Pós-venda precário

EU VOU LEVAR UMA MULTA POR CAUSA DA BYD! (IMPORTANTE PARA OS MOTORISTAS DE APLICATIVO)

Se você é Uber e pensa em comprar um carro elétrico, fuja da BYD! Já escutei diversas histórias que retratam um setor de Pós-Venda absolutamente indiferente com o cliente, e que não merece a sua perda de tempo e dinheiro. Conheça, abaixo, a minha história (que é bem simples, mas que pode ser facilmente o seu caso).

Há 36 dias, fui à concessionária BYD Carmais, em Teresina-PI, para fazer a compra de uma peça para o BYD Dolphin Mini, e talvez se eu fosse em uma apresentação de circo eu veria menos palhaçada.

Infelizmente, há pouco mais de 1 mês, sofri um pequeno acidente no qual o retrovisor direito do meu carro foi completamente quebrado. Por conta disso, no dia 25/05/2026, fui à concessionária da BYD Carmais, de Teresina-PI, para fazer o pedido dessa peça. Saí da loja, naquele mesmo dia, com um papel de “Requisição de Compra” e com o prazo, segundo o funcionário responsável pelo setor de peças da loja, de 15 a 20 dias para o objeto chegar.

No documento de Requisição de Compra, havia as informações da peça (“ESPELHO RETROVISOR RR”), o número de peças solicitadas (DUAS PEÇAS), dados do funcionário e do cliente solicitantes, e o preço público da peça (“R$ 2.676,92”). No mesmo papel, havia discriminado o número de peças disponíveis em estoque, na loja matriz, no Ceará. Pelo que entendi do documento, havia uma única peça disponível na loja matriz, que poderia ser destinada à minha compra, já que é exatamente o mesmo grupo gereciador (Grupo Carmais), o mesmo estoque, a mesma razão social, tudo igual. Lembro ao leitor, também, que o Piauí fica do lado do Ceará, e uma viagem simples de caminhão entre as capitais desses dois estados demoraria cerca de 2 semanas, no pior dos cenários (de carro, são 10 horas de viagem).

Assim que o funcionário e eu finalizamos o pedido, perguntei a ele se a concessionária me contataria quando a peça chegasse. Ele me disse que não, e que eu mesmo deveria entrar em contato ao final do prazo estabelecido (15 a 20 dias), via WhatsApp, por um número que ele me repassou (era o próprio contato dele, com foto inclusive). Confiei, e fui para casa confiante de que tudo daria certo.

Passados 21 dias (15/06/2026), eu entrei em contato via WhatsApp com o tal funcionário, ele me respondeu e disse que, assim que o sistema da loja retornasse, ele verificaria se a peça havia chegado. Ele não falou mais nada naquele mesmo dia, e, como se isso não bastasse, passou mais de 15 dias sem me responder no WhatsApp, mesmo eu entrando em contato com ele, dando as devidas saudações e fazendo um único questionamento: saber se a peça que ele me prometeu no prazo de até 20 dias havia chegado. Para fugir do vácuo que o funcionário estava me dando 15 dias consecutivos, tentei outros contatos via WhatsApp, como o contado do setor de vendas da loja e o contato de uma outra funcionária responsável pelo Pós-Venda. Até o contato da BYD Auto Brasil eu tentei.

Como não obtive nenhuma resposata do setor de Pós-Venda da concessionária de Teresina-PI, no dia seguinte (decorridos 22 dias desde o pedido da peça), fui pessoalmente à loja da BYD Carmais. Lá, outra pessoa do Pós-Venda me atendeu. Ela me disse algumas coisas interessantes: 1ª) a peça estava “em trânsito” (acredito que para chegar a Teresina-PI); 2ª) o número de contato que os funcionários atendem é o mesmo número pessoal, e, por isso, muitas vezes, os funcionários não conseguem responder os clientes (o que eu considerei um absurdo risível); 3ª) ela me recomendou “retornar à loja” no dia 30/06/2026 (pessoalmente, claro, pois dificilmente eles me responderiam por WhatsApp), para ver se a peça já teria chegado.

Quero deixar uma característica comum dos funcionários do setor de Pós-Venda da loja: eles atendem o cliente com tanta vontade de ajudá-lo quanto um político tem vontade de ajudar uma instituição de caridade quando está longe do período eleitoral. É uma cara de incômodo pela existência do cliente, de empáfia, de enfado, de fadiga, que não há quem sinta vontade de retornar à loja, de recomendar os seus produtos, de nada. É algo diametralmente oposto ao tratamento que se vê dos funcionários do setor de Vendas em si, que têm o mínimo de respeito e de cordialidade. Deixo claro que ponho essa diferença não porque quero que todos sejam iguais (afinal, não o são), mas porque acredito que qualquer cliente mereça o mínimo de atenção, de preocupação pelo seu problema, de cordialidade, de respeito, enfim, o mínimo.

Continuemos…

Eu retornei à loja no dia 30/06/2026, passados 35 dias decorridos desde o pedido da peça, e o funcionário que fez a solicitação comigo no primeiro dia deste caso, enfim, me atendeu. Ele só me atendeu porque, ao chegar na loja e saber que novamente ele não estava, mandei uma mensagem via WhatsApp, e, impressionantemente, depois de 1 minuto (exatamente), ele me respondeu. Era o mesmo número em que ele havia me deixado no vácuo 15 dias exatos. Eu caí no conto de que todo funcionário da BYD Carmais tinha tanto familiar ou amigo, que seria impossível responder um cliente. Mas ele ironicamente me respondeu. Perguntou onde eu estava na loja, e foi me encontrar.

Ao me encontrar, ele me disse três coisas interessantes (as partes entre aspas são exatamente as falas do funcionário): 1ª) a peça não chegou, mas “está em trânsito”, e deve chegar “esses dias aí”; 2ª) “vem esses dias aí”, pois a peça “deve chegar”; 3ª) qualquer coisa, “fala comigo” (pelo WhatsApp, ele quis dizer). Você, leitor, viu algum novo prazo sendo dito por ele? Eu devo voltar à loja amanhã, daqui a 2 dias, daqui a um mês, ou daqui a um ano? Se eu falar com ele no WhatsApp, ele vai me responder? Você, leitor, acha que ele vai responder? Independentemente da resposta que o leitor se deu em sua própria cabeça, o mais importante é que O PROBLEMA PRINCIPAL NÃO FOI RESOLVIDO. Eu continuo correndo o risco de ser parado por qualquer autoridade policial e, quem sabe, ser notificado ou multado por estar andando sem o retrovisor direito do carro. Eu não tenho como bancar outro tipo de locomoção, nem mesmo a pública, pois minha cidade é carente de transporte público.

Devo deixar claro que tentei outras maneira de conseguir essa peça para o carro. Entrei em contato com a concessionária de Brasília (BYD Saga), de São Paulo (BYD Unic), e também não obtive nenhuma resposta. Só consegui resposta da BYD Original, da cidade de Guarulhos-SP, e, IRONICAMENTE, da BYD Carmais, de Fortaleza-CE. E aqui eu tenho o ponto de maior incoerência e ironia de todo esse caso: a loja matriz, localizada em Fortaleza, no Ceará, não só me respondeu, como tem a peça que preciso em estoque. É o mesmo gupo que gerencia a concenssionária da minha cidade (Grupo Carmais), é o mesmo dono, é o mesmo nome, tudo igual. O funcionário não teve a ideia de pedir essa peça para resolver um problema simples de um cliente? Ou foi má vontade mesmo? Na concessionária de Guarulhos-SP (outro grupo no comando) me ofereceu a peça por um valor R$ 400,00 mais barato e me deu um prazo de 12 a 15 dias (menor que o prazo inicial dado pelo funcionário da loja de Teresina-PI). O único problema da loja de Guarulhos é que eles não conseguem me mandar a peça (e eu entendo, já que não pertencem ao mesmo grupo gerenciador).

É decepcionante essa postura de uma concessionária da BYD. Não recomendo nenhum motorista de aplicativo comprar um elétrico da BYD, especialmente das concessionárias do grupo Carmais, que está no Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Amigo, sinto muito pelo seu transtorno.

Tentando resolver o problema, sem compensar nem um pouco o sofrimento, vc ja tentou buscar o retrovisor no mercado livre? Tem peças novas e usadas de desmanches legalizados, vc vai pagar uma fração desse valor, mas o que não tem preço é resolver o problema.

Tem opções com ou sem câmera (qual é o seu modelo?). Os novos vem na cor base e vc manda pintar, os usados, se der sorte, já acha na cor do seu carro, senão manda pintar tbm ou só compra uma capa nova.

1 curtida

Amigo, muito obrigado pela sua mensagem! Pelo respeito, pelo apoio, por tudo. Isso é raro na internet.

Eu cheguei a pesquisar alguns modelos do retrovisor na internet, incluindo o Mercado Livre. Encontrei até modelos muito mais baratos. Porém, eu fiquei muito receoso com duas coisas: a primeira é de eu acabar comprando um produto falso e entrar em algum golpe (você com certeza sabe o quanto que isso é comum no BR); e a segunda é que a concessionária da minha cidade me disse que não colocaria a peça não sendo comprada da própria BYD, nem a incluiria nas análises feitas nas manutenções do carro. Isso me deixou receoso demais.

Também tentei encontrar em algum desmanche, mas não obtive sucesso, infelizmente. O meu modelo é o Dolphin Mini cujo retrovisor já vem com câmera, tudo completo.

Eu lhe agradeço demais pela mensagem e pela força! Uma excelente semana e um forte abraço. Deus lhe abençoe! :folded_hands:t2: