Raízen e BYD irão instalar carregadores rápidos

5 curtidas

Gostei dessa notícia, vai instalar um em Salvador

Com a chegada do Dolphin Mini vai precisar porque imagino que vai ter muito mais carro elétrico por ai e hoje shopping já não aguenta a demanda.

A iniciativa da Volvo com o Mc Donalds tb é legal.

Mas acho que tem que ser DC e os da Volvo em geral não são. Esses com a Raizen parece que vão ser :clap::clap::clap:

1 curtida

não vejo com bons olhos. dentro de cidades e só em capitais?
eles deviam fazer infra de carregador rápido em estradas que ligam as principais cidades.
foi o que também disse Sergio Habib, CEO da Jac no Brasil em um podcast no final do ano.

Pois é, está parecendo que a estratégia será vender para motoristas de aplicativo, aí faria sentido colocar só nas capitais…

Nunca estará bom se forem um lugar alguns irão reclamar, se for nas estradas outros irão reclamar.

Vou dar minha opnião com base no PlugShare

Hoje conseguimos viajar de São Paulo para Região Sul do Brasil sem muitos perrengues, pois estamos bem servidos de carregadores, mas não conseguimos sair de São Paulo para a região nordeste do Pais, pois tem uma área cinzenta de mais de 1.200 km sem nenhum carregador rapido, o que deixa impossivel uma viagem mais longa para o nordeste. olhando pelo plugshare é a região com menor infraestrutura

Para mim esta ótimo quanto mais melhor, podem ir instalando e povoando a áreas mesmoque alguma fique para trás, estes equipamentos são caros e a infra tambem é cara, como é a iniciativa privada que esta instalando, claro que eles tem que ter retorno lucro para que o investimento se pague então imagino que devam escolher locais de maior concentração de pessoas e movimento

2 curtidas

o maior calcanhar de aquiles do carro elétrico é quanto viagens longas.
lá no passado, a Tesla conseguiu criar o mercado de elétrico porque ele construiu uma rede de superchargers próximos a estradas movimentadas.
a maior fabricante de elétricos e a maior rede de postos de combustíveis daqui estão dando tiro no pé.

1 curtida

Os pontos de recarga rápida possuem em sua maioria apenas um ponto, caso alguém o use o próximo terá que esperar no mínimo 1 hora e depois mais 1 hora para carregar.
Por isso sim, devem instalar mais pontos de preferência mais de um conector rápido por ponto.
Para diminuir o transtorno de esperar alguém carregando seu carro, acredito que no minimo 4 pontos de carga rápida por local.

Neste caso prefiro que instalem mais carregadores se for de 2 pontos ótimo se for com um unico ponto muito bom, como por exemplo naquela triangulo das bermudas entre São Paulo e Nordeste onde nãio tem absolutamente nada tendo de 1 ponto já teremos alguma coisa, mesmo que demore da para ir, hoje não existe nenhuma opção nem com 1 seguer com 2

Nas principais estradas entre as capitais e as cidades de médio porte seria interessante carregadores DC a pelo menos cada 250km. Em MG por exemplo a estrutura ainda está muito incipiente.

Só o carregador DC de 120Kw com dois conectores custa na China R$29.000

Dia 17/02/2024 cheguei no Posto Frango Assado em Itú pela Rodovia Castelo Branco sentido São Paulo.
Havia 2 carregadores alta voltagem e 1 de baixa.
Estacionei para carregar e logo em seguida encostou outro Dolphin do meu lado.
Ao sair já tinha um terceiro Dolphin no carregador de baixa.
Fiquei por 30 min carregando pois minha carga estava em 76%, eu precisava carregar em 100% para retornar pra casa, pois no caminho de volta não têm carregadores.
Então sim, é necessário de 3 ou mais carregadores de alta potência por local de carregamento.
Seria o ideal.

Realmente é uma aventura sair de BH e chegar no nordeste, até mesmo ir até Porto Seguro é complicado, teria de dormir pelo caminho e usar carregador portátil.
Também acho que os aplicativos que mostram os pontos de abastecimento estão demorando na atualização, nessa semana eu vim até Montes Claros e a BYD montou um ponto rápido de abastecimento no shopping com 4 tomadas e ele não aparece em nenhum dos aplicativos

O plugshare é colaborativo. Ou seja, conta com os usuários pra ir adicionando novos pontos. Então você mesmo pode adicionar este novo que você viu.

2 curtidas

Opa! Farei isso então, eu acabei de instalar os aplicativos e ainda não mexi muito neles, a minha esposa é quem fica com o carro, eu tenho que usar a combustão para não atrasar minhas viagens a trabalho pois vou em locais que infelizmente não teriam abastecimento.