Olá pessoal!. Estou com meu Dolphin GS há quase 1 mês e até o momento gostando muito do carro, no entanto, o piloto automático está se mostrando pouco confiável. Primeiro: ele não mostra em qual velocidade ele está programado quando é selecionada a tecla SET no volante. Isso é ruim, mas dá pra engolir. Segundo: Uma vez programada a velocidade, em subidas ele chega a perder 4km/h e nas descidas (não muito inclinadas) também ganha em torno de 4 km/h. Ou seja, se passar em um radar tem grande chance de levar uma multa. Sempre utilizei o piloto automático do meu Cruze justamente pela precisão, ficando muito tranquilo em rodovias com muitos radares, mas no Dolphin isso é impossível. Toda hora tenho que ficar conferindo se não passou muito do programado. Alguém tem o mesmo problema? Como é isso nos outros veículos da BYD?
Ele não mostra a velocidade no canto superior direito quando ativado? No Dolphin Plus essa informação fica o tempo todo lá, verde quando está ativo e cinza quando desativado. No caso aparece apenas o valor mesmo, sem nenhum outro indicativo como 100km/h
mostra só 100
mesmo e boa.
Acho que no modo ECO ele meio que aceita perder um pouco mesmo, mas geralmente não chega a tanto, coisa de 1-2km/h até recuperar.
A função de controle de velocidade máxima faz parte do ACC, que o GS não tem.
Qual ano/modelo era o seu Cruze? Acho que de 2018 pra frente ele tinha ACC em algumas versões, não?
Edit: incluindo foto do painel
Olá! Meu Cruze é o 2018. O controle de Cruzeiro do Dolphin tem o mesmo comportamento impreciso tanto no modo ECO como no SPORT. O limite mínimo para ativar o ACC é a partir de 40 km/h. Inclusive, já ativei o ACC a 50km/h em uma subida e o carro perdeu tanta velocidade que chegou abaixo dos 40Km/h e o ACC desarmou. Levei o maior susto, porque o carro começou a parar e tinha carro vindo atrás. Muito ruim. O que mais me espanta é um carro a combustão ter um controle muito mais preciso de velocidade que um elétrico, sendo que o controle do motor elétrico é muito mais simples e preciso que do motor a combustão. Amanhã vou confirmar se aparece a velocidade programada no canto superior, mas creio que não. Abraços!
Incluindo a foto do painel com o CC ativado. Não mostra a velocidade programada.
Nao aparece, tb tenho um GS e ja reparei nisso.
A variacao de velocidade para radares nao me preocupa pois vc tem a margem dos 10%.
Mas é realmente chato de “setar” a velocidade em casos de descidas e subidas, pois quando ele comeca a perder velocidade na subida ai vc vai e aumenta pelo botao para compensar e manter a velocidade desejada, quando volta para o plano ou descida aumenta mto a velocidade pois vc nao sabe o quanto foi o aumento ja que naontem visor da velocidade programada assim vc acaba desligando e utilizando somente em estradas planas.
Perdão o purismo, mas o GS não tem ACC (Adaptive Cruise Control), ele tem o controle de cruzeiro convencional, que “apenas acelera” o carro até uma velocidade e para de acelerar quando chega nessa velocidade.
Está estranho isso aí, mesmo não tendo ACC, deveria manter a velocidade definida ou pelo menos ficar muito perto disso.
Seu Cruze deve ser o que tem ACC então, por isso a diferença que se nota ao limitar a velocidade.
O ACC, do Dolphin Plus, não tem esse problema não. Eu uso o tempo todo, e não tenho esse problema não.
Sério isso? Aí é complicado.
Fui até caçar no YouTube e acho que tenho uma hipótese para essa perda de velocidade. Inclusive ele reclama disso também aos 8:10…
Dado que você não tem a informação da velocidade definida, é difícil saber quanto de fato perdeu. Pelo vídeo, me parece que você fica limitado a “travar” a velocidade atual, aí pode haver uma variação de velocidade quando é “travado”.
Outro ponto interessante é que no controle de cruzeiro convencional o modo de regeneração faz diferença. Então talvez deixando na regeneração mais alta pode ser que ajude no controle da velocidade máxima.
Mas, de fato, bem ruim essa experiência do controle de cruzeiro do GS…
Realmente essa funcao “automática” é bem ruim em situacoes de estrada em perímetro urbano onde há alteracoes de velocidade, onde o botão esquerdo de aumentar e diminuir nao serve pra nada ja que vc nao sabe pra qual velocidade esta indo. Vc acaba tendo que desarmar e setar no pé novamente, dessa forma é melhor ficar no pé o tempo todo. Outro ponto é que nao vi eficiência energética em manter o controle de cruzeiro ligado vs desligado, tenho ate a sensacao que desligado regenera mais em descidas.
Ps: Ainda nao fiz viagens longas, mas pego bastante rodovia para circular a cidade ao inves de passar pelo meio da cidade
Correto, não é ACC. É só CC.
Meu Cruze não tem ACC. É só controle de cruzeiro comum mesmo. Mas é muito preciso.
Eu sempre olho para o velocímetro ao apertar o SET e gravo de memória o valor que estava. Daí pra frente vou comparando com a velocidade atual e sempre varia muito, conforme comentei. Me parece que a solução pra isso é puro software. Só não entendo porque a BYD não resolve logo isso..
Concordo contigo … somente uma simples atualização resolveria.
O fato de não mostrar a velocidade setada é horrível!
De fato, é algo que pode ser facilmente incluído em uma atualização de software. Mas eu não contaria com isso, infelizmente. A BYD pena pra resolver coisas simples e quando resolve 1 problema causam 2 novos…
Eu ja tive um Dolphin GS e ele se comportava deste jeito, principalmente no modo ECO, segura na subida e perde velocidade na descida e pode passar um pouco na decida (± 4 km/h). Se tiver setado na velocidade maxima da pista, nao ha risco de multa. Agora tenho um Plus que segura a velocidade maxima exata na descida, mas em vez de segurar suavemente fica dando brecadinhas pulsantes chatas. Entao nao gostei de nenhuma das formas, pois deveria segurar suavemente na descida, ou mesmo deixar passar um pouco como no GS, ou melhor poderia ser programavel.
Não sabia que o PLUS era assim. Ainda acho que a BYD poderia resolver facilmente esses problemas fazendo uma atualização no software. Esse carro tem tanta coisa que poderia melhorar apenas no software. Enfim, nada é perfeito.
Quando eu falo que a BYD não tem consistência nenhuma eu falo disso.
O meu Dolphin Plus é bem suave nessas frenagens pra manter velocidade. Já o lane keeping é uma lástima, melhorou bastante na OTA, mas ainda é pior que um motorista bebado.