Pneu dolphin mini (linglong 175 55 16)

Basta escolher um pneu com indice de carga igual ou maior que o original.

3 curtidas

Ainda bem que moro do lado do py

2 curtidas

Bom dia. Meus pneus dianteiros ja foram embora com 23k rodados e tenho um par remanescente do meu carro anterior (um Fox Xtreme 195 55 16 87V), saberiam me dizer se eu conseguiria aproveitar e colocar no Dolphin Mini? Fui na concessionaria e claro, vieram com a conversa de sair das especificações que pode alterar muito e bater no tapa barro (seria a caixa de rodas?). Alguém que seja mais esclarecido nesse quesito e me ajudar nessa questão? Desde já agradeço.

Lasquei um pneu e coloquei em caráter de emergência um completamente diferente! Não raspou em parte alguma e deixou o carro bem mais apresentável.

Bom dia, o meu Mini Dolphin deve ser entregue na próxima semana e já estou olhando a troca do pneu, que acho extremamente fino e o pior, feio, ou quem sabe até trocar a roda por uma aro 17"
A roda e pneu 195/55 R17 mantem dentro da margem de segurança o mesmo diametro total da roda original

O primeiro efeito dessa troca vai ser consumo, com pneu mais largo e maior arrasto o consumo vai ser certamente maior. Em um carro com bateria pequena e autonomia menor, talvez só faça sentido se o uso for prioritariamente em distâncias curtas.

Outro efeito que costuma acontecer nesse tipo de troca é o desgaste prematuro do conjunto de suspensão, que vai ter que lidar com um esforço maior.

1 curtida

Neste caso um pneu com uma banda maior não resolveria? Ao meu ver não precisaria necessariamente substituir o raio.

Coloquei esses pneus no Mini e ficou excelente. Deveria ser essa medida de fabrica:

Pneu Firemax Aro 16 FM601 185/55R16 87V XL

https://www.pneustore.com.br/categorias/pneus-de-carro/pneus-185-55r16/produto/pneu-firemax-aro-16-fm601-185-55r16-87v-xl-16008944

Eu já teria colocado. Use eles, umas 3 lbs a mais e deve ser imperceptível o impacto no consumo.

1 curtida

Na sua opiniao, coloco na frente ou atras?

Melhor colocar na traseira.

Pneu novo é SEMPRE atrás! Carro com tração dianteira precisa ter grip melhor onde o motorista não pode atuar de forma ativa.
Com a tração dianteira, frear, acelerar e manobrar o carro ajudam a ajustar o curso em caso de uma derrapagem mesmo com pneus ruins na frente, já a traseira está de carona, portanto o melhor pneu sempre tem de ficar atrás para maximizar a aderência.

Pneus não tem especificações exatas nem no manual pra alguém dizer que não são similares…

Bem, tem na lateral do pneu que veio com o carro.

Gostaria de saber qual é o melhor pneu para o dolphin Mini tirando esse linglong pois achei muito ruim já rodei quase 6000 km e o pneu dianteiro já está quase nas últimas

Também nao curtir esses pneus. Esse perfil baixo e nosssas estradas ruim com certeza vai gerar sinistros…

Alguns manuais vem com uma variedade de pneus que possam ser usado no carro. Senti falta no Dolphin isso.

https://www.mobiauto.com.br/revista/marca-brasileira-cria-pneu-para-acabar-com-problemas-do-byd-dolphin-mini/5992

Mudar a medida oficial de 175 para 195/50 ou 195/55 é permitido?

Tem video desse povo que avalia carro no YouTube que fala que perde a garantia. Faz sentido perder a garantia?

Perguntando o Gemini vi que tem um limite de 3% na legislação em relação a aumenta o diametro.

Então mudar de 175/55 para 195/55 não é muito recomendado porque é ~3,6% maior o diametro.
Mudar para 195/50 praticamente não altera o diametro igual o @julio falou.
Mas uma opção já comentada aqui que gostei é o 185/55, ele aumenta o diametro dentro do permitido e é pouco mais largo que o 175. Ai talvez entre esses dois vai de gosto ou do que estiver mais barato.

Se trocar um pneu aro 16 de 175/55 por um 195/55 vai aumenta quanto cm e qual percentual? Isso muda algo no carro? é permitido?

Vamos analisar as mudanças que ocorrem ao trocar um pneu 175/55 aro 16 por um 195/55 aro 16:

1. Diferença na largura:

• O primeiro número (175 e 195) indica a largura do pneu em milímetros.
  • A diferença é de 20mm (195 - 175 = 20).
  • Isso significa que o novo pneu será 2 cm mais largo que o antigo.

2. Diferença na altura:

• O segundo número (55) indica a altura do pneu em relação à sua largura, em porcentagem.
  • No caso, a altura é 55% da largura.
  • Pneu antigo: 175mm x 0,55 = 96,25mm de altura
  • Pneu novo: 195mm x 0,55 = 107,25mm de altura
  • Diferença de altura: 107,25 - 96,25 = 11mm (ou 1,1cm)

3. Aumento no diâmetro total:

• O diâmetro total do pneu aumenta em 2 vezes a diferença de altura, já que a altura influencia tanto a parte superior quanto a inferior do pneu em relação ao aro.
  • Aumento no diâmetro: 1,1cm x 2 = 2,2cm

4. Percentual de aumento no diâmetro:

• Diâmetro original (aproximado para um pneu 175/55 R16): 61,5cm
  • Diâmetro novo (aproximado): 61,5cm + 2,2cm = 63,7cm
  • Aumento percentual: (2,2cm / 61,5cm) x 100% = aproximadamente 3,57%

Mudanças no carro:

• Velocidade: O velocímetro e o odômetro (marcador de quilometragem) podem apresentar leituras ligeiramente diferentes.
  • Consumo de combustível: Pode haver um pequeno aumento no consumo, devido à maior área de contato do pneu com o solo.
  • Desempenho: A resposta da direção pode ficar um pouco mais lenta, e a estabilidade em curvas pode aumentar.
  • Frenagem: A distância de frenagem pode ser levemente afetada.
  • Suspensão: A suspensão pode ficar um pouco mais alta.
  • Visual: As rodas ficarão mais “cheias”.

É permitido?

• Depende. A legislação brasileira permite uma variação máxima de 3% no diâmetro total do pneu em relação ao original. No seu caso, o aumento é de 3,57%, ultrapassando o limite permitido.
  • Riscos: Ultrapassar essa variação pode afetar a segurança do veículo e gerar multas em caso de fiscalização.
  • Recomendação: Consulte o manual do proprietário do seu carro ou um profissional especializado para verificar se essa alteração é aceitável para o seu modelo específico.

Observação: As medidas de diâmetro que utilizei são aproximadas, pois o diâmetro exato pode variar entre diferentes fabricantes de pneus.

Lembre-se que é fundamental priorizar a segurança e seguir as recomendações do fabricante do veículo. :wink:

O Gemini te deu a fonte dessa informação?

Inteligências generativas são programadas pra te responder perguntas, porém elas evitam discordar ou dar uma resposta negativa. Isso causa muita alucinação, que é a resposta “inventada”.