui por alguns, pois cada fase é de 127V. Seu DPS nesse caso não está cumprindo a função, tanto que não deveria ter sobreaquecimento na entrada dele se estivesse correto, já que nesses casos, ele teria aberto o circuito por sobreaquecimento se fosse o DPS correto, de 175V. Nesse caso aí, como passou corrente pelo condutor do DPS é pq vc teve sobrecarga na rede. Com esse nível de aquecimento, saiu barato se não danificou mais nada na sua rede. Troque esse DPS o quanto antes.

  • Para cabo 6mm a essa distância, considere usar um disjuntor de 32A. Não sei seu nível de conhecimento na área, mas explico para futuros leitores tbm… Ao contrário do que muita gente pensa, disjuntor não serve para proteger equipamentos, mas sim para proteger a instalação. Se o disjuntor fosse de 32A, ele teria desarmado antes de danificar os cabos, pois é exatamente pra isso que ele serve. Eu sugiro que vc troque seu disjuntor para 32A se quiser mais segurança, ou aumente a bitola do cabo para 10mm (solução bem mais cara). Mas lembre que reduzindo o disjuntor, tbm aumenta as chances de desarmar com pequenas variações, já que ele vai trabalhar no limite da tolerância. Na minha instalação coloquei 32A. Mas futuramente pretendo trocar para cabo 10mm com disjuntor de 40, por conta da distância (considere tbm na conta a distância vertical, caso a instalação suba do quadro para o telhado e depois desça até o carredor)

  • Os terminais que vc utilizou não são adequados para ligação em disjuntores. Recomendo vc utilizar terminais tubulares (ilhós) duplos e fazer a crimpagem com alicate próprio para isso. Caso não queira pagar um eletricista (que eu recomendaria muito contratar, se vc não tiver conhecimento na área), considere comprar um alicate de crimpagem de ilhós. Tem bons modelos na casa dos R$100 e é uma ferramenta muito útil de se ter em casa, especialmente em conjunto com um alicate decapador. Sempre tem uma tomada pra dar manutenção.

  • Sobre o aquecimento, é “normal” aquecer considerando a distância que vc mencionou. O meu aqui aquece um absurdo, pois estou a 20m do quadro… inclusive já fiz medição até com câmera térmica pra monitorar e bate 60 graus com facilidade. No meu caso e no seu, embora o cabo 6mm estajam dentro dos valores, eu já recomendaria 10mm, com disjuntor de 40A, para o sistema trabalhar com uma folga de temperatura, pois hj trabalho no limite da especificação. Como os disjuntores e os cabos aqui são de qualidade, mesmo aquecendo bastante eles aguentam o tranco, mas pretendo trocar os cabos no futuro, pq moro no noroeste paulista, onde a temperatura passa dos 40 graus em algumas épocas.

  • Atente-se às marcas e procedência de material elétrico. As marcas que vc usou de disjuntores e DPS são muito boas, mas é preciso garantir principalmente a qualidade dos cabos. Invista em marcas boas. Como já foi dito aqui, tem MUITA porcaria no mercado, além de muita falsificação. Procure lojas de boa reputação e evite comprar pela internet de lojas desconhecidas.

Abraço!

7 curtidas

Tudo que disse aí, foi o que pensei. DPS não é pra conduzir. Não deveria estar aquecendo a fiação neste ponto.

Pela imagem, me parece que o eletricista usou o conector do DPS para ligar o cabo entre o disjuntor e o DR. Então toda a corrente sempre passa por aquele conector e terminal que derreteu para seguir para a carga, mesmo não passando corrente pelo circuito interno do DPS.

E aí, se o terminal for ruim ou estiver mal crimpado, pode ter gerado um aquecimento excessivo.

1 curtida

Olá! Não tenho me manifestado por aqui mas fico sempre aprendendo com vcs.

Eu mesmo fiz a instalação do meu Wallbox com DPS também.

O que me parece no seu caso, houve algum surto de alta tensão, algo que pode ter sido de um raio ou da própria rede. O ideal é deixar cada DPS numa fase e em baixo ligar no terra ou no neutro (se ele estiver aterrado).

O DPS baixa a resistência conforme a voltagem supera o mínimo.

Outra coisa, ambos DPS estão sem a indicação verde, ou seja, tem que ser trocados pq protegeu o sistema de alguma sobre tensão.

Bom dia! Qual dr usar ?

O tipo A é o mais fácil de encontrar, mas a norma permite o uso do tipo A ou do tipo B, dependendo de certas condições especificadas nela.
Usei o tipo A na minha instalação.

Bom dia!
Fazendo uma avaliação apenas por amostragem é complicado.
Mas vamos ver alguns pontos!
1 - Parece que houve uma descarga atmosférica, tendo em vista que o cabo derretido é o que faz ligação com o DPS;
2 - O DPS está servindo como ponte para a ligação da Carga, recomendo que ele esteja interligado junto ao DJ Geral do quadro, Sem ponte, conforme esquema de conexão 2 da NBR 5410;
3 - O DR que vc está utilizando é classe AC, ele é proibido pela NBR 17019, então recomendo a troca pelo Classe A.

Bom dia pessoal,

Obrigado por todas as informações compartilhadas.

Eu coloquei um barramento no meu quadro que ajudou um bom tanto já, mas olhando e conversando com umas pessoas, pudemos notar que o DPS está afetado já e necessita troca, me parece que o disjuntor também não está 100% e pelo comentário acima dos amigos o DR não é o mais adequado.

Basicamente vou revisar e talvez trocar todos os componentes do quadro, para garantir que estão em bom funcionamento.

O DPS é só trocar o refil-cartucho. O suporte não tem o que dar problema.
Só compre de 175V.

1 curtida

O DR pode ser tipo A:

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$98,95 | GEYA-interruptor atual residual, GYL9, tipo RCCB, C.A., ELCB, 2 Pólo, 40A, 63A, 30mA, 100mA, 300mA, RCD, ELCB

Ou se tiver disposto a pagar mais pode ser o tipo B também:

Na minha opinião não vejo necessidade de trocar somente por conta de ser 275V, o wallbox é bivolt, ele não é tão sensivel assim, alem de ele proprio contar com suas proteções. E uma descarga atmosférica facilmente passa dos 275V de qualquer forma. Um bom aterramento vai fazer mais diferença do que esses 100V da especificação do DPS. Mas se quiser deixar o sistema bem “afinado” tambem não tem problema em trocar pro de 175V.

Lendo as informações dos DPS observei que alguns fazem referência a classe, geralmente II.

Essa classe II equivale ao tipo B? Ou seria outra carecteristica?

Obrigado

Se não me engano são 3 classes. 1 classe mais parruda pra ficar na entrada da rede e protege todo o sistema. A classe intermediaria que fica em quadros de distribuição e protege sub-redes, e uma classe menor que é individual pra cada aparelho, geralmente fica dentro do proprio aparelho e usa aquele pino do meio das tomadas que muita gente arranca pra usar em tomadas mais antigas. A classe B é do Disjuntor Residual e não tem a ver com a classe I, II e III dos Dps.

O DPS detecta surtos de tensão, e direciona o surto pro Terra pra proteger o equipamento.

O DR Detecta fuga de corrente e desarma pra proteger as pessoas de choque elétrico. Os tipos AC, A e B estão relacionadas ao tipo de corrente(continua ou alternada) que o DR é capaz de detectar. Como o carro utiliza os dois tipos, o DR tipo AC que só funciona em corrente alternada não é recomendado.

1 curtida

Acho que 10mm é pouco para 12 metros…

Meu wattimetro (comum, sem ser wi-fi) derreteu e estufou.

Acredito que tinha uma folga no barramento bifasico e o centelhamento fez a temperatura disparar. O que vocês acham

Troquei por um disjuntor wifi, mas aparece um registro de corrente de fuga no aplicativo. O que pode estar causando isso… será que vai fritar novamente?





Eu tenho um desse tambem e fica do mesmo jeito.

Instalei junto com o wallbox, ja faz uns 8 meses. Não derreteu.

Nao sei com certeza do porque fica assim, meu palpite era de que essa corrente de fuga era por causa de perda da energia em calor pela distância/conexões durante o caminho. Mas meu wallbox esta a uns 60 metros do medidor e está com fuga menor do que o seu que provavelmente esta mais perto do que o meu. Então deve ser porque não é muito preciso mesmo.

Não tinha reparado que vc estava carregando no seu print. Coloquei o meu pra carregar e deu o mesmo valor de fuga. Mesmo o seu carregando em 3.5kw e o meu a 7kw

Essa leakage current está sem unidade, será que não é em miliamperes?

É miliampere(mA). Da pra ver pela configuração de desarme.