Olá. Hoje fiz uma medição para saber quanta energia é perdida na recarga do Dolphin Mini. Carreguei 26 kW e o medidor de energia marcou 36 kW, ou seja uma perda aproximada de 27%. Recarregando com wallbox da Byd. Alguém já fez essa medição e qual foi o resultado?
Tá muito acima o seu. 10% é o saudável. Aqui em casa em geral fica com perdas entre 6 e 12% das vezes que testei
Uma perda grande dessas pode indicar que seu carro está gastando muita energia em processos auxiliares, como o gerenciamento térmico da bateria, ou mesmo a carga da bateria de 12v, que tem se mostrado um problema crônico nos Dolphin Mini.
Aqui a perda é inferior a 10% consistentemente. Não que eu verifique isso toda vez, mas sempre que verifiquei estava abaixo disso.
A título de curiosidade? Quais métodos de medição utilizou? Como aferiu a carga armazenada e a carga consumida da rede?
No Dolphin GS eu tinha aproximadamente 10 a 15% de perda. Uma perda tão elevada pode indicar problemas na instalação como conexões mal-feitas ou sem aperto e fiação subdimensionada, o que leva a aquecimento e perdas.
Aproveitando o tópico, como eu tinha um carregador com seletor de amperagem, eu notei no GS que a perda era inversamente proporcional com a amperagem. Recargas com 32A (220v) eram mais rápidas do que 4x o tempo de recarga a 8A. Ou seja, a perda é maior com menor amperagem.
Imaginei que o GS teria um consumo constante em processos auxiliares como @dawtaylor citou, então quanto mais rápido, menor a perda.
Olá. Tenho uma rede exclusiva para recarga direto da rede da concessionária. Portando, o medidor da concessionária é o meu parâmetro. A instalação foi feita exatamente como o manual pede. Foram usados cabos de 6 mm nas conexões do CD entre o disjuntor e os protetores de surto e sobrecarga. Percebi que o disjuntor de 40 A aquece.
E como aferiu a carga armazenada pelo carro?
O disjuntor vai aquecer mesmo, desde que dentro dos parâmetros, é absolutamente normal.
Tinha 22 % o que dá 8,36 kW carreguei 100% 38 kW, então carreguei 29,64 kW, errei peguei 26,64 quando fiz a conta. A leitura do medidor deu 36 kW. De QQ forma dá uma perda de 17%. Fiz reaperto das conexões do CD e na próxima medição vou carregar somente até chegar em 80% que é o indicado e ver o que vai dar.
A porcentagem mostrada no painel do carro não é exatamente uma medida exata, ela está mais pra uma estimativa. Dependendo de como estiver a calibração da BMS do carro essa informação pode variar bastante até.
Pra saber o quanto carregou de fato tu pode usar um OBD com o CarScanner e calcular com base no accumulated charge.
Ou um carregador com medidor, como o da Taysla, o carregador geralmente mostra o valor que o carro armazenou. Ai tu pode comparar com o medidor da instalação.
Outra possibilidade aí é ter alguma perda entre o padrão e o quadro/carregador. Se tiver acesso a um amperímetro tu pode medir a corrente na saída do padrão e na entrada do quadro, se houver uma diferença grande pode indicar perda.
Mas vale observar o comportamento agora que apertou melhor os conectores sim.
Não é só o dimensionar o cabo pela corrente, há outros critérios, por exemplo, a distância, segundo a Norma. Ou seja, se a distância do wallbox ao ponto de interligação ficar maior que 25 metros, já considere utilizar cabo de 10mm, foi o meu caso, e assim sucessivamente, o comprimento do cabo provoca uma perda que não pode ser superior a 4%, segundo a Norma. Há também temperatura e agrupamento de cabos. Outra coisa, o Disjuntor, se ele tá aquecendo, ele pode desarmar por temperatura, é também uma característica normal dele. Mas tenha em mente que tudo deve ser bem dimensionado para ter uma instalação segura e funcional.
Tenho um BYD Dolphin Plus 2024 e recarrego em casa com: cabos 3x 10 mm2, 15 metros do quadro interno casa, Quadro de proteção Green V completo com medidor, e circuito 220V bifásico:
Perda no carregamento:
1- Carregador BYD retangular de 7,0 KWH, perda ~12%;
2- Carregador portátil Feyree de 7,0 KWH, perda ~9%.
Obs. - Potência total aferido com o Medidor de KWH no quadro que bate com o da tela do
Feyree;
- Potência líquida para a Bateria com cálculo de % inicial/final aferidos no Painel e
calculado em planilha.
De fato, o meu mini estava com problemas na bateria 12v… Após algumas medições e inclusive, por um breve momento e em um dia qualquer, por alguns poucos minutos, EV POWER LIMITED acusou no painel do carro. Acionei a garantia e, após 20 dias, eles trocaram. Com a nova bateria 12v, muitos problemas, como por exemplo: a perda exacerbada citada; foram sanados. Pra se ter uma ideia, com a bateria antiga, o ar condicionado, obviamente após ligado/ acionado, demorava cerca de 10-15minutos pra de fato “começar a gelar”. A entrada tipo C, por vezes, apresentava problemas para carregar meu AIRPODS, mesmo com cabo original. Enfim, muitas pequenas coisas foram sanadas com a nova bateria 12v.
Certo. Vou verificar a bateria de 12v mesmo que pareça improvável. Carregador portátil com 16A tbm deu 17% de perda.
A perda ser semelhante em carregadores diferentes é mais um indicativo de problema no carro. Se outro carregador tivesse perda diferente, aí sim seria improvável algum problema com o carro.