Li as mensagens de todos e parece que a razão do amaciamento são os itens comuns a todos carros (freio, pneus, transmissão, juntas homocinéticas)… e não me furto de fazer as seguintes perguntas:
teremos que fazer 2000km de amaciamento toda vez que trocamos pneus ou pastilhas de freios, ou outro componente listado no fórum?
porque nos carros à combustão não existe este rito se são os mesmos componentes?
Pretendia amaciar durante o Carnaval mas, como só as vendas funcionam neste Carnaval, só vão me entregar o carro na quinta feira e sexta feira tenho viagem de sampa para angra.
Procurei em toda Internet, alguma razão que diga que rodar em velocidade constante e velocidade alta (que no manual não fala de valor), nem a byd tem a informação e nem o manual parece ser confiável (já encontramos vários furos nele).
Alguém sabe como viajar durante o amaciamento pode prejudicar o carro e que velocidade alta seria essa?
Estou considerando ir na maciota … 100km/h no modo eco
@noaceshigh é basicamente não usar o carro no modo Sport nem ir em um Track Day nesse período . Pode viajar tranquilo.
Sobre o período de amaciamento de EVs, as informações que colhi dizem respeito a isso mesmo: freios, pneus, juntas, caixa de redução etc. Não é tão crítico quanto nos carros a combustão como já comentaram aqui, é mais uma precaução em não forçar ao máximo algo que acabou de sair da fábrica.
Outros carros da BYD tem a mesma recomendação, como o Seal, então é uma prática do fabricante mesmo.
Pois é, achei estranho tb. Encontrei uma explicação no Reddit:
"Engenheiro aqui. O período de amaciamento é o que define o desgaste inicial nas peças, e como o desgaste acelera ao longo do tempo exatamente do mesmo jeito, esse desgaste inicial das peças vai definir o desgaste final mesmo depois de 160k rodados.
Eles querem que você continue subindo e descendo na faixa de rotações para garantir que as peças do motor, especialmente os principais rolamentos, desgastem uniformemente."
Parece que o carro ganhou potência, depois dos 2 mil km. No modo eco, eu achei mais esperto que o creta, agora que posso usar o modo sporte, prefiro andar no eco. No modo Sport, fica rápido demais.
É basicamente uma “garantia” da fábrica pra si mesma. Se algum componente estiver mal colocado, tiver alguma trinca ou falha de fabricação, com esse rito a montadora força o motorista à não forçar seu carro nos primeiros km(por mais que seja um exagero 2k km). Mas é uma forma de se protegerem e do proprietário acompanhar a evolução do carro em caso de problemas. Em vez de fritar algum circuito ou cair uma roda, a pessoa vai sentir cheiro de queimado ou sentir o carro vibrando e puxando pro lado.
Pessoal, perdão por ressuscitar esse tópico novamente. Mas é o seguinte: Peguei meu Dolphin Mini segunda na concessionária (trabalho como motorista de APP). Hoje (13/03) ele já está com 550 km com uso 98% urbano (só peguei 15km de trecho de estrada). Estou andando somente no modo ECO pra seguir as informações do manual sobre amaciamento. Só que amanhã terei que me deslocar uns 160km por questões familiares (outra cidade) e temo que ficarei pelo menos uma hora andando á 100km/h. Será q isso vai ser ruim para o amaciamento? Ou posso ir sem neura? O que acham?
@abnobre Pode ir sem neura. A principal restrição no período de amaciamento é não usar modo Sport com acelerações rápidas, pois as engrenagens e rolamentos ainda então se acomodando.