Perda de energia WallBox/Dolphin mini

Olá, caros amigos!

Peguei meu Dolphin Mini há 2 semanas, e desde então, o carreguei em casa 3 vezes. Quando o carregava, percebia uma perda de energia alta, de 19%, fazendo uma regra de 3 simples. O fato foi que essa madrugada o coloquei para carregar de 28% a 100% e a perda de energia me deixou pasmo. O consumo foi maior do que a capacidade total do veículo. No fim, pelos meus cálculos, ultrapassou os 36% de perda.

Esses são os dados:

Veículo carregado de 28% - 100%
Medidor inicial - 40,4kw
Medidor final - 79,3kw
Custo: 41,62 reais

Como tem sido o carregamento do veículo de vocês? Têm percebido uma perda de energia tão acentuada assim? O que acham que pode ser? Fiz a instalação com uma pessoa certificada e indicada pela BYD.

É normal, a maior parte da perca acontece no proprio inversor do carro, convertendo energia AC pra DC. Se seu medidor marca a potência instantânea, pode ver que nele marca 7kw enquanto no painel do carro vai marcar no máximo uns 6.1 a 6.2Kw. Então vc perde +/- 900W/H por hora carregando.

Olha meu exemplo dessa noite, o meu é um PLUS. Bateria de 60,48kw/h.
Coloquei pra carregar estava marcando 5%= 3kw/h
Então pra carregar até 100% = 57,5kw/h

Mas no medidor marcou 66,49kw/h

Então o carro perdeu 9kw/h na recarga.

Levou 9,5 horas pra carregar. 9,5h x 900w = 8,55Kw/h (a diferença dos 9kw/h real dos 8,55kw/h calculado, provavelmente é por conta de arredondamento e porque não tenho como calcular o consumo do sistema de resfriamento da bateria).

4 curtidas

O carro estava a 5% @Roluber ?!?! Estava calibrando ou tens andado no fio da navalha? :thinking:

2 curtidas

Kkkk não estava calibrando… eu estava com 40% no aeroporto de guarulhos, voltando pra campinas pela bandeirantes eu dei uma abusada na velocidade ai quando cheguei +/- no hopi hari estava com 13% ai eu fiquei preocupado e vim mais devagar pq fiquei com medo de não chegar… no fim percebi que era melhor ter mantido uma velocidade normal constante do que vir rapido e depois ter que vir devagar pra poder chegar.

2 curtidas

Opa!

Pois é! Mas repare que a perda do seu foi aceitável. Está em 15%! Se aqui tivesse assim, estaria bem satisfeito.

No caso aqui de casa, a perda está chegando a 2 vezes e meia a sua, beirando os 35%, 38%. Isso que está me assustando.

Não tenho certeza, mas acho que deve ter algum problema na minha instalação!

:thinking: tem razão, parece excessivo. Qual potência aparece no painel do carro durante a recarga? Qual a bitola do fio utilizada? Tem alguma coisa esquentando demais? Se tem energia se perdendo em algum lugar ela deve ta gerando calor.

Sim! A caixa do disjuntor aquece bastante, mas os fios não tanto, creio que aqueçam um pouco, tanto quanto o fio do plug do próprio wallbox. O que fiz foi colocar uma tomada de 32amperes, ao invés de ligar diretamente na rede. Não sei se há relação, mas essa tomada não esquenta.

Quanto a potência, percebo que no início fica em 6.1, e alguns minutos depois sobre pra 6,3 kW

Aqui uma foto da caixa aberta.


Só me desculpar pela demora em respondê-lo, mas é pq sou novo no site, e acho que não tenho recebido notificações de quando chega mensagem, então só fico sabendo que fui respondido quando entro no tópico! Muito obrigado pelo help! :smiley:

Não vi nada de errado com a instalação, mas podia estar mais organizado… poderia ter usado um barramento pente, um cabo pp de 3 vias pra tomada do wallbox e terminais nos fios. Se as conexões estão ok, precisaria de um alicate amperímetro, e conferir se as correntes/tensões estão ok.

A potência no painel do carro parece estar alinhada com a média que aparece aqui no fórum.

Confere se o medidor está aumentando o consumo mesmo sem recarregar o carro, uma possibilidade é estar vazando corrente pro terra pelo dps.
Alem disso só consigo pensar na possibilidade do medidor estar marcando errado.

1 curtida

Tranquilo quanto a isso, aqui é um fórum, a gente responde/ajuda quando a gente pode e quando tem tempo, se alguem espera uma resposta instantânea pra alguma coisa aqui, diria que está no lugar errado. Mas valeu pela educação. :+1:

1 curtida

Pois é! Pensei justamente na possibilidade de estar marcando errado! Não entendo muito de elétrica, então pra mim, o que disser será lei!

Farei assim. Essa noite vou desligar o que consome energia aqui em casa e farei o teste no relógio e no contador. Assim, consigo ver se ambos estão alinhados, ou se o contador está marcando errado.

Muito obrigado pela ajuda, meu irmão!

Você não utilizou terminais na instalação? Não vi nenhum na foto, e eles são essenciais para evitar aquecimento e dar mais segurança. Em cada ponta de fio tem que haver um terminal.

1 curtida

Olá, Olahbr, como vai?

Então, depois que você falou sobre os terminais, questionei o eletricista que foi recomendado pela BYD, e ele me disse que não faz a instalação dos terminais por que elas dilatam com a temperatura, e que em pouco tempo a instalação da problema pela folga que é provocada por elas dilatações. Não sei se acreditei nele. O que você acha?

@Lupersijn , te aconselho a procurar outro eletricista.

2 curtidas

Essa é a primeira vez que vejo essa história de não usar terminal. É justamente o contrário: em algum grupo de discussão eu vi a pessoa dizendo que a instalação quase incendiou porque os fios não tinham terminais. Veja se não está havendo superaquecimento por causa disso, com consequente perda de energia.

Vamos ver a opinião dos demais participantes dessa discussão.

1 curtida

Amilton, bem que eu queria, mas ele é o único certificado pela BYD da região, então ainda continuo discutindo com ele sobre isso. No fim, vou acabar tendo que ligar diretamente para a BYD e questioná-los sobre essa indicação!

Pois é! Depois que me falou sobre os terminais, fui buscar no YouTube vídeos de pessoas certificados fazendo a instalação, e adivinhe… Todos utilizavam terminais. Cara, não dou sorte com prestadores de serviços. E o pior é que ele é o único certificado em um raio de 150km.

1 curtida

Carrega num outro carregador pra tu isolar se a perda maior está no teu wallbox ou no veículo

1 curtida

Olha como fica diferente:

Ignore o disjuntor steck, é de outro circuito não relacionado ao carregador.

1 curtida