Como toda solução de engenharia, carros elétricos tem vantagens e desvantagens. Mas como estão acontecendo debates acalorados por aí sobre carro elétrico x carro a combustão, criei esse tópico só para ter uma comparação visual entre os conjuntos de motor e câmbio de ambos.
Julio, excelentes fotos sobre os componentes dos motores elétrico e a combustão. Gostaria de replicá-las a amigos e grupos. Vc permite? Como te referencio (nome completo)? Abraço.
Na verdade eu sempre tive a visão que o motor elétrico por ser mais simples é melhor que a combustão por ter menos peça para dar problema.
Mas tambem pensei aqui no fato do motor a combustão ter muito mais partes, a manutenção tem a vantagem de poder trocar essa peça em caso de problema, no elétrico normalmente vai ser mais difícil uma manutenção, estamos aqui acostumados com re-bobinamento de motores elétricos, mas acho que esses mais avançados de carro modernos, podem ter uma dificuldade nisso devido ao tamanho e potencia.
No motor a combustão dá pra trocar até um casquilho e tal, então para recuperar o motor seria mais fácil, apesar de mais trabalho e possibilidade de problemas muito maior.
Assim que tiver pessoal treinado, não vai ser muito problemático fazer manutenção. O pessoal aqui da minha cidade já sabe pelo menos a regra “não toque nos fios laranja!!!” . Vendo os vídeos que o Fersoft compartilhou, dá pra perceber claramente que não tem segredo. Tem muita tecnologia, mas carro é carro. E, convenhamos, é muito mais fácil desmontar o motor/transmissão do BYD do vídeo do que um de carro a combustão => menor custo de reparos. E a quantidade absurdamente menor de peças do elétrico deixa claro que a chance de dar problema é muito menor. O rotor dificilmente daria problema, pois é de ímas permantentes. Já o estator, não parece ter nada de mirabolantemente diferente. Provavelmente, as empresas de enrolamento de motor logo vão estar treinadas e equipadas para reparar os enrolamentos. É impressionante como é simples. A grande revolução tecnológica que estamos vivendo é a bateria boa o bastante que surgiu com a LFP. Os carros a combustão existiam simplesmente porque não existia uma bateria que atendesse aos requisitos de armazenamento e durabilidade. Agora ela existe. E o movimento lógico é partirmos para os carros elétricos. A indústria automobilística está frustrada, porque achava que poderia estender os lucros com carros a combustão por mais tempo e, então, lucrar com os híbridos por mais outro tanto. Mas os chineses viram um nicho de mercado para se destacar, apostaram que conseguiriam desenvolver as baterias e ganharam. O tempo deve mostrar que a migração para carros elétricos a bateria vai acontecer mais rapidamente do que se previa, principalmente em mercados como o Brasil.
Eu achava que elétrico não tinha câmbio. Saí de uma ranger 3.2 traumatizado com o custo que tiver pra refazer o câmbio que quebrou com somente 170 mil km.
Nem se compara a complexidade. Ė um câmbio de uma marcha só. Não tem as dezenas de engrenagens pra trabalhar as diferentes combinações de torque de um carro a combustão. Nem a re é uma marcha como as tradicionais, e sim a inversão do giro do motor elétrico.
Elétrico não tem câmbio. O câmbio, como conhecemos, é uma transmissão que alterna (cambia) diferentes relações.
Ambos são transmissões com relação de redução de entrada x saída.
Como bem comentado. A transmissão do elétrico tem apenas 1 relação fixa. Ao contrário as transmissões de veículos a combustão que tem 5-6 relações diferentes e 1 adicional para a ré. No elétrico o motor inverte o sentido de rotação para a ré.
Menor a complexidade, maior a vida útil. Com manutenção adequada, uma transmissão pode durar toda a vida do carro.
@Thiagodf Como já comentado, não tem câmbio (a palavra “câmbio” significa troca, ou seja, troca de marchas). Também não tem embreagem, o motor sempre está acoplado nas rodas.
O que o elétrico tem é uma caixa de redução, que no caso do Dolphin é de 1:10. São apenas 4 engrenagens.
Pode ficar tranquilo quanto a manutenção, raramente dá problema e deve durar muito. Até hoje tivemos apenas um caso aqui no fórum de uma caixa de redução com problema, estava sujando o oléo com limalha de ferro. Foi trocada na garantia.