Realmente, em um primeiro momento pareceu o contrario. Perdão pelo peido mental.
Mas se o cabo de 10mm suporta 50a (até mais dependendo do agrupamento), qual o problema em usar o disjuntor de 50a? O errado seria usar um disjuntor acima do suportado pelo cabo.
Faz sentido o seu ponto de vista, mas ele esta errado. Se fosse assim colocava logo um disjuntor de 100A em em qualquer instalacao e bitola de 20mm que nunca daria problema?
Colocar acima do recomendavel é muito perigoso.
O ponto principal não é o cabo, mas sim a segurança do Wallbox.
O disjuntor serve para proteger o circuito inteiro, não só a fiação. Se o seu carregador foi feito para rodar em 40A, colocar um disjuntor de 50A tira aquela margem de segurança essencial para o aparelho.
Na prática, se houver qualquer curto ou falha interna no carregador, o disjuntor de 50A vai demorar muito mais para desarmar. Esse tempo extra é o que pode fritar a placa do equipamento ou até causar um princípio de incêndio, mesmo que o cabo de 10mm aguente a corrente. Por isso, a regra é sempre dimensionar o disjuntor pela capacidade real do equipamento, e não só pelo que o fio suporta.
Não vai demorar mais pra desarmar, não vai desarmar nunca, a menos que ocorra uma sobrecarga e o circuito exceda a capacidade do disjuntor.
Quem vai limitar a corrente é o inversor do carro, então mesmo que o wallbox meta o louco e “libere” 200a o carro vai limitar a 32a, com variações dentro da margem, claro.
Uma coisa que acabou de me ocorrer aqui, esse seu medidor tem gráfico de variação de tensão/corrente @FernandoUed? Se tiver, tenta ver se não baixa demais a tensão perto da hora que desarma.
Eu tentaria tudo antes de trocar o cabeamento. É o tipo de coisa que tem mais chance de mascarar do que resolver algum problema.
São aprox 10m do padrão da cemig até o quadro do wallbox. Vou ver se retiro ele então para testar…
Não tem… é bem simples mesmo, só mostra o consumo e tem algumas configurações para desarmar por temperatura, etc..
Normalmente quando o carro está carregando, minha esposa está em casa, e ela disse que tudo continua funcionando normal.. (tudo bem que todo o restante da casa está em outro quadro), mas se a concessionária baixa a tensão, deveria impactar na casa toda, não? (pergunta de um leigo/pensamento de um leigo).
Sim, mas nem todo dispositivo é sensível o suficiente para servir de indicador de queda de tensão. Eu tive esse problema algumas vezes e coisas como luzes de led, por exemplo, não oscilavam, já se o microondas ou AirFryer estivessem ligados dava pra perceber do outro lado da casa.
Outra coisa que talvez valha analisar é se não há nenhum desbalanceamento de carga entre as fases. Mesmo sendo quadros separados, um possível desbalanceamento pode afetar a carga, embora seja mais provável que isso desarmaria o disjuntor do padrão…
Edit:
Aqui são 32m em conduíte dedicado e o cabo de 6mm nunca apresentou problema.
Pode ser um palpite baseado em vozes da minha cabeça, mas eu tiraria esse medidor do circuito e testaria por um tempo.
Se ainda assim permanecer o problema (apesar das vozes aqui acharem que não), trocaria o IDR da Steck por um de primeira linha e aproveitaria pra colocar o Tipo A, pq o seu é tipo AC, que está fora da norma. Mas não vejo nenhuma relação do tipo de IDR com o problema, pra ficar claro, falo pela qualidade do componente em si.
Aqui também é dedicado, daqueles galvanizados.. não sei se isso ajuda a aquecer os fios, mas acredito que não.
Exatamente, sei que o tipo dele está errado, mas não acredito que seja o tipo o causador do problema… talvez a qualidade mesmo, mas o tipo não… Vou começar pelo medidor mesmo, tirar e ver o que acontece.
Aqui estava tendo problema em colocar o carro para carregar e ao amanhecer o carro não tinha carregado e no aplicativo mostrava que tinha parado de carrega aproximadamente 1h30m após o início. Comecei a procurar o problema, pois a instalação era NOVA. Foi onde eu me lembrei que eu havia feito algumas configurações no MEDIDOR DE ENERGIA, eu tinha DIMINUIDO a temperatura de desarme! Fui aumentando até 75°. Informo que meu DISJUNTOR de 40a NÃO desarma, o que desarma é o MEDIDOR.
Minha instalação: 10m Cabo HEPR 6mm.
1- Abaixo nas imagens mostra a Temperatura do medidor SEM Carga;
2- A Configuração da temperatura no medidor em 75°;
3- Os logs do medidor informando que alta temperatura e demonstrando que ele atuou conforme a configuração!
Eu tive um problema similar, porque eu também instalei um disjuntor Smart desses no final só para fazer a medição de uso de energia. Em algum momento ele estava com as várias opções dele de monitoramento, desarme, muito perto do limite que o carro usa, bem menos do que os disjuntores normais fariam. Em dados momentos ele chegou a desarmar e eu descobri por quê, peguei o log, vi, ajustei e agora dá tudo certo.
No meu caso, quem está desarmando é o disjuntor, e não o medidor… em todo caso conforme sugeriram, tirei ele fora… Vamos ver nas próximas cargas se vai cair ou não.
É, não deu certo… Tirei o medidor e mesmo assim continua desarmando… Coloquei hoje para carregar as 10:55 e as 14:09 o disjuntor desarmou…
Estou com 3 possíveis teorias:
1 - Será que é a tomada 220v que coloquei nesse quadro? O fio sai do IDR e vai pro wago, e do wago vai para a tomada e para o wallbox (os dois fios do IDR, visto que aqui é fase e fase 110v).
2 - Será que são os wagos? Neles não usei terminal tubular ilhos.. o fio está direto no wago. Deveria usar terminal neles?
3 - Será que o problema não está no quadro, e sim na caixa logo após o padrão da cemig? Nessa caixa tem os fios que saem do padrão obviamente, e dali foi derivado para o quadro do wallbox… Mas ali passa outros fios também, que levam energia para o muro da casa, para alimentar câmera, se não me engano alguns cabos de rede tbm, etc… É uma caixa um tanto quanto pequena… Será que o fio está aquecendo ali e o disjuntor desarma?
Sei lá, só sei que está complicado resolver isso kkkkkkk
Se a tomada não estiver em uso não deveria influenciar em nada.
O Wago dispensa terminal, mas precisa estar bem firme, e a parte exposta do fio precisa ir até o fim do conector. Também é preciso que seja o Wago específico pra a bitola dos canos, no caso 6mm. Desligue o disjuntor e teste se os cabos estão bem firmes, quando corretamente instalado é praticamente impossível arrancar o cabo na força.
Duvido que essa caixa de passagem seja o problema.
A partir de agora, tudo é palpite, são testes que eu faria pra tentar isolar o probelma.
Olhando a foto, parece que os conectores Wago são para 30A. Tem a linha dele para 41A. Pode ser que esteja aquecedo o circuito, principalmente se tiver uma queda de tensão acentuada na entrada…
Antes de comprar outros, eu os tiraria do circuito. Então, liga a saída do disjuntor direto na entrada do IDR (vai ficar sem DPS durante o teste) e a saída do IDR direto nos cabos que vão para o carregador. E só.
E aí testa mais algumas vezes. Se continuar caindo, temos que pensar mais…rs … Se parar, começaria trocando os Wago e voltando o DPS. Se continuar sem cair, voltaria o medidor. Depois a tomada (que não deve influenciar, sem carga, como disse o Dawtaylor, mas o Wago que divide pra ela, sim).
Um detalhe que eu acabei de confirmar aqui dando um zoom na sua foto. Parece que nem todos os cabos estão conectados corretamente nos Wago. Perceba que o primeiro de baixo pra cima não chega até o final do conector, o que indica uma falha na instalação. Na mesma foto, o cabo do meio parece mais fino dentro do conector, pode indicar que alguns filamentos foram danificados no decapamento.
Realmente, não está em uso… raramente eu carrego a moto e o carro juntos.
Mas e se eu usar, há problema? Porgunto pq aí fica mais fácil evitar esses erros de instalação que eu cometi conforme vc mencionou mais abaixo…
Meus wagos tem 30A de um lado e 41A do outro kkkkk aí pesquisei na internet na época que comprei, e aparentemente é assim mesmo… Mas estou enviando foto dele (dos dois lados)
Imagino que nessas raras situações você use um carregador com ajuste de corrente pra baixo, certo?
Esses conectores são projetados para uso sem terminais. Eu não usaria. Um cabo flexível tende a ter uma área de contato maior com o conector quando usado sem terminal, os filamentos “se espalham” ao serem pressionados.
Em disjuntores, bornes, etc, o terminal é aconselhável por não haver controle da força aplicada. Como o Wago funciona por mola, essa força é controlada.
É assim mesmo. Os meus, que vieram com a caixa da clamper, são iguais então eu confio que estejam de acordo com as normas.
O da segunda foto parece bem executado. Os demais nem tanto.
Um erro comum ao trocar para o Wago é reutilizar o cabo como estava no borne. Geralmente esses cabos acabam deformados pela força e forma de conectar, os do Terra parece demais esse caso.
Eu cortaria essa ponta que está maltratada, decaparia novamente (11mm é o recomendado), torceria de leve a ponta pra manter os filamentos juntos antes de inserir no Wago.
Mas não descartaria o teste sem o Wago como sugerido pelo @Br_Robot.
Farei esse teste, mas farei ele no final de semana, que é quando consigo por o carro pra carregar durante o dia. Aí vou aproveitar para baixar bem a bateria (deixar nuns 5%), pra ficar muito tempo no carregador, que aí a chance de desarmar é maior do que quando fica só 2 ou 3 horas.