Preço de serviço

Moro em Francisco Beltrão/PR. O instalador, indicado pela concessionária BYD - Servopa Cascavel, cobrava R$ 3.200,00 para instalação do Wallbox, com tudo que fosse necessário. Optei por fazer com a empresa que instalou energia solar na minha casa. Comprei a caixa de proteção da EVS Plug, com tomada 32A e 20A (https://evsplugs.com.br/product/quadro-de-protecao-para-carregador-portatil-ou-wallbox-32a-ate-8kw-tomada-20a-qr8-ip65/), e um carregador portátil de 7 kW, da Feyree, com adaptador para tomada convencional e para tomada de 32A, uma vez que o meu Dolphin Mini só veio com o Wallbox. Foi utilizado fio de 10mm, puxado direto do padrão, instalado aterramento próprio, instalada a caixa de proteção e uma tomada de 32A no Wallbox. Desta forma que posso usar tanto o Wallbox ou o Feyree. O carregamento não passou, ainda, de 5,8 Kw, indicado no painel do Dolphin Mini. Até agora, gastei 749 + 1.400. A empresa ainda não mandou a conta do serviço. Não fiz com o instalador BYD, mas com uma empresa certificada.

1 curtida

Esse não é Classe A, portanto não atende a NBR 17019

A NBR 5410 exemplifica os esquemas de ligação e o neutro deve possuir o DPS também!

A minha instalação eu mesmo fiz, mas só pq la em casa tava muito fácil de puxar os cabos.
Optei por cabos de 10mm para evitar aquecimento, pois mesmo que o fio de 6mm já atenda, vai inevitavelmente esquentar mais do que o de 10mm.
Como a rede em SC é 220v monofásico, IDR, disjuntor e todas as proteções só precisa comprar 1 de cada, afinal o outro fio é neutro. Há mais de 1 ano instalado e funcionando 100%. Inclusive fui além e em vez de ligar os fios diretamente no wallbox, coloquei uma tomada de 32A industrial na saída das proteções. Assim fica facil de trocar caso precise o wallbox ou usar meu carregador portátil que tbm opera a 7Kw.
Tudo deu um pouco menos de 250 reais, contando com os dutos que instalei.
Coloquei tbm na caixa um medidor de consumo indutivo que pra ser sincero nunca olhei o consumo hehe.

Mas recomendo sim se a pessoa não tem conhecimento nem prática a contratar um eletricista para fazer a instalação.
Para evitar esses preços ridículos, uma alternativa é perguntar quanto o eletricista cobra por hora em vez de dizer que quer instalar um carregador automotivo. Ou contratar ele pra instalar uma tomada 32A com as proteções necessárias. A parte de instalar o wallbox em si é a mais simples de tudo. São 2 parafusos na parede para prender o suporte e 3 fios com terminais para parafusar no wallbox e na outra ponta, um plug macho de 32A.

1 curtida

O Manual do equipamento tem como exigência que seja realizado por um técnico qualificado, isso pode ser um problema para a sua garantia, que em muitos casos solicita a ART.
E vale ressaltar que eletricista “apenas” não é técnico qualificado.

E me desculpe falar sobre os valores, mas R$250,00 não paga a sua instalação.
Ainda mais utilizando uma tomada de 32A, que ainda eleva o custo da operação.

Ou sua instalação não está conforme as normas vigentes:

NBR 5410
NBR 5419
NBR 17019

Ou você conseguiu fazer mágica!

Tem todos os itens recomendados pelo manual de instalação do Wallbox. Produtos da WEG, Soprano e Clamper. Com exceção do medidor que comprei do aliexpress, mas como é indutivo, nem sequer encosta nos fios.

Achei o post original de 1 ano atrás onde mostrei a minha instalação.
Valor total R$230,00.

OBVIAMENTE, não inclui mão de obra e fazendo um ano, os preços com certeza subiram. Mas ainda assim, hoje duvido que custaria mais de R$300,00 pra fazer a mesma instalação.

Seu DR provavelmente não é o Classe A, nem no Aliexpress vc encontra DR Classe A nesse valor.

E para esse caso você desconsiderou o cabo, que custando barato a 1 ano atrás sairia em torno de R$8,00/ m e são 3 pernas.

Eu sei que vc como prestador de serviços, quer mostrar o valor do seu trabalho, mas não é desmerecendo os outros que vai conseguir clientes aqui no forum.

O DR é da classe correta conforme o manual da Zhida pede. Quanto aos cabos, foi utilizado apenas 1,5 metro de cada pois a caixa de passagem da rua fica exatamente embaixo da escada onde instalei o carregador. Para não ter de cortar os cabos principais, utilizei conectores “vampirinho” com vedação contra água.

Quanto aos preços, tenho desconto numa fornecedora de material elétrico pois a empresa é cliente da minha esposa, o que justifica os valores tão agressivos.
E repito, na minha casa eu mesmo instalei porque eu tenho o conhecimento básico necessário e estava muito fácil de realizar o trabalho, Além do fato da casa ser nova e eu ter acompanhado toda a construção, sabendo exatamente onde estava a fiação e qual o nível de qualidade os eletricistas aplicaram na minha casa.

Mas não indico a ninguém que faça sozinho pois existem riscos e necessidades que precisam ser atendidas. Tem de se verificar qual a carga total que a casa pode consumir, qualidade do cabeamento utilizado e todos outros fatores que podem causar uma bela dor de cabeça. Também entendo que quem faz profissionalmente esse tipo de trabalho tem de dar garantia, então existe um valor a ser cobrado. Eu só não concordo com o fato de que alguns instaladores cobram 800 reais para instalar um ar condicionado no 3º andar de uma casa, passando até a tubulação de cobre, mas querem 3 mil pra instalar um carregador na garagem que leva 1 terço do tempo e trabalho.

2 curtidas

Não estou desmerecendo sua instalação, de forma alguma. Só que, conhecendo o custo dos materiais, me surpreendeu o valor que você mencionou. O DR classe A, por exemplo, não é barato nem mesmo importando da China, e por isso me parece difícil acreditar que o custo total tenha sido tão baixo.

Entendo que você obteve um desconto significativo na fornecedora por conta da empresa da sua esposa, e isso realmente pode fazer uma grande diferença nos preços finais. Mas, para a maioria das pessoas que não têm esse tipo de benefício, o valor acaba sendo bem mais alto.

Sobre o preço da instalação do Wallbox, eu concordo que existem profissionais que cobram valores que parecem desproporcionais em relação a outros serviços. Mas também é preciso considerar o nível de responsabilidade envolvido. Instalar um ar-condicionado no terceiro andar exige mão de obra intensa e materiais como tubulação de cobre, e ainda assim o serviço pode custar R$ 800, enquanto a instalação de um carregador muitas vezes é orçada em R$ 3.000. À primeira vista, pode parecer injusto, mas há um fator importante a ser levado em conta: o risco do bem envolvido.

Se um ar-condicionado for instalado de forma errada e queimar, o prejuízo fica na casa dos R$ 2.000. Agora, se uma instalação elétrica mal feita comprometer um veículo elétrico, o prejuízo pode ser de R$ 150.000 ou mais. Além disso, há riscos elétricos sérios, tanto para o imóvel quanto para os usuários, e isso exige conhecimento técnico e responsabilidade. Por isso, o custo de um serviço profissional não se resume apenas ao tempo e aos materiais, mas também à garantia e à segurança que ele oferece.

No fim, acho que o importante é equilíbrio e transparência. Profissionais precisam cobrar um preço justo pelo seu trabalho, sem exageros, mas os clientes também precisam entender que, quando se trata de algo que envolve segurança e um bem de alto valor, o barato pode sair muito caro.

De qualquer forma, parabéns pela sua instalação e obrigado por compartilhar sua experiência!