Boa noite. Vi aqui vários posts e queria que alguém me ajudasse. meu quadro de disjuntores esquenta muito. Já mudei o fio de 6 mm para um de 10 . Alguém pode me dizer se tem algo errado na minha instalação?
Trocar o cabo foi um bom começo, mas se o quadro continua esquentando eu também verificaria o aperto dos bornes e a capacidade dos disjuntores. Às vezes o problema não é só a bitola do fio.
Da uma olhada no outro tópico sobre disjuntor desarmando, tem muita coisa sobre isso lá.
Mas a pergunta é, está desarmando ou você está observando a temperatura por conta? No segundo caso, qual o parâmetro para definir que está esquentando muito? Disjuntores esquentam normalmente, desde que dentro dos parâmetros não há com se se preocupar.
O disjuntor não desarma, apenas esquenta muito na minha impressão , e os fios da caixa também esquentam , o cabo que vai para o allbox que é de 10mm e o que vai para o relógio da rua que é de 6 mm ficam apenas um pouco morno, carrego com a caixa de disjuntores aberto para não esquentar a caixa plástica também.
Todo os disjuntores são de 40 e já apertei todos os parafusos .
Bom dia colega, primeiro, parabéns pelo quadro, muito bem montado.
A única observação que vi no seu quadro foi a respeito do medidor de energia, verifica se ele pode receber a carga e o neutro por baixo, normalmente este equipamento tem entrada e saída.
Estou tendo problemas também com aquecimento, inclusive, o meu medidor fechou curto, comprei outro na marca TOMNZ, contudo, ainda apresenta aquecimento sendo demonstrado pelo aplicativo.
Pedi para que um amigo, engenheiro eletricista, fizesse a termografia dos meus quadros e da fiação e está tudo correto, mas o problema está no MEDIDOR de ENERGIA.
Estou fazendo alguns testes igual a você, utilizando sem a tampa!
Qual o parâmetro para “esquenta muito”? Consegue manter o dedo nele por alguns segundos, ou não?
Eu me assustei no início, mas é esperado que haja um aquecimento, desde que dentro dos parâmetros suportados, está seguro.
Algumas observações que, provavelmente, não tem relação com o possível superaquecimento.
- Podem falar que é frescura, mas eu usaria tanto disjuntor quanto IDR de alguma marca mais renomada. Clamper, Weg, Schneider, etc.
- Eu não gosto desse tipo de medidor, prefiro medidores indiretos por meio de CT. Dessa forma a corrente não passa por dentro de um dispositivo que pode não ter a mesma qualidade do restante dos componentes.
- Essas derivações de fases para as tomadas me deram alguns gatilhos. Dado que você mantém 3 saídas, eu optaria por conectores Wago ou mesmo blocos de derivação.
- Essa “chapinha” prendendo o conector de entrada do terra não me parece algo muito seguro. Geralmente o conector vai “dentro” do borne e é pressionado por fora.