Pressão e temperatura irregulares em pneus calibrados por igual

Notei que o Dolphin Mini que possuo está esquentando um pneu e com isso provavelmente alterando a pressão também. Especificamente o do motorista, conforme figura a seguir.

Por favor notem que embora esteja com pressões semelhantes e o app não indique nada, é no mínimo estranho que um único pneu esteja com uma diferença de 5 graus celsius para os outros.
Me pergunto se isto seria desalinhamento dessa roda em específico, embora devido ao tempo de uso deste carro não se possa verificar desgaste prematuro dos pneus.

O que acham?

PV = nRT

P = Pressão
V = Volume
n = Número de mols
R = Constante dos gases
T = Temperatura

apenas fisica amigo, se a temperatura aumenta, a pressão aumenta

se fizer uma regra de 3 na hora de encher os penues, eles ficam iguais

Você não entendeu. Os pneus foram calibrados frios. No entanto essa diferença se mostra quando esquentam. O que acontece é um gradiente de temperatura cujo ponto de partida é o pneu dianteiro direito. Já acionei a CCS e estou aguardando um parecer. Já acionei a BYD também. Aguardando um parecer também. Vou estudar a forma correta de fazer o rodízio para verificar se trocando de lugar o problema permanece na roda, ou na posição original. Uma coisa interessante é o fato que o pneu traseiro direito está com a temperatura mais baixa também.

É comum os pneus traseiros ficarem mais frios. O atrito maior de aceleração e freio ficam nos dianteiros. O que é estranho, no seu caso, é a diferença grande (5 graus como vc reporta) entre os dois dianteiros.

Troca os dianteiros entre eles e vê o resultado. Caso mantenha a diferença na mesma posição, pode ser algum estresse específico naquele pneu. Caso inverta, daí é problema no sensor mesmo.

1 curtida

Acho que vale a pena checar o alinhamento, como vc mesmo comentou.

Faz sentido, já que a diferença está em uma das rodas dianteiras.

Quando vc para o carro e a temperatura equaliza, as pessões permanecem iguais? Pode ser um simples vazamento, que pode levar ao aquecimento e com ele quente as pressões ficam iguais.

1 curtida

O meu TB tá com esse problema . Um dos sensores apresenta uma temperatura maior e pressão menor que os outros . Fiz rodízio nas rodas e o problema continua no mesmo sensor .

Os da frente aquecem mais por causa do atrito de acelerar e freiar, alem da temperatura do disco de freio que é dissipada para a roda e por fim, o ar quente que sai da ventoinha, é direcionado para as caixas de roda

Você fez rodízio das rodas ou dos sensores? Porque se fizer rodizio das rodas mantendo os sensores nas mesmas rodas, nada vai mudar…

O problema não é a diferença entre os eixos, mas sim a diferença de temperatura entre rodas do mesmo eixo.

1 curtida