Perda de performance do A/C em alta carga térmica e throttling de recarga AC (Dolphin GS - 100k km)

Olá a todos,

Gostaria da contribuição dos colegas mais experientes no diagnóstico de um comportamento do sistema de gerenciamento térmico (TMS) do meu BYD Dolphin GS (100.000 km).

Sintoma: Em dias quentes (> 30°C de amb.), o sistema de A/C da cabine apresenta perda expressiva de rendimento, sopra ar frio/morno e não consegue vencer a carga térmica em ciclo urbano. Em rodovia, sob fluxo contínuo de ar, a troca melhora e a temperatura da cabine estabiliza aos poucos.

Evento de Alerta: Recentemente, após trajeto urbano em dia quente, conectei o carro imediatamente ao Wallbox (AC) e o painel disparou alerta de gerenciamento térmico da bateria (mensagem que antes só ocorria em carregamento DC). Houve a redução da velocidade de carga de 6,2 kW para 3,2 kW.

Telemetria / Dados do Scanner (coletados logo após o evento de carga térmica):

• Temp. Bateria (Pack): 42 °C

• Temp. Água : 62 °C

• Temp. Motor: 80 °C

Triagem e Verificações Básicas Já Efetuadas:

1. Nível do fluido de arrefecimento: Conforme especificação (ok).

2. Eletroventilador: Funcionando perfeitamente e chaveando em ambos os estágios (o conjunto passou por manutenção recente com substituição das escovas do motor).

3. Lógicas excluídas: Não há falhas elétricas no acionamento do fan, verificado parte elétrica básica de comando, tudo ok.

Hipóteses de Falha Sob Análise: Dado que a bateria e o ar da cabine compartilham o mesmo chiller/compressor elétrico e malha de expansão (com prioridade do TMS para resfriamento da Bateria em detrimento do conforto da cabine):

1. Restrição Física Externa no Condensador/Radiador: Acúmulo de sujidade na colméia dificultando a rejeição de calor. Explicaria a melhora isolada em estrada por fluxo dinâmico, porém não explica a temperatura alta da bateria.

2. Sub-carga/Carga Incorreta de Refrigerante (R134a/R1234yf): Massa de gás insuficiente para atender à demanda simultânea da placa fria do pack e do evaporador da cabine sob alta temperatura.

3. Falha de Atuador/Solenóide de Distribuição do TMS: Válvula de desvio/expansão eletrônica (EXV) travada ou com atuação parcial na linha do evaporador interno ou do chiller da bateria.

4. Degradação/Falha de Comunicação no Módulo do TMS: Erro de leitura de sensores de temperatura/pressão do loop levando a uma estratégia errada de controle de fluxo de refrigerante.

Alguém já enfrentou esse cenário ? Agradeço sugestões.

Segue esquema de resfriamento do dolphin para avaliação de todos.

tenta acompanhar o aquecimento da agua, e a temp de entrada e saida do ar na ventoinha quando em carga, vai dar mais pistas do problema

Problema no ar condicionado (gás?) As baterias da BYD são refrigeradas usando o ar condicionado, pode ser um problema relacionado.

O que diz a concessionária?

Alguma tubulação rígida pode ter sido deformada, restringindo o fluxo do fluído pelo sistema. Nesse caso, o nível do fluído não baixa, porém com menos fluxo tem menor eficiência.

Exato, são duas coisas distintas. O motor e inversor utiliza a refrigeração por líquido de arrefecimento, através do radiador. A bateria e cabine, usa o gás refrigerante do compressor, ou seja, o ar condicionado, que tem o condensador junto com o radiador na frente do veículo. Muito estranho os dois estarem apresentando problema ao mesmo tempo. O motor a 80 graus e líquido do radiador 62 graus pode ocorrer sim, rodando na estrada e andando forte, acima de 120-130km/h, onde exige muito. A bateria a 42 graus também é atípica, já que a partir dos 37 graus a válvula do gás do ar condicionado começa a fluir para resfriar a mesma e, se tiver andando de boa ela tende a baixar rapidinho. Para os dois estarem com problemas ao mesmo tempo, só pode ser um componente comum aos dois, que são os eletroventiladores ou o sistema que os controla. Aí vai um problema crônico em alguns Dolphins, o módulo que controla esses dispositivos (e varios outros), já vi técnico da concessionária chamando de “módulo left” e geralmente ele apresenta a falha de descarregar a bateria de 12v por conta do eletroventilador, aí o carro não liga e levam para a CCS. Uma dica, leva a uma oficina de ar condicionado e pede para o técnico medir a pressão do sistema, tem lá o encaixe e não é diferente de um ar-condicionado convencional. Pergunta, já levou na CCS, está na garantia?

Valeu a todos pelas respostas e pelas considerações até aqui.

Sobre levar na concessionária: prefiro fazer a manutenção por conta própria mesmo, porque já tive experiências bem ruins com atendimento e diagnóstico lá quando mexeram no eletroventilador. Vou deixar essa opção só como último recurso. Tenho estudado o manual de serviço e a arquitetura do sistema do carro e acredito que consigo resolver isso com ajuda de vocês.

Pra essa semana meu plano é o seguinte:

1 - Vou limpar o cofre e passar limpa-contatos nos conectores dos sensores de temperatura e dos transdutores de pressão do ar condicionado.

2 - Na última recarga notei uma vibração/zumbido meio característico vindo do bloco de solenoides do TMS. É um ruído muito característico e quem ja escutou sabe, pode ser a sujeira/impregnação no carretel da válvula ou desgaste no êmbolo. Vou desacoplar as solenoides e testar cada solenoide individualmente pra ver o funcionamento. Possa ser que há alguma válvula do sistema que esquenta a bateria/cabine meio aberta e passando calor para a outra parte do sistema fria. E talvez eu consiga testar o funcionamento das check válvulas.

3 - Vou medir as pressões estática e de trabalho (linha de alta e de baixa) com o manifold pra avaliar a carga de refrigerante.

4 - Vou dar uma inspecionada, visual e por toque, em todas as mangueiras e tubulações do loop de água, procurando vinco, estrangulamento ou qualquer restrição interna que esteja afetando a vazão.

Volto na próxima semana com o resultado.

1 curtida

Boa noite, amigo, tudo bem ? Ja resolveu o problema do seu ar condicionado ?

Estou com um problema no meu, ele nao ligava em dias muito quentes, ligava, saia ar, mas nao gelava, em dias frios funcionava normal, levei na concessionaria e no diagnostico nao descobriram nada de anormal pois o ar estava gelando, hoje com o calor que fez aqui, fui direto na concessionaria e levantaram a hipotese de ser o compressor, foi pedido a peça mas leva-se 15 dias uteis pra chegar, pra ai fazer o teste e ver se é ou nao o compressor.

Coincidencias à parte, depois que mexeram hoje, o ar nem liga mais, nao escuto a ventoinha ou aquele barulho que faz de refrigeraçao do lado de fora do carro, como se o ar estivesse morto, so sai vento do ventilador na cabine, nada demais, agora nem intermitente está mais.

Estou desesperado pois trabalho com o carro como motorista e nao posso ficar 20 dias sem ar condicionado….

Nao sei se meu problema chega a se relacionar com o seu, mas no desespero estou atirando pra tudo que é lado.

Se puder dar uma luz agradeço.

Abraços.