Fiz um upgrade de som no BYD Song Plus 2025. A prestadora de Serviço é renomada em Curitiba e, a princípio, fez tudo como o figurino manda - não mexeu em chicote e nada do gênero.
Sons: caixas, tweeters e módulo alpine na frente e atrás; subwoofer da stereolab.
Contudo, após instalação, o carro tem emitido uns sons estranhos, como se fossem “glups”. Só acontece quando todas as portas e janelas estão fechadas e quando entra em modo regenerativo de energia ou faço uma curva com seta ligada e situações específicas. Se ando de janela ou teto aberto, não ocorre.
Alguém com o mesmo problema? Se sim, achou solução?
Aparentemente, está ocorrendo interferência com algum sistema que é desativado quando se abre alguma janela ou teto. Pelo que falaram, com um “noise canceller”, que, contudo, desconheço existir no veículo.
Ainda estou tentando achar a solução.
No meu caso eu tenho um DSP mais dois amplificadores. Um deles esta em um lateral do porta-malas, que é para o subwoofer.
Decidi tirar esse amplificador como teste e o problema melhorou bastante, já quanse nem da para perceber o “hummmm” quando entra em modo regenerativo, mas, embora seja leve ainda está presente.
De fato, se aumentar o volume piora, dá para perceber a vibração na porta, do falante fazendo o barulho.
Alias, tem sentido ser um noise canceller. O sistema deve ativar o noise canceller solo quando o motor esta em funcionamento para cancelar o barulho do motor, emitindo frequência alternanda na mesma faixa do barulho do motor. Se o sistema detecta que abre uma porta, janela ou o teto imediatamente destiva o noise canceller.
Incorporando um aplificador, a gente esta amplificando esse barulho também.
Mas… o problema é achar como desativar ou regular esse engine noise canceller!!!
Achamos uma solução: instalar filtros de frequência nos microfones, anulando as frequências baixas do sub. Não sei detalhes técnicos, pois não sou especialista. Mas a loja na qual fiz a instalação conseguiu solucionar assim.
Faz sentido. O noise canceller deve funcionar numa faixa de frequências baixas. Se não recebe essas frequências pelo microfones entao não terá nada que cancelar!
Não atualize. Continue com a 2407. A 2412 deixa de funcionar o assistente de voz; e deixa de poder desligar o sala hifi. Único benefício é poder usar YouTube quando carro está parado. Vou fazer downgrade.
Consegue me passar a versão exata (numeração completa) da versão que está no seu, com comandos de voz funcionando, por favor? Preciso fazer downgrade para o que estava. A nova deu erro.
Eu estava usando a 2408 que peguei no tópico aqui do fórum mesmo. Mas nunca nem usei comandos de voz porque acho contraproducente pedir algo que tá ao alcance do meu dedo.
O único problema realmente é que não permite desligar a sala HiFi. O resto funciona perfeitamente, incluindo o assitente de voz. Alias o assistente de voz ficou ainda melhor.
Eu vou resolver o assunto da sala HiFi com meu DSP.
Mas se voce não tiver DSP e realmente precisa da saida plana (as salas desligadas) pode fazer o seguinte:
Faz o downgrade para a 2407 ou 2408, desliga as salas, e depois faz a atualização. A sala vai ficar desligada. Só não pode ligar ela de novo quando estiver na 2412, se não teria que fazer o downgrade de novo.
Eu acho bem mais vantajoso ficar na 2412. Alem de solucionar o problema do barulho do ANC (active noise cancellation) tem outra vantagem, a gente consegue baixa um pouquinho o volumen das setas!!!
Quando é instalado um projeto de som, com amplificadores, todo é amplificado, incluído as setas, ficando ultra desconfortável.
Com a 2412 a gente consegue diminuir um pouco esse volume das setas.
Olá, retomando este tópico.
No meu caso, após instalar som no Song Plus (amplificador e DSP), além dos glups citados, estou com um outro efeito que é que a ventilação dos bancos ficou muito fraca. Antes chegava a gelar, agora nem sinto nada.
Alguém teve algo parecido, ou sabe se pode ter relação com o som?