Já planejaram alguma viagem pelo aplicativo ABRP? Eu tentei fazer alguns planejamentos, mas não correspondem ao consumo real do carro. O veículo acaba consumindo mais do que o previsto. Já ajustei algumas configurações, mas, mesmo assim, os valores ainda não estão correspondendo.
Fala mais sobre a divergência que encontrou. O que não corresponde?
Basicamente, quanto maior o valor que você define em “Reference consuption”, mais conservador será o ABRP. O melhor é colocar algum valor aproximado da sua realidade. Eu uso 180 como referência, pq já conheço o que consigo fazer com o gs na estrada.
Mas confesso que não gosto muito do planejamento criado pelo ABRP. Uso bastante o plugshare para ver as avaliações dos usuários e distâncias, pq como conheço a autonomia que consigo fazer, vejo quais eletropostos consigo chegar sem problemas.
Eu também uso o plugshare.
Sei que no Plus faço entre 380 e 390 km tanto na cidade quanto na estrada (na estrada acho até maus fácil ter essa autonomia do que na cidade pq onde moro tem muito morro).
Ai no plugshare marco pontos de carregamento entre 200 e 300 km um do outro.
Sempre marco a opção A que vou parar primeiro e se der ruim a opção B.
E se der ruim ai de opção C tenho o carregador portátil ou reboque kkk
Geralmente faço assim.
Se o destino sempre sem opção A e B de carga rápida e nos comentários do PlugShare o pessoal está conseguindo carregar, viajo de boa.
O consumo de referência do carro é bastante importante para a precisão do plano, porém é preciso levar em conta que o ABRP planeja de acordo com os limites da via. Se tiver uma via de 50km/h no caminho, ele vai considerar que você vai andar nesse limite, se andar a 80km/h vai ter divergência.
Eu fiz apenas 1 viagem longa até agora onde usei o ABRP e o planejamento dele foi extremamente preciso. Na real ele foi até mais conservador. Eu tenho um OBDII e peguei o teste de 14 dias para essa viagem, o planejamento dele para o primeiro ponto era chegar com 32%, cheguei com 40% e, como estava conectado, ele ia ajustando durante o trajeto. Pra ter uma ideia, pra fazer Águas de Lindoia até o Rio de Janeiro, a previsão era de 2 recargas, eu fiz com 1 recarga em cheguei com 23%. Andando sempre a 100-110km/h, exceto onde o limite era mais baixo, alguns trechos são de 60-80km/h, nesses casos eu me permitia andar um pouco acima.
Quando eu fiz essa viagem eu combinei os dados do PlugShare com o planejamento do ABRP. Peguei os pontos de recarga que ele sugeriu e fui observando os pontos que tinham antes da sugestão, pra ter uma margem de segurança. No final a viagem acabou sendo bastante tranquila.
Vou me atentar ao consumo de referência (Reference Consumption) e ajustar para uma porcentagem maior até encontrar uma métrica que se aproxime mais da minha realidade de uso. Admito que até agora não mexi nessa configuração e deixei no padrão.
O padrão do app para o Dolphin Plus é 185kw. Então o que deve estar variando é o consumo mesmo.
Então, o padrão no ABRP vem em 178. Eu coloquei mais 10%, o que dá 195. Mas, como você está me passando esse 185 agora, vou testar com 185 para ver como fica. Vou fazer um trecho de 200 km agora e já testo. Obrigado pela informação!
Lembrar de alterar também a velocidade. Eu uso 120 ou 130%, aí ele fica bem próximo do meu consumo. Pq os limites das estradas aqui são todos 80km/h mas ninguém anda a 80, não tem como, é até perigoso uma carreta passar por cima.
Então, pelo menos na minha região tem que fazer esse ajuste se não ele considera 80km/h e erra muito no cálculo
Lembrando também que tem 2 ajustes de velocidade, um deles a velocidade de referência, em porcentagem, relativa à velocidade da via. O outro a velocidade máxima absoluta.
Nesse cenário, 130% de 80km/h = 104km/h. Mas caso pegue uma via com limite de 110km/h, é possível deixar o limite máximo em 120km/h, por exemplo, para evitar que ele planeje a viagem a 140km/h (110*1,3).
É verdade. Mas aqui no RN existe via de 120 não, infelizmente. No máximo a 101 é 100km/h. Mas vale a dica aí mesmo.