Para mostrar para um amigo que prefere combustão!

Texto copiado da internet:

Perguntas de um amigo que está planejando trocar de carro

Estamos a pensar em mudar de carro elétrico para um carro a gasolina ou diesel. Tenho algumas perguntas para ver se isto é realmente uma boa opção para mim e para a minha família e espero que alguém com conhecimento possa ajudar!

  1. Ouvi dizer que um carro a gasolina não pode abastecer em casa. Tenho de ir a algum lugar especial para isto? Quantas vezes tenho de reabastecer, tipo várias vezes por ano? Há alguma opção para reabastecer em casa? Estamos acostumados a que o carro seja carregado automaticamente todas as manhãs como se fosse encher sozinho.

  2. Há muitas peças que precisam de ser substituídas? O vendedor falou sobre troca de óleo e filtros, transmissão, correia dentada e outras manutenções. Você sabe qual é a porcentagem de degradação em peças desgastadas e existe risco de avaria?

  3. Tenho muitas vezes que frear com o pedal do travão, ou posso acelerar e frear com o mesmo pedal do meu carro atual? Eu tiro gasolina do tanque quando travo ou desço uma ladeira?

  4. Todos os carros a gasolina e diesel têm uma aceleração muito mais lenta? Testei um ontem e senti que já passou muito tempo entre bater no pedal do acelerador e a reação. Talvez houvesse algo de errado com este carro em particular?

  5. Atualmente pagamos muito pouco pelo carregamento de carros elétricos porque temos painéis solares e a minha empresa oferece carregamento grátis como alguns supermercados. Mas com gasolina vai custar cerca de 2€ por litro mesmo que o carro novo seja mais barato de comprar, muito em breve vai custar mais. Viajamos 16.000 milhas por ano. Espero que no futuro mais pessoas usem gasolina para que os preços descam… Existe uma tendência assim?

  6. Eu entendi que gasolina e diesel são principalmente petróleo. É verdade que a extração de óleo está associada a problemas ambientais globais, exige cobalto para refinação que é queimado e não reciclado. A nossa bateria de carro elétrico atual não usa cobalto, mas sim lítio extraído com sal marinho e níquel. Será o mesmo para a extração de óleo no futuro? A gasolina pode ser reciclada como componentes da bateria? É verdade que o petróleo das guerras generalizadas tem consequências absolutamente terríveis para os povos de todo o mundo, incluindo múltiplas guerras mundiais e turbulências nos últimos 100 anos em que dezenas de milhões de pessoas morreram? É definitivamente uma conspiração mas achas que há alguma verdade nisso?

  7. O meu filho também ouviu dizer que os carros a gasolina emitem gases e gases tóxicos. Li artigos sobre poluição do ar e seu impacto na saúde respiratória. Nós contribuímos mudando para um carro a gasolina ou diesel? Ou isto é fake news?
    Isto irá representar riscos para a nossa saúde e para o ambiente?

  8. Os carros a gasolina conduzem sozinhos como o nosso carro elétrico? Ou temos de conduzir o carro nós mesmos? Os carros térmicos podem deixar-nos na loja, ir procurar um lugar de estacionamento gratuito, apostar que nos vai buscar à porta da loja como estamos a fazer hoje com o nosso carro atual?

  9. Precisamos de pagar com cartão bancário no posto de gasolina ou simplesmente ligar o cabo de carregamento e o valor é automaticamente debitado na nossa conta como fazemos com o nosso carro atual das poucas vezes que precisamos de recarregar o carro numa estação de carregamento?

Obrigado pela sua ajuda!

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@Denver muito legal. Se o mundo hoje fosse elétrico, carro a combustão não teria menor chance.

Pena que no século passado (quando o elétrico dominava) a autonomia era muito baixa e não tinha rede elétrica espalhada como hoje para impedir a ascensão dos carros a combustão.

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Pois é, um ponto de vista muito diferente! :smiley:

Muito bom, devia ser tópico fixado… Rs

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Sair de casa para ir até um posto de combustíveis, que precisou buscar de um distribuidor, que trouxe da refinaria, com um custo elevadíssimo para fazer tudo isso e ainda ter que pagar alguém que vai simplesmente tirar da bomba e colocar no seu carro, sendo que a rede elétrica cobra meros centavos para fazer o mesmo e entregar na sua casa para você mesmo “abastecer” seu carro… é tão surreal pensar que ainda tem tanta gente achando isso viável. E nem vou entrar na questão da poluição gerada só para levar o combustível até o posto.

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Mais um para a lista:

  1. Ouvi dizer que ao abastecer temho que tomar cuidado com combustíveis adulterados. É verdade isso?

Pois é, pelo menos nos nossos elétricos não existe elétron adulterado, spin rotacionando errado hahaha! Mas como o ser humano é maldoso, em algum momento haverá denúncia de posto de recarga que adultera o medidor para cobrar kWh a mais.

Durante o ano recarrego de graça no trabalho, mas nas férias abasteço em um eletroposto da EzVolt que está cheio de reclamações no GMaps de pessoal do local que derruba a recarga de usuário comum para priorizar motorista de aplicativo e van do Mercado Livre.

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  1. Parece que não dá para instalar nenhum equipamento que permita produzir gasolina no telhado casa, sempre tem que comprar de alguém. É verdade?
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Não deixe de perguntar se o carro vai ficar parado na garagem em caso de greve de caminhoneiros, frentistas, etc

Ao contrário do que dizem, o Álcool hidratado é um péssimo combustível para motores a combustão. A começar pelos 5% de agua resultantes do processo de extração do Álcool da cana de açúcar. Logo de início, 5% do abastecimento com Álcool é agua, o que, como sabemos, não gera energia no motor assim, alguém que gasta R$ 1.000,00 reais por mês de álcool (e muita gente por ai gasta isso ou mais), transforma mensalmente R$50,00 em agua. Após 10 meses, são R$500,00 reais que viraram agua. Além desse gasto, tem os vários problemas que o álcool causa nos motores a combustão. Se interessar, conversem com os donos de carro com injeção direta para saberem mais

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@Sergio.A , já tive problemas com etanol no meu carro Turbo injeção direta. Parei. Não recomendo usar Etanol. Economia porca. Gastei mais de 5k de bico injetor. Sem contar a trabalheira até descobrir o que era, pois o carro era relativamente novo.