Como toda solução de engenharia, carros elétricos tem vantagens e desvantagens. Mas como estão acontecendo debates acalorados por aí sobre carro elétrico x carro a combustão, criei esse tópico só para ter uma comparação visual entre os conjuntos de motor e câmbio de ambos.
Julio, excelentes fotos sobre os componentes dos motores elétrico e a combustão. Gostaria de replicá-las a amigos e grupos. Vc permite? Como te referencio (nome completo)? Abraço.
Na verdade eu sempre tive a visão que o motor elétrico por ser mais simples é melhor que a combustão por ter menos peça para dar problema.
Mas tambem pensei aqui no fato do motor a combustão ter muito mais partes, a manutenção tem a vantagem de poder trocar essa peça em caso de problema, no elétrico normalmente vai ser mais difícil uma manutenção, estamos aqui acostumados com re-bobinamento de motores elétricos, mas acho que esses mais avançados de carro modernos, podem ter uma dificuldade nisso devido ao tamanho e potencia.
No motor a combustão dá pra trocar até um casquilho e tal, então para recuperar o motor seria mais fácil, apesar de mais trabalho e possibilidade de problemas muito maior.
Assim que tiver pessoal treinado, não vai ser muito problemático fazer manutenção. O pessoal aqui da minha cidade já sabe pelo menos a regra “não toque nos fios laranja!!!” . Vendo os vídeos que o Fersoft compartilhou, dá pra perceber claramente que não tem segredo. Tem muita tecnologia, mas carro é carro. E, convenhamos, é muito mais fácil desmontar o motor/transmissão do BYD do vídeo do que um de carro a combustão => menor custo de reparos. E a quantidade absurdamente menor de peças do elétrico deixa claro que a chance de dar problema é muito menor. O rotor dificilmente daria problema, pois é de ímas permantentes. Já o estator, não parece ter nada de mirabolantemente diferente. Provavelmente, as empresas de enrolamento de motor logo vão estar treinadas e equipadas para reparar os enrolamentos. É impressionante como é simples. A grande revolução tecnológica que estamos vivendo é a bateria boa o bastante que surgiu com a LFP. Os carros a combustão existiam simplesmente porque não existia uma bateria que atendesse aos requisitos de armazenamento e durabilidade. Agora ela existe. E o movimento lógico é partirmos para os carros elétricos. A indústria automobilística está frustrada, porque achava que poderia estender os lucros com carros a combustão por mais tempo e, então, lucrar com os híbridos por mais outro tanto. Mas os chineses viram um nicho de mercado para se destacar, apostaram que conseguiriam desenvolver as baterias e ganharam. O tempo deve mostrar que a migração para carros elétricos a bateria vai acontecer mais rapidamente do que se previa, principalmente em mercados como o Brasil.