Problemas do Hibrido vs 100% Eletrico como o Dolphin

Antes de comprar o Dolphin eu visitei uma CS e vi uma demanda grande pelo Song Plus.
Todos meus colegas ficaram me indicando o Song Plus em vez do Dolphin porque “dá pra viajar”.
Mas fui do contra e peguei o Dolphin Plus. Fui contra o hibrido e resolvi compartilhar o porque caso ajude alguém que queria um segundo carro.
(na entrega do Dolphin tinha uma fila de Song Plus sendo entregue também).

Como pouca gente tem esses carros acho que desafios não estão muito difundidos e as pessoas em algum momento vão passar raiva com hibrídos em geral (não necessariamente o Song Plus). Vocês também tem essa percepção?

Ex: quais problemas me fizeram ter certeza que o 100% eletrico é muito melhor?

  • Tirando a gasolina de lado o principal problema do carro a combustão é que eles tem muita coisa para dar problema ou ficar trocando. E o hibrido é pior porque tem tudo isso e ainda as baterias e coisas do carro eletrico;
  • Mas o pior e que ninguém pensa é que a bateria dos carros hibridos geralmente são de NMC que é recomendado carregar de até 80% mas eles vão de 0 a 100% todos os dias de uso fazendo uma infinidade de ciclos e ainda de um jeito que em algum momento vai dar ruim.

Ai essa semana vi essa notícia:

A BYD vai colocar uma especie de blade nos carros hibridos como o Song Plus.
Mas a galera saiu comprando um monte de Song sem nem saber o que estava comprando.
E as BMW e outros hibridos que estão vendendo aqui no Brasil e tem o mesmo problema? Pessoal nem sabe o que tem né?

Mesmo que não pegue fogo, tem o risco de terem que trocar a bateria em poucos anos.
Ex: Tem NMC que dura 800 ciclos. Vai dar problema em 2-3 anos fazendo um ciclo por dia.

Muito diferente de um carro 100% eletrico como nosso BYD Dolphin que tem bateria que em geral dura uma semana em vez de um dia (reduz os ciclos) e é LFP tendo pelo menos 3000 ciclos.

Alguém tem uma percepção diferente?

2 curtidas

O híbrido é como um pato: anda, voa e nada, mas anda mal, voa mal e nada mal.

O híbrido é mais caro porque tem dois motores e todo um sistema de acoplamento.

O híbrido é pesado e tem que ser grande, para acomodar dois motores (o menor que conheço é o Corolla, que nem plug-in é).

O híbrido tem duas manutenções.

O motor do hibrido não é super-eficiente nem potente, e a autonomia da bateria de híbridos é muito limitada.

O híbrido polui ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a mineração de metais raros para a manufatura das baterias de tração até a descarga de CO e CO2 ao funcionar.

Na minha humilde visão, todas esse “malefícios” do híbrido não conpensam os benefícios de flexibilidade e menor consumo de gasolina.

1 curtida

Sobre os híbridos, vide o caso das Volvo XC60 e XC90.

Reportagem sobre a confiabilidade dos carros BYD na China:

“Os carros híbridos plug-in da BYD, especialmente o BYD Song Plus têm enfrentado vários problemas na China, com mais de 1.182 reclamações registradas em apenas um mês, tornando-o carro mais problemático do país.”

Já os totalmente elétricos apresentam poucos problemas.

Não sou entendido de carro. Mas como usuário posso dizer que o Corolla híbrido que tinha era ótimo viajei algumas vezes e a economia foi grande cerca de 18 km/l. (Apesar de não ser o forte dele.) Peguei o dolphin pois meu trajeto e 90% cidade e sempre quis um Tesla :rofl: mas ainda ta muito caro para mim.

Acho que tem mercado para os 3 tipos de carro, uma pessoa que trabalha viajando nao recomendo um eletrico mas um hibrido vai ajudar na econimia.

Mas ai e de cada um ver as necessidades dele e escolher o melhor.

2 curtidas

De acordo. E por curiosidade, como você compara as suas experiências com o Corolla e agora com o Dolphin? O que melhorou e o que vc sente falta?

Acabei de pegar o dolphin plus. Tem 10 dias entao tenho pouco tempo de uso. Os pontos fortes do dolphin para MIM sao o multimedia e a potencia e econimia de combustivel.

O resto tudo tinha no corolla pois o meu era o Hibrid Premium tinha todos os assistentes de direcao e o acabemnto imprecavel.

O corolla na estrada era estavel colado no chao fazia curva que vc nem sentia, o dolphin como muitos ja disseram ele e meio instavel (mas tudo bem nao e foco dele).

Com a ultima atualizacao do dolphin plus deu um medo, nao sei se a BYD e tao focada em qualidade como a toyota. Sei que a toyota e conservadora de mais poderia ser menos, mas o sistema deles funcina perfeito te passa seguranca.

Nao to arrependido de mudar o dolphin me entrega oque eu queria por um preco justo. Mas se eu juntar mais dinheiro quem sabe um dia vou para o volvo 100% eletrico.

Esta e minha opiniao sei que outras pessoas podem pensar diferente e tudo bem, e bom ter opcoes e com certeza a BYD e uma exceltente opcao.

Meu carro ainda tava na garantia entao nao tive nenhum problema de officina, tb nao precisei lever nenhuma vez alem das revisoes normais. Que tambe nao fioram cararas.

Concordo quando vc diz que ele e mais complexo e os problemas que podem dar sao maiores.

2 curtidas

Que treta né?
E as pessoas estão comprando Song Plus igual doido sem saber o que estão comprando.
Mas não é exclusivo do Song Plus.
Os BMW vão dar problema (e já alguns já deram) o Corola vai da problema, em geral esses carros híbridos com bateria pequena e de NMC vão dar treta.

E o pior é que a fama pode cair nos elétricos também.
Digo o Song e BMW, Toyota híbrido começar a dar treta de bateria. Vão dizer: tá vendo? Bateria de carro elétrico não presta.
E é uma bateria carregada todo dia que e deveria ser carregada só até 80%.

Perfeita sua colocação. Quando trocar, vou para um plus, um Yuan ou Seall.