Quadro de proteção aquecendo

Olá galera, espero que esteja tudo bem com vocês.
Preciso de uma ajuda com o seguinte, quando comprei o carro pedi para o eletricista puxar uma linha separada direto do poste até o local onde deixo o carro, são aproximadamente uns 13 metros entre o poste e o quadro de proteção. o eletricista passou fio 6mm e fez o aterramento.
No inicio ele havia colocado um disjuntor de 32 e um de 40, o de 32 fritou. daí fiquei só com o de 40. Sempre aquecendo. daí recentemente o DR queimou em uma das conexões. daí troquei ele e comprei uns adaptadores para fazer as conexões entre os fios e os equipamentos do quadro. Agora já começou a derreter na saido do DR novamente. Será que pela distância devo passar o fio de 10mm?
Eu utilizo um disjuntor inteligente que mede a temperatura no final do quadro e essa noite ele estava marcando 43 graus durante o carregamento.

O disjuntor de 32 não é indicado por estar no limite da amperagem que o wallbox pode puxar. Então o correto é o de 40a mesmo.

Sobre o cabo e distância. Assumindo que seja um condutor dedicado, sem outros cabos junto, 6mm é mais que suficiente para 32a nessa distância. Ademais, o problema de aquecimento está nas conexões, não no cabo.

43° não é uma temperatura muito alta e esses componentes são feitos pra suportar temperaturas superiores.

Esses conectores que está usando parecem ser apenas um borne que prende o cabo que será preso no componente. Pra mim não parece fazer sentido, apenas introduzem mais um ponto de falha no processo. Um terminal tubular seria mais eficiente e seguro.

Outro ponto é a qualidade dos componentes. Dado que a carga é elevada por longos períodos, considere investir em componentes melhores. Eu uso tudo da Clamper aqui, mas vale questionar a marca desses componentes.

1 curtida

Eu gosto de usar barramento pente, acho que fica mais organizado.

Eu coloquei o IDR antes do DPS(antes do disjuntor). Pesquisei na IA, e ela disse que a norma não especifica se deve vir antes ou depois. Apesar de ser boa pratica colocar o IDR depois porque qualquer descarga atmosférica pode acionar o IDR e derrubar toda a instalação. Como no caso esse quadro é específico para o wallbox, eu não vi nenhum problema nisso.

Obs: essa foto é do primeiro quadro que montei. Nele ainda estava com o IDR tipo AC. Depois substitui por um tipo A. Conforme a norma. Não consegui identificar o tipo do seu IDR.

2 curtidas

Aqui na minha cidade é complicado achar marcas boas de componentes elétricos. As lojas sempre trabalham com uma única marca. Mas de toda forma já estava planejando comprar pela internet de marcas melhores, só estava na dúvida se deveria investir em fiação 10mm antes. o Disjuntor de 32 derreteu por dentro e até travou desligado, mas os o DR que queimou também aparentava ter sido na conexão de fase 1 o início do problema.

Eu até gostaria de fazer tudo via pente, o problema é esses DPS que o eletricista colocou são maiores que os outros equipamentos daí o pente não encaixa. Também tava pensando em comprar um quadro maior para fazer o barramento do terra.

Eu comprei um quadro pronto da Clamper, recomendo demais, o valor dos componentes avulsos na época saía o mesmo valor do quadro montado, então fez sentido pra mim. Salvo engano o quadro montado saiu por coisa de uns R$500 na época, quando somente o IDR tipo A custava em torno de R$300…

Você realmente tem uma limitação de espaço físico nesse quadro. Eu diria que vale a pena trocar por um quadro maior pra conseguir organizar melhor esses componentes e tal.

1 curtida