Período de Amaciamento é até 2000km

Assim como alguns carros a combustão os elétricos também precisam amaciar o motor.
Conforme o manual do usário o período de amaciamento do motor elétrico e da transmissão ocorre nos primeiros 2 mil km. Recomenda-se fazer este amaciamento no modo “ECO”.

A vida útil do carro será prolongada de forma efetiva ao dirigir de forma estável, evitando dirigit em alta velocidade

Evite pressionar o pedal do acelerador até o final

evite velocidades excessivas

Não dirija o veículo em velocidade constante por muito tempo, seja em alta ou baixa velocidade.

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Então não pode ligar o piloto automático, digamos em 80km/h por 50 ou 60km?

Evite conforme escrito no posta anterior , são só 2.000 km para amaciamento depois, use da forma que quiser

Alguém sabe tecnicamente o motivo do período de amaciamento? Quais componentes precisam ser amaciados e porquê?

Fiz essa pergunta na retirada do carro. Falaram que não havia amaciamento .

Mas na prática tem sim, especialmente os freios. Até se formarem as ranhuras entre o disco e o freio (uns 100km).

É mais comum falar em amaciamento em partes móveis do carro (e felizmente esse carro não tem muitas)

No manual do fabricante existe uma capítulo somente para este tema, e SIM tem que ser feito o amaciamento de 2.000 km do veículo, veja não é o vendedor da concessionária é o manual do fabricante, o meu está com 6.000 km e realizei o amaciamento conforme descrito

Encontrei um vídeo falando sobre o amaciamento de um Tesla. Nele, explicavam que o amaciamento que deve ocorrer é nos pneus e freios. Na concessionária da BYD também me falaram que não existe amaciamento de carro elétrico e que não é necessário.

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Então fala pro “especialista” da concessionária avisar a BYD que ele sabe mais que o fabricante, e pede para eles mudarem o manual do carro.

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A gente fala, mas a galera quer ignorar o manual emitido e homologado pelo Fabricante porque o vendedor da concessionária falou que não precisa, @julio vai entender essas coisas rarsrs

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Pois é @Marcelo.Andrade, a BYD está crescendo muito rápido e tem aparecido gente de concessionária, até da parte técnica, falando um absurdo atrás do outro.

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Da parte técnica que ainda tenho um certo receio… será que as primeiras revisões serão feitas de fato como devem ser? Enfim… se fizerem errado ai é problemas deles… mas pro consumidor é dor de cabeça…

Em contato com o suporte BYD via telefone, a atendente me informou que o manual possui informação oficial e que as concessionárias que estão passando informação de que não é preciso amaciar estão erradas. Perguntei quais componentes precisam ser amaciados e a atendente respondeu que são o motor e a bateria. Expliquei para ela que trabalho com motores elétricos e que nunca vi ou ouvi falar de amaciamento de motor elétrico e que queria informação técnica sobre o amaciamento do motor e da bateria. Ela pediu para enviar e-mail para eles consultarem a engenharia. Assim que responderem, coloco aqui.

Creio que o amaciamento refere-se aos componentes mecânicos, como engrenagens da caixa de redução e junta homocinética.

Também acredito que tenha a ver com componentes mecânicos, mas a atendente da BYD afirmou ser por causa do motor e bateria. Vou buscar a informação oficial junto à engenharia da BYD.

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Alguma nova informação em relação ao amaciamento? Como já comentaram, motores elétricos não precisam de amaciamento já que não tem partes móveis com atrito (como é o caso do contato cilindro pistão em motor a combustão).

Acho que a dúvida vem mais à tona agora com o primeiro vídeo de longa duração do Dolphin feito pela Quatro Rodas. Estou genuinamente curioso.

Edit 1: Enquanto a informação não vem, achei esse artigo interessante da CNET, em inglês: How to break in your new electric car - CNET

Edit 2: O período de 2000 Km é longo em relação aos carros a combustão, que geralmente requerem cerca de 500 a 1000 km de amaciamento. A única explicção plausível até agora, na minha opinião, é em relação aos freios, que, esses sim, precisam de amaciamento. Como o carro elétrico tem regeneração, o uso menos frequente dos freios explicaria a quilometragem alta.

É só uma opinião, não pesquisei.
O motor elétrico DC precisa sim de amaciamento, provavelmente tem as escovas de Carvão que demoram bastante a assumir o formato do coletor, acho que por isso a km de amaciamento tão alta. Além de outros componentes que você mencionou.

Uma observação motores elétricos usados em automóveis não possuem escovas. E são de corrente alternada

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Blz.
Valeu o esclarecimento.

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O motor não precisa de amaciamento, mas tem uma caixa de redução com engrenagens e outras peças móveis como rolamentos e juntas homocinéticas.

Em teoria, rolamentos de esferas ou rolos usados em carros, bem como as engrenagens de reducão e a junta homocinética não precisam de amaciamento.

Mesmo que precisasse, 2000 km é excessivo.

Acho que no fim é segurança extra e trechos aproveitados de outros manuais. Consultei o manual do híbrido BYD Song Plus onde também constam 2000 km de amaciamento. Não existe razão técnica pra um híbrido com motor a combustão ter o mesmo período de amaciamento de um carro totalmente elétrico.