Texto copiado da internet:
Perguntas de um amigo que está planejando trocar de carro
Estamos a pensar em mudar de carro elétrico para um carro a gasolina ou diesel. Tenho algumas perguntas para ver se isto é realmente uma boa opção para mim e para a minha família e espero que alguém com conhecimento possa ajudar!
-
Ouvi dizer que um carro a gasolina não pode abastecer em casa. Tenho de ir a algum lugar especial para isto? Quantas vezes tenho de reabastecer, tipo várias vezes por ano? Há alguma opção para reabastecer em casa? Estamos acostumados a que o carro seja carregado automaticamente todas as manhãs como se fosse encher sozinho.
-
Há muitas peças que precisam de ser substituídas? O vendedor falou sobre troca de óleo e filtros, transmissão, correia dentada e outras manutenções. Você sabe qual é a porcentagem de degradação em peças desgastadas e existe risco de avaria?
-
Tenho muitas vezes que frear com o pedal do travão, ou posso acelerar e frear com o mesmo pedal do meu carro atual? Eu tiro gasolina do tanque quando travo ou desço uma ladeira?
-
Todos os carros a gasolina e diesel têm uma aceleração muito mais lenta? Testei um ontem e senti que já passou muito tempo entre bater no pedal do acelerador e a reação. Talvez houvesse algo de errado com este carro em particular?
-
Atualmente pagamos muito pouco pelo carregamento de carros elétricos porque temos painéis solares e a minha empresa oferece carregamento grátis como alguns supermercados. Mas com gasolina vai custar cerca de 2€ por litro mesmo que o carro novo seja mais barato de comprar, muito em breve vai custar mais. Viajamos 16.000 milhas por ano. Espero que no futuro mais pessoas usem gasolina para que os preços descam… Existe uma tendência assim?
-
Eu entendi que gasolina e diesel são principalmente petróleo. É verdade que a extração de óleo está associada a problemas ambientais globais, exige cobalto para refinação que é queimado e não reciclado. A nossa bateria de carro elétrico atual não usa cobalto, mas sim lítio extraído com sal marinho e níquel. Será o mesmo para a extração de óleo no futuro? A gasolina pode ser reciclada como componentes da bateria? É verdade que o petróleo das guerras generalizadas tem consequências absolutamente terríveis para os povos de todo o mundo, incluindo múltiplas guerras mundiais e turbulências nos últimos 100 anos em que dezenas de milhões de pessoas morreram? É definitivamente uma conspiração mas achas que há alguma verdade nisso?
-
O meu filho também ouviu dizer que os carros a gasolina emitem gases e gases tóxicos. Li artigos sobre poluição do ar e seu impacto na saúde respiratória. Nós contribuímos mudando para um carro a gasolina ou diesel? Ou isto é fake news?
Isto irá representar riscos para a nossa saúde e para o ambiente? -
Os carros a gasolina conduzem sozinhos como o nosso carro elétrico? Ou temos de conduzir o carro nós mesmos? Os carros térmicos podem deixar-nos na loja, ir procurar um lugar de estacionamento gratuito, apostar que nos vai buscar à porta da loja como estamos a fazer hoje com o nosso carro atual?
-
Precisamos de pagar com cartão bancário no posto de gasolina ou simplesmente ligar o cabo de carregamento e o valor é automaticamente debitado na nossa conta como fazemos com o nosso carro atual das poucas vezes que precisamos de recarregar o carro numa estação de carregamento?
Obrigado pela sua ajuda!