Fala pessoal, tenho meu dolphin mini a 8 meses e agora o quadro de energia dele ficou estranho, aquece, aquece e desarma, alguem já passou por isso e achou solucao ?sou totalmente leigo no quesito eletricidade então peço desculpas caso eu nao entenda muito bem.
Vamos lá. Os DPS parecem já ter atuado e precisam da substituição dos cartuchos. Eles estão com o sinal em vermelho, estão instalados na posição etiquetada como DR. Mas isso não deveria estar causando o desarme do disjuntor.
Uma possibilidade seria a tensão estar baixa, o que faria com que o wallbox peça uma corrente maior, desarmando o disjuntor.
Porém, como disse ser leigo no assunto, o melhor a fazer é chamar um eletricista pra verificar o que acontece ai.
Boa noite.
Vc indica algum aqui em Bh.
Tive esse problema também e, exatamente com esta marca de disjuntor da sua foto, troquei por um disjuntor da marca Siemens e acabou o problema. Ao que parece esse disjuntor da foto não presta. Só nao tente trocar por outro de maior potência. Compre Siemens. Se não resolver, pode ser fiação inadequada. Mas como eu mencionei meu problema foi idêntico e com o mesmo disjuntor, então creio que resolverá.
O barato invariavelmente sai caro.
Aqui para nossa frota adquiri algumas unidades do sistema Mobi Plug Smart da Clamper, que faz inclusive um balanceamento de energia, fazendo a leitura da energia consumida instantaneamente para liberar a carga pro Wallbox ou não, e para minha surpresa, aquece prá caramba. Abri a caixa e troquei o disjuntor de 40 por um de 50, e troquei todos os fios da corrente de alimentação do wallbox por fio 10mm (veio de 5mm). Problema resolvido.
Aqui todas as instalações de carregadores faço com fio 10mm e disjuntor de 50A.
Após 1 ano e pouco instalado, meu disjuntor agora começou a desarmar, mas só quando eu carrego o carro durante o dia, e nem é sempre também.. a cada 3 recargas, 1 desarma… ele é da marca steck. Esse fds eu troquei o quadro por um maior, e reapertei todas as conexões.. mesmo assim desarmou ao carregar o carro hoje a tarde. Será que o disjuntor chegou na hora de trocar? Lá em casa eu uso 6mm nos fios, para uma distância de 12m +ou-. Sempre ficou quente, mas nunca desarmava… Se a sugestão for mesmo trocar o disjuntor, qual marca recomendam? Obrigado
Na minha instalação troquei um Tramontina que sempre desarmava por um Schneider. Nunca mais deu problema.
Seu disjuntor é de 40a pra carga em 7kwh? Se sim, é trocar o disjuntor mesmo. Schneider é muito bom. Os meus são da Clamper porque comprei o quadro deles, zero problema até o momento. Vale a pena olhar os da Weg também.
Tem algum sinal de superaquecimento nos terminais/bornes do disjuntor/idr?
Top! Obrigado!
Sim! Não tem sinal de aquecimento não, mas uns tempos atrás a calha deu BO e vazou água em cima desse quadro, entrou pouca coisa mas entrou.. acho que pode ter oxidado os terminais do disjuntor.. vou trocar ele mesmo e monitorar pra ver. Obrigado!
Se você quiser os top dos top, tem também os da Siemens e da ABB.
Comprei o da Schneider… vou trocar e ver como vai se comportar. Valeu!
É galera, vez ou outra ainda desarma meu disjuntor. Coloquei o carro a noite esses dias para carregar. Quando deu 1h aproximadamente carregando, ele desarmou. Estava um dia até frio.. Já hoje por exemplo, coloquei o carro pra carregar as 11h, agora são 13:26 e não desarmou, e o sol tá estralando.. abri o quadro pra tirar foto pra enviar aqui, o disjuntor estava bem quente… os fios quentes, mas nada fora do normal eu acredito.. mas o disjuntor, coloquei a mão na lateral dele e estava bem quente, papo de não conseguir deixar a mão 5seg… no meu medidor smart mostra que ele está com 53 graus.. achei normal. Ele está quente tbm, mas não tanto quanto o disjuntor. Aqui a fiação é 6mm, aproximadamente 10m do quadro do padrão de energia. Segue foto de como está o quadro.. Detalhe: funcionou por 1 ano sem desarmar em momento algum.. mas agora vez ou outra desarma. Troquei o disjuntor, ele é novo, mas não resolveu. Mais ou menos a cada 8 carregamentos, 1 desarma. E se ele desarma e pouco tempo depois eu vou lá e ligo ele de novo, ele volta a carregar o carro e vai até o fim, sem desarmar. Nunca desarmou 2x no mesmo carregamento. Alguma sugestão? Kkk
Você teria acesso a um amperímetro pra medir a corrente passando pelos cabos quando rolar o desarme? Por via das dúvidas, o disjuntor novo é de 40a mesmo, certo?
Dentro na normalidade. Mas essa é a temperatura do medidor, não a do disjuntor. Em teoria deveriam ser próximas, mas não dá pra garantir.
Aconteceu comigo há uns 2 anos, minha instalação do nada começou a super-aquecer e cair também; era mau contato em algum ponto, bastou reapertar todos os contatos que o problema sumiu por inteiro, sugiro que você faça o mesmo antes de trocar qualquer elemento.
Não tenho… mas também ele não tem hora pra desarmar, tem hora que desarma com 30 min, tem hora que desarma depois de 5 horas.. teria que ficar ali do lado acompanhando kkkkk
Sim, o disjuntor novo é de 40A
Imaginei também que seriam próximas, mas aparentemente o disjuntor estava bem mais quente que o medidor.
Pior que fiz isso quando troquei o disjuntor… nessa troca de disjuntor eu troquei o quadro tbm, e aí aproveitei para desmontar tudo e montar de novo.. ou seja, todos conectores estão apertados.
Estou quase trocando a fiação para 10mm mesmo, aí minha dúvida é: preciso trocar só a fiação que chega até o quadro, ou é necessário trocar a fiação do quadro tbm? (ou seja, pra frente do disjuntor). E posso trocar só as duas fases para 10mm, ou é necessário trocar também o terra?
Cara voce fez uma substituição nao recomendável.
A corrente maxima durante um carregamento e de 32A, e por este motivo o disjuntor de 40A é o recomendavel. Se o disjuntor de 40A esta aquecendo e desarmando é porque o disjuntor é de qualidade inferior. um disjuntor bom pra essa carga continua alta gira em torno de 300/400 reais.
Trocar por um disjuntor de 50A resolve o problema do aquecimento e do desarme, porem passa o problema para o cabeamento. O cabo que começa a aquecer.
sugir investir num disjuntor industrial com a corrente correta. pois mesmo o cabeamento sendo de 10mm, o aquecimento a longo prazo pode causar incendio.
A corrente pode variar, ainda que temporariamente, durante a carga. Se colocar 32a vai desarmar sem necessidade.
O disjuntor deve ser dimensionado conforme o cabeamento, e todo o dimensionamento DEVE prever margens de segurança. Se tudo for dimensionado pra 40a, não existe problema nenhum em usar abaixo disso.
Pra quem esta com problema de aquecimento no disjuntor e desarmando.
É so comprar um disjuntor de qualidade superior. Se continuarem comprando disjuntor de 60 reais, o problema vai continuar.
Um disjuntor bom custa em media 350 reais.
Recomendo algum destes 2:
- Schneider Acti9 iC60N C40
- ABB S202-C40
O modelo deve ser igualzinho, se for alguma letra diferente no modelo e valor abaixo de 200 reais, é de pessima qualidade.
Estes possuem componentes internos melhores que os tradicionais, e possuem melhor dissipação de calor.
Cara voce nao entendeu. em momento alguem falei pra colocar disjuntor de 32A, disse pra colocar de 40A.
Foi um alerta pro cara la encima que colocou um disjuntor de 50A, completamente fora do padrão de dimensionamento. que a longo prazo pode causar incendio mesmo sendo cabo de 10mm.

