Painel elétrico fritou

Boa noite pessoal,

Preciso de apoio.

Fiz a ligação do wallbox em casa, puxei um par de fios do quadro principal e fiz a instalação do quadro do wallbox com uma distância de uns 15 metros entre eles.

O quadro da foto abaixo fica a menos de 3 metros do wallbox.

Puxei dois fios de 10mm do quadro principal até o quadro do wallbox e do segundo quadro até o wallbox.

Desde o princípio notava um leve aquecimento, pelo que pesquisei parecia ser normal, mas hone ao colocar o carro para carregar, em pouco mais de uma hora, o disjuntor caiu e quando fui ver estava com cheiro de queimado e o cabo do dps da direita fritou.

Estou usando duas fases, cabos pretos do lado esquerdo que entram por baixo nos disjuntores, o disjuntor da esquerda liga no dps da esquerda que liga no dr da esquerda, ja o disjuntor da direita, liga no dps da direita e com o dr da esquerda , do dr vai pro wallbox e tudo aterrado.

Esse sistema funciona assim desde março, quando peguei o carro.

Alguma sugestão, além de trocar os cabos que derreteram?
A ligação é essa mesmo?

A ligação parece correta, se tivesse errado ia dar problema de primeira e não demorar 3 meses. meu palpite é que derreteu por aquecimento de má conexão por usar um terminal aparentemente não apropriado como uma emenda. No decorrer do uso + a oxidação do tempo, a conexão foi piorando até não aguentar mais. Recomendo você colocar um barremento pente bifasico.

2 curtidas

Olha @Figorelli pelo DPS não deve circular corrente normalmente. Ele é uma proteção contra sobre tensão que só conduz corrente para o terra quando a tensão esta a cima da especificação dele, no caso a cima de 275v. Pelo ângulo da foto as janelas de inspeção dos dps que devem ser verdes estão vermelhas poderia confirmar se é isso mesmo?
Em situações normais quando não ha sobre tensão, ele atua simplesmente como um circuito aberto sem conduzir nada. Mas pode por algum defeito interno ter ficado conduzindo quando não deve.
Teria que retirar o cartucho do dps do suporte(esses da clamper sao so encaixados, nao precisa soltar os fios) e medir com um multimetro na escala de resistência com ele fora se ele tem alguna resistência. Deve ser normalmente algo muito alto a ponto do multimetro indicar praticamente circuito aberto.

@Akornow o ângulo não favoreceu, mas as janelas do DPS estão verdes.

No caso apenas o disjuntor caiu, o DR eu desliguei depois.

Vou realizar alguns testes hoje e também ver de trocar as emendas por barramentos como o @Roluber sugeriu.

Em teoria, teria algum problema remover os dps e religar o sistema para poder carregar o carro?

O DR utilizado não é recomendado para esse fim.
Não também se foi isso que o colega acima falou, mas recomendo a utilização de barramento de terra de de neutro no seu quadro.

Importante tbm ver a marca dos fios utilizados. Tem muito fio de péssima qualidade no mercado que tem condutividade ruim e causam danos à sistemas que estão corretamente instalados.

@Figorelli como os colegas já disseram, primeira coisa é barramento.
Pelos fios serem pretos, o flash me deixou em dúvida depois que postei se o fio sai do Disjuntor passa no DPS e depois deriva pro DR via terminal isso?
Se forem 2 pedaçõs de fio estiver emendado dentro do terminal (invés de ter sido só dobrado em um terminal para 2x6mm ou 2x10mm dependendo do fio que tens aí) , é bem provável que seja essa a causa.

Correto, o fio sai do disjuntor para o dps e do dps deriva pro dr.

A emenda no canto, fio verde com fita isolante é do terra apenas, todos os outros estão conectados em um dos três dispositivos (disjuntor, dps ou dr) e deriva do conector deles mesmo para o próximo.

O que mais me deixou surpreso foi que o fio que derreteu foi do dps (foto em anexo).

Vou providenciar o barramento, mas fiquei com uma duvida.

No caso, uso duas fases para usar o 220v e o amigo @Amilton.l.c.s comentou de usar barramento para o neutro, como ficaria nesse caso?

É outro tipo de barramento… nos disjuntores é barramento pente… o barramento de terra é outra coisa…

O barramento de terra é tipo esse verdinho.

Eu coloquei ele do lado direito do DPS, mas quando mudei pra trifásico pra usar um carregador de 11kw acabou não cabendo mais e deixei ele solto por enquanto.

Notei que você usa dois dps de 45A e um de 20A
No meu caso uso dois de 20A

Porém sua instalação é trifásica a minha é bifásica

No meu caso, o dps está adequado ao quadro?

Pra falar a verdade nem notei que eram diferentes. Achei que tinha comprado igual no mercado livre :sweat_smile:

Acabei de verificar aqui de novo. Na verdade o wallbox zhida nem exige DPS. Provavelmentr porque é uma redundância, ja que na entrada da sua casa na teoria ja deveria ter um DPS. Mas seguindo pelo manual do wallbox da Duosida. La pede um DPS Classe 2, Ue 275V, up < 1,5KV. Não é mencionado nada sobre 20KA ou 45KA.

Mas o DPS de 20KA marca up < 1,2KV. O que deixaria ele fora da especificação da Duosida.

Sua rede é 127 v então para 220v vc usa F - F no circuito do carregador.
O barramento que precisará é um bifásico, pois ele possui 2 linhas de pinos separadas, uma para cada fase.

2 curtidas

Outro detalhe, se sua rede é 127, o recomendável é DPS´s de 175v invés de 275, pois a tensão entre Fase e terra é de 127 e não 220.
Neste caso o DPS só vai atuar caso a tensão em uma fase seja superior a 275v.

2 curtidas

Obrigado, no meu caso é 220V.
Vou providenciar os ajustes hoje pois preciso carregar o carro.

Uma última dúvida, se retirar o DPS desse circuito, mantendo apenas a ligação do Disjuntor para o DR, não há grandes problemas, correto? Supondo que minha residência já tenha um DPS no quadro principal.

1 curtida

Correto. É uma segurança extra apenas. Acredito que o próprio wallbox deve ter outros circuitos também de seguranca

1 curtida

@Figorelli vc quer dizer que sua voltagem é 220v entre fase e fase ou 220 entre fase e neutro?
Baseado na cor dos fios e no tipo de disjuntor(bipolar) que vc tem estamos falando de 220v entre fase e fase.
Vc deve ter tomadas 127 entre fase e neutro em casa correto?
Como disse, este DPS é incorreto para sua tensão.
Eu substituiria ele e instalaria ele no quadro geral o mais perto do barramento de terra.
Não faz sentido o DPS estar ao lado da carga, pois se o surto chegou ali, uma parte dele vai acabar chegando ao dispositivo até que o DPS atue e drene a sobrecarga.

Correto @Akornow
220v fase fase

Fiz a ligação agora a noite sem o DPS, liguei do disjuntor pro DR direto e agora estou carregando, mas já percebi que o disjuntor está esquentando bastante.

Na medição de temperatura com um termômetro industrial bateu 62°

Nessa situação a corrente passa do Disjuntor para o DPS e depois vai para o DR.

Melhor seria colocar um barramento com disjuntor no meio , DPS de um lado e DR de outro lado, e dai a corrente vai direto entre disjuntor e DR e no caso de sobretensão o DPS atua sem que a corrente passe pela ligação dele de forma constante.

e como já falaram se sua tensão de fase-neutro é 110-127V o seu DPS atenderia melhor se fosse de 175V.

E se não foi problema de terminal mal conectado provavelmente deve ser fio de qualidade duvidosa.

Ele esquenta por inteiro ou somente no ponto da conexão ?
Se é no ponto da conexão precisa revisar ela.

Aqui tem uma analise do meu caso mas estava no verão com temperatura ambiente de 32, e a estimativa dos cálculos dava pouco mais de 54 graus

Retira esses terminais e põe o fio direto no contato. Aconteceu comigo mais de uma vez. Isso é por causa do conectores “amarelos”.