Basta escolher um pneu com indice de carga igual ou maior que o original.
Ainda bem que moro do lado do py
Bom dia. Meus pneus dianteiros ja foram embora com 23k rodados e tenho um par remanescente do meu carro anterior (um Fox Xtreme 195 55 16 87V), saberiam me dizer se eu conseguiria aproveitar e colocar no Dolphin Mini? Fui na concessionaria e claro, vieram com a conversa de sair das especificações que pode alterar muito e bater no tapa barro (seria a caixa de rodas?). Alguém que seja mais esclarecido nesse quesito e me ajudar nessa questão? Desde já agradeço.
Lasquei um pneu e coloquei em caráter de emergência um completamente diferente! Não raspou em parte alguma e deixou o carro bem mais apresentável.
Bom dia, o meu Mini Dolphin deve ser entregue na próxima semana e já estou olhando a troca do pneu, que acho extremamente fino e o pior, feio, ou quem sabe até trocar a roda por uma aro 17"
A roda e pneu 195/55 R17 mantem dentro da margem de segurança o mesmo diametro total da roda original
O primeiro efeito dessa troca vai ser consumo, com pneu mais largo e maior arrasto o consumo vai ser certamente maior. Em um carro com bateria pequena e autonomia menor, talvez só faça sentido se o uso for prioritariamente em distâncias curtas.
Outro efeito que costuma acontecer nesse tipo de troca é o desgaste prematuro do conjunto de suspensão, que vai ter que lidar com um esforço maior.
Neste caso um pneu com uma banda maior não resolveria? Ao meu ver não precisaria necessariamente substituir o raio.
Coloquei esses pneus no Mini e ficou excelente. Deveria ser essa medida de fabrica:
Pneu Firemax Aro 16 FM601 185/55R16 87V XL
Eu já teria colocado. Use eles, umas 3 lbs a mais e deve ser imperceptível o impacto no consumo.
Na sua opiniao, coloco na frente ou atras?
Melhor colocar na traseira.
Pneu novo é SEMPRE atrás! Carro com tração dianteira precisa ter grip melhor onde o motorista não pode atuar de forma ativa.
Com a tração dianteira, frear, acelerar e manobrar o carro ajudam a ajustar o curso em caso de uma derrapagem mesmo com pneus ruins na frente, já a traseira está de carona, portanto o melhor pneu sempre tem de ficar atrás para maximizar a aderência.
Pneus não tem especificações exatas nem no manual pra alguém dizer que não são similares…
Bem, tem na lateral do pneu que veio com o carro.
Gostaria de saber qual é o melhor pneu para o dolphin Mini tirando esse linglong pois achei muito ruim já rodei quase 6000 km e o pneu dianteiro já está quase nas últimas
Também nao curtir esses pneus. Esse perfil baixo e nosssas estradas ruim com certeza vai gerar sinistros…
Alguns manuais vem com uma variedade de pneus que possam ser usado no carro. Senti falta no Dolphin isso.
Mudar a medida oficial de 175 para 195/50 ou 195/55 é permitido?
Tem video desse povo que avalia carro no YouTube que fala que perde a garantia. Faz sentido perder a garantia?
Perguntando o Gemini vi que tem um limite de 3% na legislação em relação a aumenta o diametro.
Então mudar de 175/55 para 195/55 não é muito recomendado porque é ~3,6% maior o diametro.
Mudar para 195/50 praticamente não altera o diametro igual o @julio falou.
Mas uma opção já comentada aqui que gostei é o 185/55, ele aumenta o diametro dentro do permitido e é pouco mais largo que o 175. Ai talvez entre esses dois vai de gosto ou do que estiver mais barato.
Se trocar um pneu aro 16 de 175/55 por um 195/55 vai aumenta quanto cm e qual percentual? Isso muda algo no carro? é permitido?
Vamos analisar as mudanças que ocorrem ao trocar um pneu 175/55 aro 16 por um 195/55 aro 16:
1. Diferença na largura:
- O primeiro número (175 e 195) indica a largura do pneu em milímetros.
- A diferença é de 20mm (195 - 175 = 20).
- Isso significa que o novo pneu será 2 cm mais largo que o antigo.
2. Diferença na altura:
- O segundo número (55) indica a altura do pneu em relação à sua largura, em porcentagem.
- No caso, a altura é 55% da largura.
- Pneu antigo: 175mm x 0,55 = 96,25mm de altura
- Pneu novo: 195mm x 0,55 = 107,25mm de altura
- Diferença de altura: 107,25 - 96,25 = 11mm (ou 1,1cm)
3. Aumento no diâmetro total:
- O diâmetro total do pneu aumenta em 2 vezes a diferença de altura, já que a altura influencia tanto a parte superior quanto a inferior do pneu em relação ao aro.
- Aumento no diâmetro: 1,1cm x 2 = 2,2cm
4. Percentual de aumento no diâmetro:
- Diâmetro original (aproximado para um pneu 175/55 R16): 61,5cm
- Diâmetro novo (aproximado): 61,5cm + 2,2cm = 63,7cm
- Aumento percentual: (2,2cm / 61,5cm) x 100% = aproximadamente 3,57%
Mudanças no carro:
- Velocidade: O velocímetro e o odômetro (marcador de quilometragem) podem apresentar leituras ligeiramente diferentes.
- Consumo de combustível: Pode haver um pequeno aumento no consumo, devido à maior área de contato do pneu com o solo.
- Desempenho: A resposta da direção pode ficar um pouco mais lenta, e a estabilidade em curvas pode aumentar.
- Frenagem: A distância de frenagem pode ser levemente afetada.
- Suspensão: A suspensão pode ficar um pouco mais alta.
- Visual: As rodas ficarão mais “cheias”.
É permitido?
- Depende. A legislação brasileira permite uma variação máxima de 3% no diâmetro total do pneu em relação ao original. No seu caso, o aumento é de 3,57%, ultrapassando o limite permitido.
- Riscos: Ultrapassar essa variação pode afetar a segurança do veículo e gerar multas em caso de fiscalização.
- Recomendação: Consulte o manual do proprietário do seu carro ou um profissional especializado para verificar se essa alteração é aceitável para o seu modelo específico.
Observação: As medidas de diâmetro que utilizei são aproximadas, pois o diâmetro exato pode variar entre diferentes fabricantes de pneus.
Lembre-se que é fundamental priorizar a segurança e seguir as recomendações do fabricante do veículo.
O Gemini te deu a fonte dessa informação?
Inteligências generativas são programadas pra te responder perguntas, porém elas evitam discordar ou dar uma resposta negativa. Isso causa muita alucinação, que é a resposta “inventada”.