Piloto automático consome mais?

Pessoal, alguém já fez o teste real ?

com o piloto automático ligado praticamente todo o percurso o carro consome mais ou consegue ser mais econômico ?

A resposta é dinâmica: depende de como você dirige versus como o motorista que está no carro à sua frente dirige… se você é pé de chumbo e o cara na frente vai de boa, você vai mais devagar e vai economizar. O vice-versa tb se aplica.

Acho que ele tá falando do cruise control e não do adaptative cruise control…

Minha experiencia com os carros todos até hoje é que o CC é mais eficiente que o pé, a uma mesma velocidade média…

Lembrando que durante o período de amaciamento o manual reccomenda não usar velocidade constante por muito tempo.

Falo com o cc adaptativo ligado mesmo… é melhor, em geral, do que no pé ?

Mas só o dolphin plus tem isso… e a resposta depende do transito à frente.

1 curtida

No piloto automático o carro não regenera a carga.

Uma coisa que eu percebi é que quando estou no ACC o carro praticamente não regenera em decidas, fica sempre na casa de -2kw a -4kw e quando estou dirigindo no pé passa de -8kw no mesmo tipo de decida, isso no modo de regeneração standard.
Sendo assim, acredito que quando estamos viajando em estradas com bastante retas e pouca variação de elevação, o ACC deve ser mais vantajoso, até porque são condições de pista que a gente tende a pesar um pouco mais no pé. Já em estradas com muito sobe e desce e com mais curvas o ideal será o ACC desligado.

1 curtida

Acho que ele faz isso pra não perder momento linear.

Pensei que poderia ser isso em um primeiro momento, mas ele geralmente embala em decida e ganha velocidade, então não faria muito sentido. Outra coisa que percebi ontem enquanto viajava, se ficar com o pé bem de leve em cima do freio durante uma descida, ele regenera as vezes 3x mais do que só no embalo.

1 curtida

Isso, são duas faces de uma mesma moeda. Quanto mais vc tá regenerando, mais vai ter que gastar energia pra retomar. Por isso acho que o piloto automático acaba sendo mais eficiente em uma mesma velocidade média.

Mas é puro achismo meu…

Eu levo isso em consideração também… mas eu coloco o pé no freio para o carro manter 110km/h 120km/h na descida, não mais que isso. manter mais que isso faria o carro subir um pouco mais na próxima subida, mas tem um outro ponto. passou de 130km/h o nivel de regeneração reduz. não sei porque, talvez como proteção ao motor.

1 curtida

O consumo de combustível possivelmente deve ter uma relação muito maior com o quanto você acelera do que com o quanto você freia. Tanto a aceleração ( conversão de energia química em energia cinética ) quanto a frenagem ( conversão de energia cinética em energia química ) possuem uma eficiência inferior a 100% . Então, teoricamente a maior economia de energia química possivelmente acontece em um cenário onde a velocidade do veículo é maior ao final das descidas e menor ao final das subidas, não a uma velocidade constante. No meu ponto de vista tanto o ACC quanto o ICA são itens de conforto. Um condutor humano que vise a eficiência e a segurança provavelmente terá um desempenho bem melhor que esses itens tecnológicos que ainda estão longe do ideal por sinal.

1 curtida

Eae Lucas!

Cara, do ponto de vista da transferência de energia, eu concordo que o humano possa ser mais eficiente que o piloto automático sim, mas faço uma observação: se mantiver a premissa de que o tempo de viagem deveria ser o mesmo (ou seja, velocidade média do piloto automático igual a média das velocidades que o condutor humano irá impor ao veículo), a tendência é que naturalmente o humano ultrapasse a velocidade média do CC e, naturalmente, durante esse período tenha perdas aerodinâmicas maiores também. Como a perda energética pelo atrito com o ar não é linear, é possível que a integral da função gasto energético vs. velocidade vs. distância também seja maior quando se varia a velocidade. Sacou?
Não sei se ficou claro dessa forma…