Olá, pessoal. Estou adquirindo um BYD Mini para uso urbano, para trabalhar e levar/buscar minha filha na esola. Será um trajeto diário de aprox. 55km, com 2 idas semanais a um curso que aumentarão em 15km o percurso. Ainda não tenho como instalar o wallbox no prédio e aqui e no trabalho não tenho garagem coberta. Sei que não são as condições ideais, mas estou saindo de um Citroën C4 (que adoro) com um consumo de 6,5km/l e depois de muito estudar acreditei que era a oportunidade de adquirir meu primeiro elétrico.
Depois de toda essa introdução, a dúvida: passei 13 anos com o Citroën e penso em passar mais uns 8 ou 9 com o Mini. Sera que é viável pelas condições que apresentei?
Qual a ideia de uso de vocês e por quanto tempo pretendem ficar com o Mini?
Pretendo ficar pra sempre, só trocando quando puder por outro modelos… So acho que a falta do carregador Wallbox será um dificultador, pois carregar na tomada mesmo a 220V com os carregadores portáteis de 3,5KWh, demora muito.
Meu carro faz hoje 1 mês, já rodei 3.000km
Minha esposa ficou 10 anos com um March.
Imagino que vai querer ficar 10 anos com o Mini também que ela adora.
O meu Dolphin Plus apesar de ser melhor que o Mini quero trocar em 2 ou 3 anos e não estou ligando tanto para desvalorização porque por outro lado estou tendo economias com o carro.
Mas estou esperando chegar um SUV 100% eletríco que não seja o Yuan ou ele reformulado.
Meu carro anterior era um Peugeot 206 2004 1.6 16v.
Durou 20 anos e nunca me deixou na mão, mas foi muita manutenção preventiva. Eu tentei seguir a risco o plano de manutenção e o carro estava em ótimo estado quando vendi com 120.000 km.
Então meu histórico é de ficar com carro máximo possível.
Eu comprei um dolphin GS e depois que vi a revisão de 160.000 no YouTube com o carro em ótimo estado e a bateria em 93% de saúde minha expectativa é que esse carro vai durar no mínimo 20 anos também.
Veremos se vai…
Eu também pensava em ficar pelo menos uns 10 anos. Mas agora penso em ficar até acabar a garantia ou se surgir uma nova geração de bateria. Os elétricos tão evoluindo muito rápido e precisamos se atualizar também, senão vai ficar com um carro ultrapassado que ninguém vai querer comprar.
A bateria acho que é a maior preocupação e devemos ficar atentos a essas mudanças. E também a evolução da velocidade de carregamento em eletropostos.
Terei que carregar por enquanto no shopping próximo de casa, por exemplo.
Alguém mais tambem não tem, por enquanto, condições de carregar em sua própria casa?
Esse ponto da desatualização é muito importante, realmente.
Porém, acho que no meu caso, enquanto eu tiver a necessidade de levar/buscar minha filha na escola, esse deverá ser o melhor custo-benefício. A não ser que surja uma grande novidade nos próximos anos.
Meu calculo é que com 9 anos ele se paga. Posso estar errado… mas a intenção é ficar no mínimo com ele pelo tempo da garantia.
Acredito que o motor vai durar pra sempre , bateria, não vai ser problema.
Acredito que problemas futuros de manutenção possam vir do sistema de regeneração de freio, ou inversor de energia, ou pequenas coisas eletrônicas. Mas acredito também , como os Chineses conseguem fazer coisas baratas, daqui uns 5 anos, já vai ter muita peça pra substituir com custo baixo.
Minha ideia é ficar com o carro até minha filha ter 18 anos, e deixar com ela.
Até lá a intenção é ter um SUV tipo SONG, porém todo elétrico e com mais autonomia. Ou quem sabe um Seal , se baratear.
TAN pra mim é caro.
Não sei quando vou trocar, a certeza aqui é de que será por outro elétrico.
Mas se esse novo golfinho sair no meio do ano, sei não se não troco, ele é tão mais bonito na frente… se tiver novas features como abertura elétrica do porta-malas ou smart start (features que “invejo” do Ora), aí não vai ter jeito…
Vou ficar até acabar a garantia e pretendo usar muito o carro. Gostei muito do mini.
Tenho um Mini desde abril. Já está com 10000Km. Comprei com o wallbox e coloquei as placas solares. Hoje estou sem o wallbox, que deu defeito. É um problema ter que recarregar na rua, mesmo eu andando pouco com o carro, pois tenho outro veículo, não elétrico e tenho uma moto. O Mini é mais usado pela minha esposa, para fazer compras e pequenos percursos.
Acho que reabastecer o carro não pode ser um problema. Sem wallbox, eu não compraria um carro elétrico. Principalmente se for único carro.
A julgar pelo último carro - Duster 2014/15 - devo ficar por muitos com meu Dolphin Mini.
Não confio em ter somente o Wallbox e comprei um carregador portátil da Feyree, de 7 Kw, com adaptador para tomada de 20 e de 32A.
Eu comprei um portátil de 7kw da Taysla logo quando comprei o carro. Instalei o wallbox direto, sem tomada. Certo dia ele decidiu que não ia carregar meu carro, achei que ia ter problemas, mas no dia seguinte ele voltou a funcionar. Desde então estou postergando a modificação da instalação para usar o wallbox com uma tomada de 32a, caso volte a acontecer o problema, seria uma questão de desconectar o wallbox e usar o portátil.
Bom dia.
Comprei um mini Dolphin e penso em ficar com ele por muitos anos. Se eu trocar, será por outro elétrico. O carro é muito bom e, assunto pouco comentado, quando o banco traseiro está rebatido cabe muita coisa no porta malas. Aqueles que ainda estão em dúvida lembro que o preço do combustível só aumentará e a qualidade só vai piorar, além do risco de termos um conflito bélico mundial prologado fazendo o preço da gasolina disparar.
Olá bom dia.
Recomendo verificar se o fio terra está conectado a um bom aterramento e se está conectado corretamente ao wall box. Para o funcionamento correto do wall box, é imprescindível ter um fio terra/aterramento em bom estado. Lembre que o aterramento NÃO deve vir do neutro da instalação. Em caso de dúvida, consulte um eletricista.
Bom dia dawtaylor, tudo bem.
Pode informar qual a marca do wall box?
Saberia dizer se a instalação possui um fio terra/ aterramento em bom estado?
Sim. Toda a instalação foi validada por um engenheiro elétrico antes do primeiro uso, e também depois do ocorrido.
O wallbox simplesmente decidiu tirar um dia de folga. Mas eu acho que a culpa não foi diretamente do wallbox, foi o carregamento “inteligente” do carro. O carro estava programado pra iniciar a carga às 5:00, porém o wallbox tinha perdido a configuração do cartão NFC, por isso eu não conseguia autorizar usando o cartão. Despluguei o wallbox e desativei o cartão de novo, mas ao plugar o carro, ele se recusou a identificar, achei que iria carregar quando chegasse a hora, mas não carregou. Desativei o carregamento “inteligente” no dia seguinte o wallbox funcionou normalmente sem qualquer problema.
Não lembro a marca, mas é aquele triangular que a BYD fornece com o carro. E sim, o aterramento está 100%.
Estou com o Mini desde abril, chegou nos 2900km agora em janeiro, acho que até o final de 2026 ele deve chegar aos 15000km, aí pretendo trocar para algum modelo de maior autonomia, principalmente porque estou em férias usando um Volvo elétrico com autonomia de 500km e carregando em 92kwh , a recarga é super rápida e me animou ter um elétrico para viagem
Conterrâneo, você usa muito pouco o carro. Lembra de mim quando for vender , já que moramos na mesma cidade. Vai perder muito dinheiro vendendo tão cedo , pois não teve tempo de “pagar” a depreciação com a economia de combustível pois você roda pouco.