Muito obrigado! Meu antigo fiesta tinha um controle de temperatura interno da cabine melhor q do dolphiin plus.
Uma outra sugestão tambem: “Modo Stealth” ou “Modo Camping/Sentinela Climático”
Funcionalidade desejada: Um modo que permita manter o carro com sistemas essenciais ligados (climatização e gerenciamento térmico da bateria) mas completamente discreto, sem nenhuma indicação visual de que está ativo.
Como funcionaria:
Manter ar condicionado funcionando
Manter sistema de arrefecimento/aquecimento da bateria ativo
SEM luzes externas (DRL, luzes de posição, etc.)
SEM luzes internas (painel, multimídia podem desligar ou escurecer)
SEM sons/bipes de aviso
SEM limite de tempo (diferente dos atuais 15-30 minutos do app)
Casos de uso práticos:
Praia/camping: Deixar o carro climatizado por horas enquanto está na praia
Espera longa: Aguardar alguém mantendo conforto térmico sem chamar atenção
Pets: Manter temperatura segura para animais sem atrair curiosos
Proteção da bateria: Em dias extremamente quentes/frios, manter a bateria em temperatura ideal durante estacionamento prolongado
Diferencial da solução atual: Hoje o controle remoto pelo app tem limitações:
Tempo máximo de 15-30 minutos
Precisa renovar constantemente
Às vezes mantém luzes acesas
Não é verdadeiramente “invisível”
Sugestão de implementação:
Acessível por senha/PIN especial para segurança
Opção no app BYD e/ou comando na multimídia
Configurável: escolher quais sistemas manter ativos
Mostrar consumo estimado de bateria por hora
Notificações no app sobre status e bateria restante
Isso seria especialmente útil no clima brasileiro, com temperaturas extremas, e diferenciaria a BYD como uma marca que pensa no conforto e praticidade real dos usuários.
Nota de segurança: Obviamente com avisos sobre não deixar crianças/pets sozinhos e monitoramento via app.
Hi Augusto,obrigado pela sua explicação de outra perspectiva. Entendo seus sentimentos. Muitos usuários relataram esse problema. Se eu fosse um consumidor, também ficaria muito irritado.
“Limitador de Potência Configurável” ou “Eco Power Limiter”
Funcionalidade proposta: Sistema que permite ao motorista definir um limite máximo de potência (kW) que o motor pode entregar, similar ao limitador de velocidade, mas para potência de aceleração.
Como funcionaria:
Configuração básica:
Permitir setar limite de potência (ex: 20kW, 30kW, 50kW)
Mesmo pisando mais fundo, o carro não ultrapassa o limite configurado
Liz! Primeiro muito obrigado por estar participando de um debate para melhorias dos veículos, algo inédito pra mim que sempre fui cliente da Toyota. Meus carros são o DOLPHIN plus e o SONG PRO desconheço acesso direto pela central do Waze e Google maps. Acho que na concessionária também não sabem informar deste acesso nativo.
Hi Maheidem,Se você estiver disposto a fazer isso, seria um ótimo gerente de produto, muito atencioso. Lançaremos um recurso chamado “Modo Pet” este ano, e suspeito que também precisaremos de um “Modo Descanso”, que manterá os recursos essenciais ativados enquanto todas as luzes são desligadas. No entanto, o momento certo para esses modos de cena ainda precisa ser discutido, pois afeta a duração da bateria. Além disso, nossos usuários parecem muito preocupados em não chamar a atenção enquanto estão no carro, e estou me perguntando se há outras considerações, como a segurança.
hahaha Obrigado! Trabalho na area de tecnologia e projetos, então isso pra mim é parte do meu dia a dia. Se achar que eu realmente posso ajudar estou a disposição para conversar.
segue mais umas ideias que me fazem falta:
1. Lane Keeping com Offset Configurável
Problema atual: No Brasil, motos passam constantemente entre as faixas (corredor). Com o Lane Keeping centralizado, o carro fica muito próximo às motos, gerando insegurança.
Solução proposta:
Offset ajustável de posicionamento na faixa
Similar ao ajuste de distância do ACC, mas para posição lateral
Opções: Centro | Levemente à Esquerda | Levemente à Direita
Ajuste fino: -30cm até +30cm do centro
Interface sugerida:
Lane Keeping - Posição na Faixa:
[<-----|--●--|-----]
-30cm 0 +30cm
Predefinições:
- Corredor Livre (centro)
- Trânsito com Motos (20cm à direita)
- Personalizado
2. ACC com Modo “Anti-Fechada” para Baixa Velocidade
Problema atual: Em engarrafamentos brasileiros, o ACC mantém distância segura mas isso permite que outros carros “fechem” constantemente, tornando o sistema frustrante.
Solução proposta:
Modo “Trânsito Urbano Brasileiro”:
Ativo apenas abaixo de 15 km/h
Reduz automaticamente distância para nível mínimo
Reação mais rápida ao movimento do carro da frente
Retorna ao modo normal acima de 15 km/h
Comportamento sugerido:
Velocidade < 15 km/h:
- Distância: Automático MÍNIMO
- Aceleração: Resposta RÁPIDA
- Objetivo: Manter espaço fechado
Velocidade > 15 km/h:
- Retorna às configurações normais do usuário
- Transição suave
Configuração no sistema:
Ativar Modo Engarrafamento (Anti-Fechada)
Velocidade de ativação: [5-20 km/h]
Agressividade: [Suave | Normal | Assertivo]
Justificativa para o mercado brasileiro:
Essas adaptações são ESSENCIAIS aqui porque:
Motos no corredor são realidade em TODAS as cidades
Motoristas agressivos interpretam distância segura como “convite” para mudar de faixa
Sem essas adaptações, muitos desativam o ADAS por frustração
Aumentaria drasticamente a adoção e satisfação com os sistemas
Benchmark:
Mercedes tem offset no Lane Keeping em alguns modelos
Nenhuma marca oferece ACC adaptativo para trânsito agressivo brasileiro
Isso tornaria a BYD líder em adaptação local, mostrando que a marca realmente entende e se importa com as particularidades do nosso trânsito!
Outros proprietários concordam? Quantos já desligaram o Lane Keeping por causa das motos?
Hi Christiano,Infelizmente, a BYD irá gradualmente descontinuar o aplicativo de navegação de fábrica, à medida que mais usuários se acostumarem a usar o Google Maps e o Waze. Só podemos usar esses dois aplicativos de mapas na tela de controle central. Em relação ao seu problema, prestarei atenção em quantos usuários ainda usam conexões com fio para CarPlay e Android Auto, e por quais motivos.
Olá Liz! Obrigado por estar aberta a sugestões! Então vamos lá…
Adoraria ter perfis de condutores que salve configurações de áudio, climatização, bancos e espelhos. Meu carro é usado por outras pessoas e seria legal ter as preferências de todos guardados
A o agendamento de recarga poderia permitir agendamentos por localização, por exemplo: “recarga agendada apenas em casa/trabalho”
Possibilidade de limitar o estado de carga máximo de recarga da bateria. Nem sempre quero carregar o carro até 100%, especialmente quando ele vai ficar muito tempo parado
Possibilidade de limitar a corrente máxima de recarga AC do carro, nem sempre preciso carregar nos 6.6kW que o carro suporta. Adoraria optar por carregar mais lento, inclusive se plugar em um local com instalação que não conheça e queira me proteger (meu volvo permite isso e eu adoro carregar lento!). Disponível na tela do carro e no App
Botão iniciar/parar recarga na tela e no App, especialmente quando um App de recarga parar de funcionar e eu ter outra forma de interromper a recarga
Um computador de bordo completo, com distância percorrida, eficiência no trajeto (em kWh/100km), energia (kWh) consumida, velocidade média e tempo. E os mesmos números “desde a última recarga”
(Não sei se entra no seu time) A possibilidade do carro, enquanto conectado a uma estação de recarga AC, condicionar a cabine com energia da estação de recarga no lugar de usar a energia da bateria
Precondicionamento da bateria. Quando o carro for navegado (pelo GPS nativo) para um carregador DC, no caminho o carro devia condicionar a bateria para a sua melhor performance de recarga.
Obrigado por ouvir Liz! Não são todas as minhas observações, mas o que mais lembrar eu adiciono
Este recurso existia na versão anterior. Na 1.5 (Dolphin Plus) passou a não desligar o backlight da tela.
É válido quando estamos estacionados a noite e só queremos por ex ouvir música ou simplesmente dormir no carro com o Ar Condicionado ou Bancos aquecidos ligados.
Hi Sobrecarregado,Recebi todas as suas sugestões e elas são muito claras. Estou curioso sobre seus motivos para comprar BYD (é só uma brincadeira), porque vi as sugestões que você mencionou sobre os novos modelos da Volvo. Eles fizeram um ótimo trabalho nesse sentido e vale a pena aprender com eles.
Um elemento importante que esqueci de pontuar é a ausência de luz de leitura na parte de trás para os passageiros. Por ter o teto escuro, aquela parte de trás do Mini fica horrível, principalmente para quem tem crianças e pessoas idosas.
@Liz2025 adicionando às minhas sugestões anteriores.
Ao desligar o carro manter a multimídia ligada até abrir a porta do motorista. Muitas vezes paramos o carro em frente ao destino e ficamos algum tempo dentro do carro, se desligar o carro antes, para a música/podcast, por exemplo.
Exibir o resumo da viagem por um tempo maior, ou mesmo na multimídia. Quando desligo o carro em uma rua movimentada, o resumo da viagem aparece por um período muito curto, se o alerta de ponto cego é ativado, ele sobrepõe o resumo, ou mesmo se a porta do passageiro é aberta ele some e perdemos essa informação. Eu uso demais esse recurso para monitorar os dados de viagem, dado que não temos aqueles dados detalhados que mencionei antes. A exibição na multimídia poderia ser como um popup ou um modal com os dados da viagem, dessa forma não perderíamos essa informação caso algum alerta precise se exibido no painel de instrumentos principal.
Melhor visualização no layout minimalista. O Dolphin Plus tem um layout minimalista para o painel de instrumentos, que é bem mais bonita e funcional que a padrão (inclusive tem melhor contraste). Porém essa visualização perde informações relevantes como intensidade de regeneração e temperatura externa, e preserva informações “inúteis” como aquele “OK” que é exibido persistentemente e não nos diz absolutamente nada.
Tenho um Volvo (com Android Automotive OS/Google Built-in) e um BYD em casa, gosto de ambos!
Decidi comprar um BYD por gostar do produto, sempre os achei bem feitos e com custo/benefício maravilhoso, fora a vontade de testar algo novo e o meu entusiasmo por carros puro elétricos. Preciso falar, é de longe um dos melhores carros que já tive, mas desde cedo (antes de comprar) sabia que um dos maiores pontos que precisam melhorar da BYD é em Software, o que sou otimista e disposto a ajudar, até por ter tido contato com diversos carros de outras marcas e vi o que pode ser bem implementado nesses carros
Meu Volvo tem features que são bem-vindas ao BYD e vice-versa. Não há carros perfeitos, mas a parte boa de ter carros inteligentes, é que eles podem sempre melhorar!