Quadro do Wallbox aquecendo e desarmando

Realmente, em um primeiro momento pareceu o contrario. Perdão pelo peido mental.

Mas se o cabo de 10mm suporta 50a (até mais dependendo do agrupamento), qual o problema em usar o disjuntor de 50a? O errado seria usar um disjuntor acima do suportado pelo cabo.

Faz sentido o seu ponto de vista, mas ele esta errado. Se fosse assim colocava logo um disjuntor de 100A em em qualquer instalacao e bitola de 20mm que nunca daria problema?
Colocar acima do recomendavel é muito perigoso.

O ponto principal não é o cabo, mas sim a segurança do Wallbox.
O disjuntor serve para proteger o circuito inteiro, não só a fiação. Se o seu carregador foi feito para rodar em 40A, colocar um disjuntor de 50A tira aquela margem de segurança essencial para o aparelho.

Na prática, se houver qualquer curto ou falha interna no carregador, o disjuntor de 50A vai demorar muito mais para desarmar. Esse tempo extra é o que pode fritar a placa do equipamento ou até causar um princípio de incêndio, mesmo que o cabo de 10mm aguente a corrente. Por isso, a regra é sempre dimensionar o disjuntor pela capacidade real do equipamento, e não só pelo que o fio suporta.

Não vai demorar mais pra desarmar, não vai desarmar nunca, a menos que ocorra uma sobrecarga e o circuito exceda a capacidade do disjuntor.

Quem vai limitar a corrente é o inversor do carro, então mesmo que o wallbox meta o louco e “libere” 200a o carro vai limitar a 32a, com variações dentro da margem, claro.

Caso a distância do quadro seja grande troque para 10mm, os demais podem deixar em 6mm.

Como já foi reapertado os contatos, eu removeria aquele medidor wi-fi para teste

Uma coisa que acabou de me ocorrer aqui, esse seu medidor tem gráfico de variação de tensão/corrente @FernandoUed? Se tiver, tenta ver se não baixa demais a tensão perto da hora que desarma.

Eu tentaria tudo antes de trocar o cabeamento. É o tipo de coisa que tem mais chance de mascarar do que resolver algum problema.

São aprox 10m do padrão da cemig até o quadro do wallbox. Vou ver se retiro ele então para testar…

Não tem… é bem simples mesmo, só mostra o consumo e tem algumas configurações para desarmar por temperatura, etc..

Normalmente quando o carro está carregando, minha esposa está em casa, e ela disse que tudo continua funcionando normal.. (tudo bem que todo o restante da casa está em outro quadro), mas se a concessionária baixa a tensão, deveria impactar na casa toda, não? (pergunta de um leigo/pensamento de um leigo).

Sim, mas nem todo dispositivo é sensível o suficiente para servir de indicador de queda de tensão. Eu tive esse problema algumas vezes e coisas como luzes de led, por exemplo, não oscilavam, já se o microondas ou AirFryer estivessem ligados dava pra perceber do outro lado da casa.

Outra coisa que talvez valha analisar é se não há nenhum desbalanceamento de carga entre as fases. Mesmo sendo quadros separados, um possível desbalanceamento pode afetar a carga, embora seja mais provável que isso desarmaria o disjuntor do padrão…

Edit:

Aqui são 32m em conduíte dedicado e o cabo de 6mm nunca apresentou problema.

Pode ser um palpite baseado em vozes da minha cabeça, mas eu tiraria esse medidor do circuito e testaria por um tempo.

Se ainda assim permanecer o problema (apesar das vozes aqui acharem que não), trocaria o IDR da Steck por um de primeira linha e aproveitaria pra colocar o Tipo A, pq o seu é tipo AC, que está fora da norma. Mas não vejo nenhuma relação do tipo de IDR com o problema, pra ficar claro, falo pela qualidade do componente em si.

Aqui também é dedicado, daqueles galvanizados.. não sei se isso ajuda a aquecer os fios, mas acredito que não.

Exatamente, sei que o tipo dele está errado, mas não acredito que seja o tipo o causador do problema… talvez a qualidade mesmo, mas o tipo não… Vou começar pelo medidor mesmo, tirar e ver o que acontece.

1 curtida

Aqui estava tendo problema em colocar o carro para carregar e ao amanhecer o carro não tinha carregado e no aplicativo mostrava que tinha parado de carrega aproximadamente 1h30m após o início. Comecei a procurar o problema, pois a instalação era NOVA. Foi onde eu me lembrei que eu havia feito algumas configurações no MEDIDOR DE ENERGIA, eu tinha DIMINUIDO a temperatura de desarme! Fui aumentando até 75°. Informo que meu DISJUNTOR de 40a NÃO desarma, o que desarma é o MEDIDOR.

Minha instalação: 10m Cabo HEPR 6mm.

1- Abaixo nas imagens mostra a Temperatura do medidor SEM Carga;

2- A Configuração da temperatura no medidor em 75°;

3- Os logs do medidor informando que alta temperatura e demonstrando que ele atuou conforme a configuração!

Eu tive um problema similar, porque eu também instalei um disjuntor Smart desses no final só para fazer a medição de uso de energia. Em algum momento ele estava com as várias opções dele de monitoramento, desarme, muito perto do limite que o carro usa, bem menos do que os disjuntores normais fariam. Em dados momentos ele chegou a desarmar e eu descobri por quê, peguei o log, vi, ajustei e agora dá tudo certo.

1 curtida

Você ajustou a temperatura do seu para quantos graus?

No meu caso, quem está desarmando é o disjuntor, e não o medidor… em todo caso conforme sugeriram, tirei ele fora… Vamos ver nas próximas cargas se vai cair ou não.

2 curtidas