Quadro de distribuição superaquecendo: cooler é a solução?

Pessoal, bom dia!

Estou com um problema preocupante em meu QD elétrico aqui: superaquecimento!

Se eu carregar com a tampa fechada, ele superaquece e desarma o DR.

Pensei em colocar 2 coolers, um pra entrada e outro pra saída, fazendo o ar frio entrar e o ar quente sair, melhorando a troca térmica interna como um todo. O problema é que não entendo nada de eletrônica, já comecei o projeto, mas não consigo fazer funcionar.

O que eu comprei? 2 coolers do tipo blower, 12v DC; Uma fonte de lâmpada led AC/DC 12v 3A. Pra mim ia funcionar direito, mas tenho certeza que deixei de considerar algo aqui, como por exemplo, a amperagem (talvez seja por isso que as ventoinhas não rodaram, chegando até a sair fumaça em uma delas).

A pergunta é: o que estou fazendo de errado ou deixando de fazer? Me ajudem nesse projeto se entenderem de eletrônica…

Grande abraço!
Bruno

Bom dia BDortas, Veja nas características do cooler que você comprou quais as especificações, por exemplo, você já falou que são 12v o que resta saber é a amperagem, existe outra forma de saber caso não tenha especificado nele, mas como você falou que não entende muito de eletrônica, aconselho comprar um carregador 12v barato mesmo, pode ser do tipo universal para notebook. Eles conseguem medir a tensão e amperagem do cooler por exemplo e mandar o ideal evitando assim uma queima como aconteceu aí em um dos coolers que vc falou que fumaçou. Compre uma fonte do tipo notebook universal, pode ser aquelas que vc regula a voltagem, faça a adaptação dos fios e ligue os coolers no 12v. Como já queimou 1, você pode usar o outro ele vai funcionar do mesmo jeito. Coloque ele pra jogar o ar de dentro pra fora ou de fora pra dentro, mas deixe pelo menos “janelas” para o ar entrar ou sair.

@BDortas Tenho a impressão de que o cooler aqui é como um antigripal, alivia os sintomas sem acabar com a doença.

Superaquecimento não é bom sinal. Pode ser de algum mau contato, ou subdimensionamento de cabos e afins. Além do perigo de incêndio, significa tb que vc está desperdiçando muita energia termicamente, gastando mais e carregando menos. E com o blower a eficiência diminui ainda mais…

Acharia mais prudente chamar um especialista para revisar a instalação, mesmo que isso signifique um custo não planejado.

5 curtidas

Concordo com o @Truc_dp é normal o quadro aquecer, porem nao o suficiente pro disjuntor/idr desarmar. Melhor dar uma revisada nas conexões/dispositivos pq a chance de ter algo errado é grande… se tiver espaço tenta dar uma afastada pra não deixar um colado no outro, assim um não passa calor pro outro tão facilmente. Manda uma foto do seu quadro aí…

Agora sobre seu projeto, muito estranho o cooler queimar, se o cooler é 12V e a fonte tbm é 12V não deveria queimar, dificil dizer sem ver, mas acredito que 3A seja mais que o suficiente pra tocar 2 blower, e a “amperagem” da fonte não causaria a queima do blower. Não importa se a fonte é 3A ou 30A, isso só quer dizer que essa é a capacidade maxima dela, mesmo se ela fosse de 30A, ela só forneceria o maximo que o blower puxa.

Mas se ainda quiser colocar o cooler segue minha sugestão, eu usaria somente um cooler jogando o ar quente pra fora.
Um cooler puxando e um empurrando, vai fazer pouca ou nenhuma diferença no fluxo de ar. E usaria um cooler 220V, pra não precisar da fonte, e usaria um interruptor inteligente pra controlar ele.

Ou sendo um pouco mais ousado, eu puxaria um par de fio retornando da saida do wallbox pro carro, pro cooler que ficaria no quadro de distribuição, assim não precisaria de circuito controlador, pois ele só vai ligar quando o wallbox armar e enviar energia pro carro.

Gente, muito obrigado pelas respostas!

Segue a foto do QD:

Vocês podem perceber que no medidor de consumo tem um fio com marcas de superaquecimento. Já efetuei a troca das duas pernas, inclusive. Conferi crimpagem, contato na hora de colocar os fios novos, e está tudo certo! O engraçado é que é tudo o mesmo fio, e o fio que sai do quadro geral pra esse quadrinho não aquece além do normal. À propósito, é fio 6mm SIL e a distância pro geral é de aproximadamente 15m.

Agora segue as fotos da fonte:


Como disse, é uma fonte 220v que liga fitas LED. A potência de saída em DC é 12v, e ela está funcionando perfeitamente.

Agora a foto do Blower:

Todas as especificações que tenho são essas impressas nele.

Independente de qualquer coisa, gostaria de fazer elas funcionarem. Agora virou tarefa pessoal! Kkkkkkk… mas ficarei de olho no consumo de energia e também nos fios que estão superaquecendo antes de mandar trocar tudo pra 10mm.

Grande abs!

Pela foto o cabo e/ou o terminal tubular e/ou medidor de consumo não aguentam a corrente ou apresentam problemas de conexão. Lembre que a corrente é por várias horas, então qualquer problema de mau contato só vai ficar bem pior e vai esquentar, podendo até pegar fogo. O ventilador definitivamente não é a solução. Como já sugerido, pediria para um eletricista dar uma conferida nesses terminais, conexões e medidor. De qualquer forma, custa muito pouco trocar esses cabos internos por cabos de 10mm.

1 curtida

Eu também faria isso… O mínimo para o Wallbox é cabo de 6mm. Mas distancia do quadro principal e tempo que ele fica ligado influem bastante.
Eu não faria nenhuma instalação de 6mm. Aqui fiz de 10mm para sobrar mesmo, não quero mexer com isso de novo no futuro e pode vir outro wallbox daqui alguns anos que puxa mais energia. Melhor deixar sobrando.

Coisas que voce pode experimentar:

Tira o medidor de energia do quadro e olha por cima pra conferir se o local que prende o terminal não esta com algum tipo de oxidação.

Quando voce recolocar ele, aproveitando que ele esta com fios e nao com um barramento pente, não deixa ele tão encostado no idr. Se der né, pode ser que a tampa do quadro não feche dependendo do espaço.

Tenta trocar o tipo de terminal. Parece que você usou um terminal tipo pino. Tenta colocar um tubular(precisa de um alicate pra crimpar).

Como você disse que é sempre no mesmo fio, experimenta deixar esse fio ligado direto no medidor sem o terminal(estou desconfiado desse terminal).

elimina o medidor e ligar o fio direto no idr, sem passar pelo medidor.

Troca esse pedaço inteiro do fio, pelo que entendi é um pedaço pequeno, esta ligando a saida do medidor na entrada do idr. Se tiver sobrado, usa o mesmo tipo da outra fase que não esta dando aquecimento.

Obs: talvez não influecie, mas meu medidor tem escrito in e out(entrada e saida) não consegui ver pela sua foto, e o meu modelo é diferente do seu, mas as coisas chinesas tendem a seguir o mesmo padrão. aparentemente você ligou a entrada onde seria a saída.

Com esses experimentos, acho que você vai conseguir isolar e encontrar o problema. Faça uma avaliação do que é mais provável ser e executa na ordem do que você acha que é mais provavel de estar causando o problema.

Consegui encontrar isso, mas não sei se é exatamente o mesmo modelo… o consumo desse ventilador é extremamente baixo… poderia ser uma fonte bem mais fraca… 500mA e ainda sobraria muito.

2 curtidas

Eu estava com esse problema aqui, os fios eram de 6mm e passavam no mesmo conduite que outros fios de outras instalações.
Mudei os fios para 10mm e passei a fiação em separado, resolveu.
Diminuiu a temperatura e parou de desarmar.

3 curtidas

Sugiro verificar os teus disjuntores e substituir por marcas de melhor qualidade como Soprano ou Weg. Muitos dos problemas de superaquecimento ocorrem não apenas por problemas de instalação mas sim pela baixa qualidade da estrutura.

1 curtida

Oi!
Tudo certo?
Acho que trocar tudo por 10mm vai resolver, mas antes disso eu tentaria trocar por componentes elétricos de maiores robustez. Eu trabalho com energia Solar FV há 8 anos e possui característica semelhante com esse mundo de EV, que é trabalhar por longos períodos (4-6 horas) no pico e aquecendo o disjuntor. Então já tive situações que tudo estava dimensionado corretamente, mas a qualidade do disjuntor e iDR não eram das melhores e desarmava, já troquei 4 ou 5 disjuntores WEGs que não aguentam trabalhar por horas no pico. Trocamos todos por Schneider ou Siemens e tudo se resolveu. Vale a tentativa que provavelmente dará certo, mas vale a ressalva de verificar apertos e crimpagem que são essenciais para a segurança da sua instalação.

4 curtidas

Tive problema de aquecimento com fio de 6 mm. Troquei pra 10 mm e resolveu. Chave de 40, Dr 40 e 2 Dps

Eu seguiria o conselho de não colocar cooler pois não é pra acontecer superaquecimento. Algum componente não está funcionando como deveria. Chame um especialista para verificar conexões, cabos, componentes e descobrir onde está ocorrendo aquecimento além do normal. Na minha casa usei cabos de 10mm e troquei o DR pois estava esquentando muito. O novo DR funcionou bem e não apresenta mais problema de aquecimento.

Um aquecimento nos cabos é normal, se muito além dos 40 graus pode ser parafuso frouxo. Mas iDR não desarma pôr aquecimento, só pôr fuga. Pode ser uma fuga até mesmo no medidor. Ou seu iDR deve ser um rcbo com térmico, nesse caso desarma, mais com uma corrente 20% acima da capacidade nominal, ou aquecimento pôr falha na conexão.

O meu era justamente isso. Aquecia demais e desarmava, era a qualidade dos disjuntores. Só me dei conta quando um dos disjuntores pifou (não armava mais) e aí troquei para um de melhor qualidade. Problema resolvido.

Cara o disjuntor não pode desarmar sem que a corrente esteja acima de sua especificação, se eu fosse vc eu trocaria o disjuntor que deve estar com problema.