Relé de falta de fase - Wallbox morto

Sexta-feira passada ocorreu um evento bem em frente a minha casa. Um galho de árvore provocou o rompimento de um cabo da CPFL. O resultado disso foram 4-5 horas sem energia, das quais 2 eu não estava em casa, e o wallbox foi de arrasta (junto com a fonte da minha Starlink). O problema foi que o cabo permaneceu energizado causando oscilação na rede.

Já removi o wallbox, deixei apenas a infra do portátil e pretendo instalar um novo wallbox. Sei que é possível viver bem somente com o portátil, mas não quero fazer isso, prefiro ter o wallbox fixo bonitinho lá mesmo, então dispenso comentários nesse sentido.

Conversando com o engenheiro que fez o fotovoltaico aqui ele me sugeriu a instalação deu um relé de falta de fase. Confesso que nunca tinha ouvido falar. Alguém usa esse tipo de sistema como forma de proteção?

Fiquei pensando o que poderia ter ocorrido caso o carro estivesse carregando. Acredito que o carro deve ter alguma proteção contra isso, então não me preocuparia, mas ainda assim é algo a se pensar.

Não é relacionado à sua pergunta em si. Mas
, pelo menos aqui em Minas, quando ocorre problemas na rede m, em função de manutenção da operadora, eles tem que ressarcir o dano. No seu caso, apesar se ter sido a árvore, um acidente natural, eu tentaria correr atrás da CPFL pq se existem galhos de árvore na fiação, é de responsabilidade deles tb, até onde sei.

1 curtida

Pensei muito nisso. Mas não sei se vale a dor de cabeça.

Aqui em casa eu uso um monitor de tensão mesmo, que também funciona como um relé de falta de fase (aqui a instalação é trifásica, inclusive, por conta da bomba do poço artesiano). Ele monitora a tensão das 3 fases e se alguma estiver acima ou abaixo dos limites configurados nele mesmo, ele desarma a contatora que energiza a casa.

2 curtidas

Rele de falta de fase é mais utilizado pra proteger motores trifásicos, já que eles não funcionam/queimam quando falta uma das fases. No caso do wallbox, não deveria ter queimado por oscilação de tensão. Ta tudo certo com seu DPS?
O disjuntor/medidor de energia chinês que eu uso ja tem proteção de sobretensão e subtensão… caso aconteça essa oscilação ele desarma… mas não sei o quão eficiente ele é pra proteger de algum surto.
No modelo do medidor trifásico ele tambem tem a função de alarme caso aconteça um desequilíbrio de fases(falta de fase).
Inclusive olhei aqui agora no histórico e ele alarmou no surto que teve ontem de madrugada.

Está sim. Tanto o do quarto geral quanto o do wallbox.

Também achei estranho, dado que o wallbox estava em stand-by.

Seu 220 é bifasico ou monofasico?

Aqui é bifásico. (completando 20 caracteres)

meu seguro residencial cobre esse tipo de problema, você tem?

Não tenho, mas já estou atrasado pra correr atrás disso.

barato demais, vale a pena. Só o chamado que a gente faz para limpeza de ralos, desentupir cano da pia, etc (incluso no pacote) já paga metade do seguro

1 curtida

Faça a reclamação formal. O não vc já tem. No passado tive um euipamento de som que queimou devido a manutenção da companhia elétrica e eles consertaram. Se não me engano a posa de árvores que oferecam riscos à fiação elétrica é de responsabilidade deles.

Aproveitei a revisão e levei o wallbox na concessionária, tinha visto algumas postagens no Instagram onde mencionavam um “modo de proteção” desse carregador.

Pois não é que estava mesmo nesse modo de proteção? Achei que meu caso poderia ser algo mais grave, dado que não acendia luz nenhuma e a maioria dos tópicos mostrava o wallbox piscando incessantemente. Pra minha surpresa, quando fui retirar o carro a consultora devolveu o wallbox dizendo que tinha resolvido. Hoje instalei ele pra testar et voilá, funcionando como se nada tivesse acontecido, nem mesmo perdeu a programação pra desativar o cartão.

1 curtida

Que boa notícia! Vc tentou descobrir o que faz o wallbox entrar nesse modo e se é alguma coisa que dá pra fazer em casa? Esse é o tipo de informação que deveria ter em manual.

Ele entrou no modo de proteção depois de um problema com as fases na rede da minha rua. Mais detalhes no começo do post.

Pra resolver o problema eles usam um sistema, me parece uma espécie de hardware especializado ligado direto na placa do carregador. Não é um procedimento acessível ao usuário. Antes de levar lá eu cheguei a abrir ele, não tem absolutamente nenhum jumper, chave, ou coisa do tipo.

Essa é a interface.

Esse foi o vídeo que me fez guardar esse tempo todo e levar lá.
https://www.instagram.com/reel/DSz6GVHjs-h/?igsh=MXByczY1NHVucWpieA==