Perda de energia WallBox/Dolphin mini

Farei isso! Obrigado

Sim, realmente outra cara! Existe alguma marca que seja melhor? Pq se for o caso, eu pedirei para outra pessoa fazer a instalação desses terminais!

Nao sei se tem uma marca melhor que a outra. Utilizei esse aqui, e eu mesmo crimpei.

Acabei de carregar meu Dolphin GS e vou postar os valores consumidos e de perda para referência:

O carro estava com 42% de bateria, ou seja, aproximadamente 18,9kwh. Para os 44,9 de carga máxima, faltam 26kwh,
Carrego o carro sempre a partir de 1h da manhã na programação do painel. Não tenho nenhum desconto por isso, mas não vejo necessidade de estressar o grid elétrico em horários de maior consumo geral quando a geração elétrica de maior custo precisa ser acionada, então como um bom cidadão, prefiro carregar de madrugada. Recomendo a todos essa prática, sempre que possível.

Tenho um medidor de consumo na casa toda. O consumo de madrugada na casa é 0,4kwh estável.

O carregamento terminou aproximadamente 5:30h da manhã. Entre 1:00h e 6:00h, a carga medida na casa de madrigada foi de 32,22kwh. Retirando o consumo natural da casa de 2kwh (0,4kwhx5) nessas 4 horas, o carro consumiu 30,22kwh.

Logo, minha perda foi 4,22kwh, ou seja, 16,23%.

Fica de referência.

3 curtidas

Siga a dica do Roluber e faça você mesmo. É barato. Você compra um alicate crimpador e um pacote de terminais, treina em alguns fios, e já estará apto a você mesmo refazer as pontas do seu quadro.

Quanto ao assunto “dilatação” (desculpa do seu instalador para não usar terminais), de tempos em tempos faça um reaperto de todos os quadros elétricos da sua casa, tipo 1 vez a cada 2 anos. Depois de algumas vezes, não precisará mais fazer.

1 curtida

Olá,
Tenho um Dolphi mini e para referencia a situação do carregamento é a seguinte.
Carrego quando o nível da bateria chega a 10%.

No wallbox da BYD, na media ele carrega a 5kwh e demora em torno de 7h. O medidor marca o consumo 40kw.

Testei no carregador portatil Taysla 32A e a velocidade de carregamento por incrivel que pareça foi melhor. Carregou na media a 5,6kwh e demorou cerca de 5,5 horas.
O medidor apresentou exatamente o mesmo consumo 40kw, mas como o carregador da Taysla tem um painel, pude ver que apresentava 32,5 kw, ou seja, uma perda de cerca de 7,5kw.

Me parece que o cabo do carregador portátil da Taysla é mais grosso do que o cabo do Wallbox da BYD, talvez seja essa a diferença.

Detalhe: o quadro do wallbox é no padrão com disjuntor de 40A, IDR 40A, 2 dps e medidor, cabos 10mm até o QDC da casa (distancia 8mt)

Esta cometendo um erro grave amigo, você só deve deixar a bateria chegar a 10% em uma situação EXTREMA ou a cada 6 meses ou 70 mil km, deixar a bateria chegar a 10% significa que você esta fazendo uma DESCARGA PROFUNDA, carregue sempre a bateria quando chegar entre 30% a 50% caso não consiga deixar chegar em 20% no máximo se nao tiver opção, mas procure manter a saude da sua bateria carregando sempre quando ela estiver entre 30% a 50% e neste momento carregue até 100%, pois da forma que voce esta fazendo voce esta realizando um CICLO PROFUNDO a cada recarga

1 curtida

A instalação do meu ficou assim, eu mesmo que montei.
Cabo Nax 10mm, 22 metros mais ou menos de distância.

Para WallBox:
1 X IDR 40A 30ma Tipo A
1x Disjuntor 40A Curva C

Para a tomada:
1x IDR 25A 30ma Tipo A
1x Disjuntor 16A Curva C

Ambos:
2x DPS 45kva

Aproveitei e utilizei os cabos de 10mm pra conectar no WallBox.




1 curtida

Então Marcelo,
Estava seguindo as orientações de entrega da concessionária Saga daqui de Brasília. Pior que muita gente que conheço daqui faz o mesmo. Tem muita gente que carrega faltando 5%. Muito obrigado

Existe um topico aqui com todas estas discussões e esta é a recomendação para TODOS os eletricos da BYD até este momento, procure seguir as recomendaçoes aqui do grupo para não diminuir a vida útil da sua bateria, boa sorte!

Aqui estou tendo uma situação estranha…

Pegando exemplo de ontem, o medidor na caixa de distribuição registrou consumo de 46,2kw durante o abastecimento. No entanto, o carregador indicou que entregou um total de 48,6kw para o carro.

O carregamento iniciou com 31% de bateria, então, na teoria, do 31% ao 100% deve ter abastecido cerca de 42kw.

Carregamento realizado em 6kw com carregador trifásico configurado para consumir 8A, então aquecimento deveria ser baixo, mas o carregador estava a quase 62°C quando finalizou a carga (no início e meio da carga ficou na casa dos 40-50°C).

Minha suposição é de que ou o medidor da caixa está medindo errado ou o fato do carregamento ser trifásico pode estar alguma diferença na forma de medir entre os dois equipamentos.

Como carregou 42 kwh (de 31%) se a bateria do mini tem capacidade de 38,8 kwh?

@DiegoPereira o dele é o Plus, acho que não percebeu q o tópico é do Mini.

1 curtida

Trifásico altera medição, na base da raiz quadrada de três, ~1,73, que eleva, em descompasso com o medidor, para mais de 30% sua aparente “perda”; além da por aventados aquecimentos. Normal eficiência de 80/85% em conversão elétrica, como nos motores.

Alguém já carregou com motogerador elétrico, de corrente contínua DC?

E por falar em aeroporto de Guarulhos, nada de carregador bom por ali né?

Achei no Shell Recharge/Plug Share um posto chamado “Guardião da Meia noite” nos arredores, tenebroso, local perigoso demais e os carregadores todos quebrados.

O Graal Rancho Português, no caminho, também quebrado.

Sufoco!
Um dos principais, ou talvez o principal aeroporto do país, e ngm investe em eletroposto ali? Seria uma mina de dinheiro