Olá pessoal, recentemente adquiri um Dolphin GS e antes da compra eu procurava sobre o veículo e só encontrava soluções fáceis e elogios, por incrível que pareça, assim que fechei a compra só aparecem noticias de veículos queimados, carregadores queimados, problemas de reposições, defeitos crônicos, etc.. mas enfim, a questão não é essa.
Na minha casa não consigo fazer a instalação do Wallbox, é 110v e não tem aterramento. Eu havia pesquisado e perguntado para o vendedor e verifiquei que um carregador portátil iria me atender bem, NÃO LIGO PARA O TEMPO QUE LEVA PARA CARREGAR O CARRO!!! eu iria carregar sempre de madrugada. Só uso para trabalhar mesmo, Porém agora descubro que não se pode usar carregador portátil por muito tempo pois pode pegar fogo em casa! meu planejamento inicial seria no mínimo fazer um aterramento na tomada que ficaria o portátil para evitar algum risco maior porém um eletricista da minha cidade insistiu que não daria certo, por conta da tomara precisar ser 27A, pois o plug não aguenta e aquece, gerando incêndio, perdendo garantia, até botou a culpa na concessionária (onde só usam carregadores portáteis) falando que querem vender carro a qualquer custo.
Sou leigo no assunto, pode ou não pode? minha ideia seria usar o portátil enquanto durmo pra ter a carga do trabalho e pronto, mas parece que agora não pode fazer isso? alguém que de fato entenda pode me dar uma luz por favor? Se eu não conseguir carregar em casa com o portátil sem medo de pegar fogo de madrugada eu simplesmente fiz o maior erro da minha vida
Isso é mentira. Eu carrego meu carro somente com o portátil há meses desde que meu Wallbox deu problema. Carrego inclusive na mesma potência do Wallbox.
Todos esses casos estão relacionados a instalações incorretas e não o tipo do carregador.
Recomendo dar uma boa lida aqui no fórum, existem tópicos e mais tópicos sobre o assunto.
Em resumo. Não dá pra afirmar nada sem conhecer mais a fundo a sua instalação. Você diz que é 127v, então suponho que sua instalação seja monofásica. Se a casa for sua, ou se tiver abertura com o proprietário, pode avaliar a troca para bifásico.
Sobre a corrente. Esse eletricista está completamente equivocado. Existem tomadas para 32a, por exemplo. O fato de ser uma instalação monofásica não impede o uso de uma tomada industrial que suportaria, com folga, esses 27a.
Fazer o aterramento, assim como instalar as demais proteções que a norma exige, é o primeiro passo. Se for pelo caminho da instalação monofásica, recomendo procurar um profissional pra avaliar a carga disponível, é bem provável que o carregador, mesmo lento, demande 50% ou mais de toda a carga. Nesse caso você poderia ter problemas ao usar um chuveiro elétrico durante a carga.
1 curtida
Obrigado por responder amigo, estava olhando aqui os posts e vi bastante contribuição sua.
A casa infelizmente é alugada, estou construindo a minha ainda e já vou fazer com toda a fiação certa, painéis solares e tudo o que tem direito, porém, no momento preciso viver com o que tenho disponível na casa alugada.
A ideia seria fazer um aterramento na tomada que eu usaria para carregar, como disse, não ligo para o tempo de carregamento e só não queria dormir com o medo do negócio pegar fogo do nada, ai fica a dúvida: estou pensando em pegar um taysla phantom. Consigo colocar ele para carregar na amperagem mais baixa possível por segurança? ou tem algum outro que se encaixaria melhor no meu uso? na minha casa é extremamente raro ter picos de energia aleatórios, somente em chuva severa, não cai a energia, enfim bem estável. E como disse, só usaria para carregar enquanto estou dormindo, então nada de outras coisas ligadas consumindo carga, apenas o essencial mesmo… Estou perdido pois em cada lugar que vejo é uma informação diferente, e os eletricistas aqui querendo me empurrar toda a troca possível, já até desanimei de comprar o carro
Meu carregador é da Taysla, mas aquele mais antigo. Ele permite ajuste de corrente de 8 até 32 amperes. Com 8 amperes seria perfeitamente seguro o uso de tomadas convencionais de 10 amperes. Claro que, nesse caso, demoraria uma eternidade pra carregar. Mesmo não se importando com o tempo, o ideal é que uma carga não dure mais do que o tempo que estiver dormindo, nesse caso demoraria.
Eu faria o aterramento e compraria uma mobi box da clamper, aquela com tomada industrial. Você ganha todas as proteções e uma tomada que suporta até 7kw de potência, e você limita abaixo. Depois você pode levar essa caixa contigo pra sua próxima casa. Importante dimensionar o cabeamento para a carga que desejar usar.
Eu diria pra se preparar pelo menos pra uma carga de 16a. Com essa carga você só precisaria de mais que uma noite de sono se iniciasse a carga com menos de 50%.
Eu estava pensando em mudar a tomada para 20a, pra ter uma segurança extra… esse mobi box precisa quebrar parede ou algo do tipo? pois a tomada fica na sala de estar e passaria o carregador pela janela, pra chegar na garagem. (da pra estacionar o carro bem na frente da janela, não ia usar extensão) Eu uso mais ou menos uns 20% da bateria do carro por dia, então ia precisar carregar pouco mesmo, em uma emergência consigo ir em um eletro posto de carga rápida, mas aqui na minha cidade é complicado, muita gente sem educação estaciona nas vagas torto, as vezes até impossibilitando de usar a segunda vaga na maldade mesmo… Acho que meu maior problema está sendo achar o profissional certo pra conseguir instalar na minha casa o aterramento.
A caixa é de sobrepor, aparafusada externamente na parede.
A troca da tomada é somente uma parte. Você precisaria trocar o cabeamento e o disjuntor, no mínimo.
Pelo seu relato, parece ser uma instalação bem antiga, ou feita completamente fora da norma. Em ambos os casos, é preciso análise meticulosa de toda a instalação pra garantir a segurança.
Seu cenário de uso, se não tomar cuidado, parece ser o cenário propício para virar notícia. Por isso gastar um pouco mais agora pode representar economia no futuro. Não quer dizer que VAI dar problema, mas precisa cautela. Aqui na minha cidade tinha uma mulher que carregava pela janela do apartamento mas, até onde eu sei, fez todos os ajustes necessários pra garantir a segurança.
Fazendo o advogado do diabo aqui. Quem te disse que era simples estava certo. A questão é que provavelmente estavam se referindo à uma instalação dentro das normas.
Pior que não é antiga a casa, tem uns 5 anos, mas aqui em Ribeirão Preto é comum casas apenas 110v (não tem 220v nem para o chuveiro na maioria dos casos) sem aterramento nas tomadas, nem meu chuveiro tem aterramento, apenas um cabo mais grosso que as tomadas de uso… enfim, complicado.
Mas agora consegui esclarecer melhor, só vai ser difícil achar alguém que queira fazer o serviço sem me empurrar fazer uma instalação 220v com wallbox e o inferno todo. Até o momento me arrependi bastante da compra por conta disso tudo, mas foi burrice minha mesmo não procurar afundo
Você poderia entrar em acordo com o proprietário alegando adequação à norma. Digo, não há problema em ser uma instalação monofásica, mas daí a não ter aterramento já é um risco de segurança.
Eu sei como se sente. Eu quase fiz a mesma besteira quando morava de aluguel em um apartamento dos anos 80. A proprietária até foi boazinha e permitiu a instalação, mas quando fui ver o tamanho da pica eu desisti. A instalação do prédio todo era, literalmente, a mesma da época da construção. Disjuntores nema, sem aterramento, chaves secas, etc.
A minha casa atual, apesar de ter 14 anos de construção, ainda faltavam alguns itens como DPS e IDR. Mas eu adequei essas coisas antes mesmo de comprar o carro. Quando chegou o dia de instalar o carregador, o que mais deu trabalho foi passar os cabos.