Pés de Barro (ou Pés de Sabão)

Com um pneu condenado, e outro já namorando o TWI, resolvi trocar os 4 pneus pelo Yokohama GT AE51, considerado o melhor no comparativo que eu havia feito de pneus para o Dolphin Plus (“put your money where your mouth is”, diriam os americanos…).

Não senti diferença no ruído, e até achei o novo pneu não tão macio quanto o original, mas o grip, meus amigos, quanta diferença! Uau! Nunca antes na história desse país eu tinha trocado os pneus de um carro e sentido diferença no grip, mas agora…

É realmente impressionante a diferença. E para sair do terreno do subjetivo, cito o que aconteceu em dois trechos do meu cotidiano:

  1. Há uma rua em que sempro faço uma conversão passando por sobre uma ciclo-faixa emborrachada - toda vez rangia, como no estacionamento de CGH, e em dias de chuva chegava a dar uma derrapadinha de lado. Agora, já testei na chuva, nem barulho nem derrapada.

  2. Pego sempre uma valeta que fica numa curva ascendente (uns 10 graus), e se saía da valeta com o pé no acelerador, uma roda quicava e destracionava, aprendi até a entrar na valeta na inércia, sem os pés no pedal, e só acelerar depois de as 2 rodas passarem para isso não acontecer. Com os novos pneus, nada disso acontece, posso passar pela valeta acelerando e o grip se mantém.

O carro se mostrou mais divertido no modo Sport, ele passa a destracionar muito menos, pena que eu já esteja velho para apreciar isso, ando 100% no Eco…

Bottom line, sinto muito mais segurança agora, especialmente nesses dias de chuva, onde o golfinho nunca se comportou realmente bem.

E é triste nossos golfinhos chegarem para nós sobre esses pés de barro, ou pés de sabão - os pneus originais definitivamente não estão à altura da qualidade - e do potencial dinâmico - do carro.

Se eu fosse comprar um golfinho hoje, tentaria negociar com a CSS para darem um desconto e venderem sem os pneus (pneu de carro zero é considerado pneu zero?), então apareceria com 4 Yokos ou 4 Michelins para calçarem, um carro fantástico como o nosso não merece o pneu com que vem. :frowning_face:

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Boa Truc.
Quanto custou os novos?

E sobre o original ter chegado perto do TWI, vc andou quantos km?

E as medidas do Yokohama GT AE51 são as mesmas do original ou conseguiu aumentar um pouco o perfil?

@bgbraga usei o mesmo perfil, achei que se usasse outro podia impactar velocimetro, abs, etc. Custaram $940 e estou com 15.000km. Os de trás ainda tinham uma rodagem, mas optei por trocar tudo, acho mais seguro.

A pergunta mais específica: Qual a versão do Dolphin , e quais as medidas dos pneus.
Obrigado !

Dolphin Plus - 205 50 R17.

Mas com 15 mil km chegou perto do TWI seu pneu?
O meu tem 13 mil e parece novo…

Os da frente estavam perto do TWI nas bordas, os de trás estavam na meia-vida.

Vc anda 100% no eco e com 15mil acabou com 1 par de pneu? Tem algo errado aí, não tem não? Se fosse só no sport talvez com uma direção muito agressiva acabaria o par da frente com os 15mil… ou tem algo errado com seu alinhamento… cheguei no 44mil com meus pneus antes de ganhar uns seminovos da css por engano. E acho que ainda rodava uns 10mil antes de ter que trocar, e eu tenho um pouco de pé pesado, então estou bem surpreso do seu pneu ter durado só isso…

Obs:até os 44mil, fiz rodízio a cada 10mil.

Então vamos ter que aguardar o próximo a trocar do GS para nos mostrar qual é o melhor custo x benefício, pois a especificação é bem diferente né ?

Valeuuu !

@Roluber eu não disse que o par estava acabado, mas não fui claro também. O que ocasionou a troca como eu disse foi um pneu condenado, pois rasgou, não foi o desgaste. Os dois pneus da frente estavam desgastados nas bordas o que é normal, o rodízio seria uma solução se um não estivesse perdido. Aproveitei a perda de um pneu para fazer o que já queria há tempo, que era colocar pneus melhores. @PauloZ essa não foi uma decisão que tinha o melhor custo-benefício emvista, foi uma decisão que me deixou mais seguro e feliz.

Ah ta. Me atentei mais ao perto do twi do que ao pneu condenado, e tambem a menção ao twi meio que deu a entender pra mim que um pneu estava condenado por causa do twi :sweat_smile:. Valeu por esclarecer e compartilhar a opinião sobre os pneus novos :smile:

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19 mil aqui, os 2 da frente ja tão morrendo tmb, eu queria pegar os proprios para eletrico da Hankook, mas nao estou achando mais a venda. Estou entre esse Yokohama ai e o Michelin que custa até um pouco menos.

Quanto mais eu ando com esses pneus novos, mais claro fica o trade-off: você perde em conforto para ganhar em aderência, menos filtragem das irregularidades do piso e mais segurança e esportividade (mesmo que involuntária) na condução. O golfinho fica mais alemão com esses pneus, para o bem e para o mal. :grinning:

940 cada, né?! Ou o par? Você se importaria de compartilhar onde comprou? Eu estou na mesma situação que você e estou pensando em trocar todos, também.

Outra perguntinha, se não se importar: você guardou algum dos originais para servir de estepe?

Ops. Mais duas perguntinhas, sem querer abusar: onde você fez a troca? Numa concessionária ou numa garagem especializada? Alinhamento e balanceamento e cambagem ou alguma combinação desses?

Marcello, o preço é por pneu. :sob: :sob: :sob:

Comprei e troquei na Kadu Rodas na Lapa, mesmo local onde reparei a roda (reportado aqui) e que por boa coincidência são distribuidores Yokohama. Fizeram balanceamento tb, não achei que precisava alinhar… Esse pneu não serve como estepe, é muito grande pro baú do porta-malas, passei pra frente.

Tem que ligar um dia antes para pedir o pneu, eles não têm em estoque.

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Importante, comentei a troca com o gerente da CSS e ele me disse que já recebeu mensagem sa BYD de que a troca por pneus equivalentes de outras marcas não afeta a garantia. Meio óbvio, mas é bom ter confirmado.

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Pneu desgastado em ambas bordas é utilizar com calibragem baixa, se for em apenas uma, interna ou esxterna é carro fora de geometria.