Peguei meu Dolphin Mini há 2 semanas, e desde então, o carreguei em casa 3 vezes. Quando o carregava, percebia uma perda de energia alta, de 19%, fazendo uma regra de 3 simples. O fato foi que essa madrugada o coloquei para carregar de 28% a 100% e a perda de energia me deixou pasmo. O consumo foi maior do que a capacidade total do veículo. No fim, pelos meus cálculos, ultrapassou os 36% de perda.
Esses são os dados:
Veículo carregado de 28% - 100%
Medidor inicial - 40,4kw
Medidor final - 79,3kw
Custo: 41,62 reais
Como tem sido o carregamento do veículo de vocês? Têm percebido uma perda de energia tão acentuada assim? O que acham que pode ser? Fiz a instalação com uma pessoa certificada e indicada pela BYD.
É normal, a maior parte da perca acontece no proprio inversor do carro, convertendo energia AC pra DC. Se seu medidor marca a potência instantânea, pode ver que nele marca 7kw enquanto no painel do carro vai marcar no máximo uns 6.1 a 6.2Kw. Então vc perde +/- 900W/H por hora carregando.
Olha meu exemplo dessa noite, o meu é um PLUS. Bateria de 60,48kw/h.
Coloquei pra carregar estava marcando 5%= 3kw/h
Então pra carregar até 100% = 57,5kw/h
Mas no medidor marcou 66,49kw/h
Então o carro perdeu 9kw/h na recarga.
Levou 9,5 horas pra carregar. 9,5h x 900w = 8,55Kw/h (a diferença dos 9kw/h real dos 8,55kw/h calculado, provavelmente é por conta de arredondamento e porque não tenho como calcular o consumo do sistema de resfriamento da bateria).
Kkkk não estava calibrando… eu estava com 40% no aeroporto de guarulhos, voltando pra campinas pela bandeirantes eu dei uma abusada na velocidade ai quando cheguei +/- no hopi hari estava com 13% ai eu fiquei preocupado e vim mais devagar pq fiquei com medo de não chegar… no fim percebi que era melhor ter mantido uma velocidade normal constante do que vir rapido e depois ter que vir devagar pra poder chegar.
tem razão, parece excessivo. Qual potência aparece no painel do carro durante a recarga? Qual a bitola do fio utilizada? Tem alguma coisa esquentando demais? Se tem energia se perdendo em algum lugar ela deve ta gerando calor.
Sim! A caixa do disjuntor aquece bastante, mas os fios não tanto, creio que aqueçam um pouco, tanto quanto o fio do plug do próprio wallbox. O que fiz foi colocar uma tomada de 32amperes, ao invés de ligar diretamente na rede. Não sei se há relação, mas essa tomada não esquenta.
Quanto a potência, percebo que no início fica em 6.1, e alguns minutos depois sobre pra 6,3 kW
Só me desculpar pela demora em respondê-lo, mas é pq sou novo no site, e acho que não tenho recebido notificações de quando chega mensagem, então só fico sabendo que fui respondido quando entro no tópico! Muito obrigado pelo help!
Não vi nada de errado com a instalação, mas podia estar mais organizado… poderia ter usado um barramento pente, um cabo pp de 3 vias pra tomada do wallbox e terminais nos fios. Se as conexões estão ok, precisaria de um alicate amperímetro, e conferir se as correntes/tensões estão ok.
A potência no painel do carro parece estar alinhada com a média que aparece aqui no fórum.
Confere se o medidor está aumentando o consumo mesmo sem recarregar o carro, uma possibilidade é estar vazando corrente pro terra pelo dps.
Alem disso só consigo pensar na possibilidade do medidor estar marcando errado.
Tranquilo quanto a isso, aqui é um fórum, a gente responde/ajuda quando a gente pode e quando tem tempo, se alguem espera uma resposta instantânea pra alguma coisa aqui, diria que está no lugar errado. Mas valeu pela educação.
Pois é! Pensei justamente na possibilidade de estar marcando errado! Não entendo muito de elétrica, então pra mim, o que disser será lei!
Farei assim. Essa noite vou desligar o que consome energia aqui em casa e farei o teste no relógio e no contador. Assim, consigo ver se ambos estão alinhados, ou se o contador está marcando errado.
Você não utilizou terminais na instalação? Não vi nenhum na foto, e eles são essenciais para evitar aquecimento e dar mais segurança. Em cada ponta de fio tem que haver um terminal.
Então, depois que você falou sobre os terminais, questionei o eletricista que foi recomendado pela BYD, e ele me disse que não faz a instalação dos terminais por que elas dilatam com a temperatura, e que em pouco tempo a instalação da problema pela folga que é provocada por elas dilatações. Não sei se acreditei nele. O que você acha?
Essa é a primeira vez que vejo essa história de não usar terminal. É justamente o contrário: em algum grupo de discussão eu vi a pessoa dizendo que a instalação quase incendiou porque os fios não tinham terminais. Veja se não está havendo superaquecimento por causa disso, com consequente perda de energia.
Vamos ver a opinião dos demais participantes dessa discussão.
Amilton, bem que eu queria, mas ele é o único certificado pela BYD da região, então ainda continuo discutindo com ele sobre isso. No fim, vou acabar tendo que ligar diretamente para a BYD e questioná-los sobre essa indicação!
Pois é! Depois que me falou sobre os terminais, fui buscar no YouTube vídeos de pessoas certificados fazendo a instalação, e adivinhe… Todos utilizavam terminais. Cara, não dou sorte com prestadores de serviços. E o pior é que ele é o único certificado em um raio de 150km.