Projeto de Lei 1510/2023 isenção de IPVA estado SP

É muito lobby das redes de combustível. Não tem outra explicação.

Acho que são das montadoras que vendem sucata e não conseguem fazer carro elétrico para competir com os Chineses.

1 curtida

Lobby total da Fenabrave pra tentar frear a BYD de engolir as montadoras tradicionais que não tem tecnologia pra produzir elétricos.

O objetivo original da lei em todo mundo visa promover o meio ambiente com a redução de carbono dos carros elétricos, que seria os que gerariam as maiores reduções. Mas aqui no Brasil é o contrário, serve de manobra política pra proteger as montadoras tradicionais de nos entregar carroças por preço de carro de luxo.

1 curtida

É um absurdo não isentarem carros elétricos!

2 curtidas

Mas as montadoras que vendem sucata nem tem híbrido direito, quem dirá veículo a hidrogênio.

BYD e GWM são as que mais vendem híbridos atualmente.

Essa isenção pra híbridos vai favorecer demais essas montadoras.

Mas sabe quem se fo** com os 100% elétricos? Toda a cadeia de abastecimento de combustíveis fósseis. Refinarias, distribuidoras, transportadoras, postos, etc.

Todo o lobby do hidrogênio tem relação com “reaproveitar” os postos e a rede para abastecimento.

1 curtida

A isenção só vale para híbridos flex, ou seja, nem BYD nem GWM vão ser beneficiar com isso, ao menos não até começaram a fabricar aqui, quando dizem que seus carros virarão flex.

Hoje só Toyota e Fiat tem “híbridos” flex.

1 curtida

Verdade, li essa parte mas não me atentei.

De qualquer forma, não acho que seja lobby somente de um setor, mas sim um lobby combinado.

Pra mim o lobby mais forte foi dos usineiros do estado. Só tem isenção os fictícios carros de hidrogênio e os carros que tem possibilidade de andar a álcool.

Híbrido flex ainda é raro, mas ano que vem devem mudar a lei de novo ao chegar no mercado uma enxurrada de “micro-quase-nada-só-para-enrolar-híbrido” com bateria de patinete.

6 curtidas

Nas entrelinhas estão excluídos todos BYD da isenção… Elétricos não vão ter isenção, mesmo governador dizendo que o Estado SP consegue fornecer mais energia do que é demandado atualmente. Híbridos importados são só gasolina, até o lançamento das versões flex vão ficar de fora do desconto…

Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp)

1 curtida

Vi uma entrevista do secretário de alguma coisa do estado falando que “vamos priorizar aqueles que produzem veículos em nosso estado”. Só faltou dizer que vai priorizar a Toyota.

1 curtida

Na minha opinião tem relação com a arrecadação estatal.

Enquanto carros elétricos eram praticamente inexistentes, havia isenção. Bastou popularizarem e os estados passaram a cobrar.

Agora colocaram até carro a hidrogênio como isentos … só porquê ngm tem.

Fato é que o governo quer arrecadar sempre. Não me parece algo para favorecer A ou B…

Favorece demais a Toyota, eventualmente a Fiat com seus novos pseudo-híbridos flex.

Se fosse em função da popularização e aumento na arrecadação, não estariam concedendo isenção pra ninguém.

O fato de ser somente para híbridos flex também poderia favorecer os usineiros. Digo que poderia porque quem compra híbrido pela autonomia, provavelmente, não vai abastecer com etanol, que fornece menos autonomia.

No final, é o tipo de medida que vai ter pouco impacto na arrecadação, mas serve pra fingir que tá protegendo a indústria local.

Acho que o ponto principal de comprar hibrido não é nem a autonomia em si. Mas a velocidade e disponibilidade de abastecimento. Eu só cogito um hibrido se for flex por conta da gasolina brasileira já ser bem misturada com etanol, isso sem considerar as adulterações. Mas estou bem satisfeito com meu Plus.

Verdade. Gasolina já tem muito alcool por padrão. Logo quem vende carro a Hibrido Gasolina já pode dizer que tem um Flex? kkkk
É zoeira… se falassem um maluco ia colocar 100% alcool e ia ferrar tudo. Mas já estão meio caminho andado.

O lobby é das montadoras tradicionais pq eles estão mais próximas de ter o Hibrido Flex. Para a China ter vai ter que caminhar mais um pouco para suportar 100% de alcool. Enquanto isso vai chover de propaganda que Fiat, Toyota e outras nacionais tem carro hibrido com desconto no IPVA para tentar retomar um pouco o espaço perdido.

Pessoal não dá ponto sem nó.

Mas nem é por isso mas não volto para carro que tem que passar em posto de gasolina nunca mais. O Plus já me atende bem e agora é esperar os carros eletricos de 600 a 800km de autonomia.

Mas BYD. GWM nao tem carro hibrido Flex logo nao tem isençao de IPVA.

Foi o que comentei aqui.