Um contator de transferência automática faz isso e custa menos de 200 reais. Está na lista de pendências eu colocar um desses em casa, mas meu problema não é instalar o contator, o que é simples. A questão é que tenho que separar e passar novo cabeamento de alguns circuitos da casa, tirando por exemplo microondas, fogão de indução e boiler qdo ligado no V2L.
Já teve pessoal inclusive postando esta mesma chave no assunto V2L.
Não tem nada errado no amigo vender todo o conjunto: caixa, chave, conectores, borne, plug tipo2, cabos, afinal da trabalho e precisa de conhecimento pra juntar tudo isso. Alem de a Clamper fazer isso com as string box dela e a caixa pra wallbox.
Agora, mesmo que ele entre com pedido, acho pouco provável que ele vá conseguir patente sobre um arranjo de componentes comerciais.
Ele está conectando peças de vários fabricantes usando conhecimento de eletricidade e a própria logica das peças.
Ele pode não chamar de V2L pois no final o conjunto é um V2H.
Ele pega um carro que suporta V2L, coloca um QTA (utilizado em geradores) e no final tem um V2H.
Mas se não for feito com cuidado muita gente vai acabar queimando coisas.
Não existem especificações publicas e claras de como o carro trata sobrecarga, ligar diretamente na casa se não tiver limitação de carga pode ficar desarmando o carro e dependendo de como os equipamentos são feitos pode reduzir a vida útil.
A maioria das pessoas não tem ideia do consumo que tem em casa, uma geladeira comum pode dar picos de 1000W nos momentos que o motor é ligado e sem desligar outros equipamentos de maior consumo não parece uma boa deixar o carro receber esse tipo de pico de carga.
Obrigado por compartilhar essa foto! Estou querendo colocar na minha casa. No caso para o pessoal que tem placa solar será que dá problema? Quando as placas solares detectarem a rede do carro vai voltar a injetar e vai para onde?
Também tenho a mesma situação. E, pelo que eu estudei, não pode ligar energia solar com o carro, pelo mesmo motivo que não pode colocar junto com um gerador. Sobrecarga - caso a geração esteja acima do consumo e não tem uma bateria (caso offgrid) ou a rede publica (caso ongrid) ele vai sobrecarregar o carro ou o gerador.
No projeto que estou fazendo, vou colocar a energia solar antes do contator, junto da rede da distribuidora.
Sim de acordo com a especificação formal precisa de um carregador especifico, mas o que eu quis dizer é que ele está tentando ligar a casa no carro e não uma carga simples. Veja que eu falei o que ele esta fazendo com um QTA para alimentar a casa.
Exatamente esse é o maior problema, principalmente pra quem tem rede trifásica em casa, separar o que vai ou nao ligar no V2L, e ter que refazer parte da instalação eletrica da casa.
A maioria dos inversores híbridos trabalham com baterias de baixa tensão, as populares baterias de 48v. As baterias da BYD são de 400v, então precisaria ser um inversor para bateria de alta tensão. Mas não seria somente isso, os projetos onde usam baterias de EV costumam usar uma espécie de interface entre a BMS da bateria e do inversor, dado que a BMS do carro não é uma BMS “aberta” e sim de uso proprietário e exclusivo da BYD.
Então em resposta literal à sua pergunta, não. Não é possível ligar “direto”, ajustes e equipamentos intermediários são necessários.
é justamente essa interface entre bateria e o inversor que estou tentando entender.. assim como foi feito nos vídeos da internet… Tem inversor da DEYE que aceita até 800v de bateria… mas essa conexão entre o BMS e o inversor. para liberar a carga/descarga que ainda é um mistério.