Relé de falta de fase - Wallbox morto

Sexta-feira passada ocorreu um evento bem em frente a minha casa. Um galho de árvore provocou o rompimento de um cabo da CPFL. O resultado disso foram 4-5 horas sem energia, das quais 2 eu não estava em casa, e o wallbox foi de arrasta (junto com a fonte da minha Starlink). O problema foi que o cabo permaneceu energizado causando oscilação na rede.

Já removi o wallbox, deixei apenas a infra do portátil e pretendo instalar um novo wallbox. Sei que é possível viver bem somente com o portátil, mas não quero fazer isso, prefiro ter o wallbox fixo bonitinho lá mesmo, então dispenso comentários nesse sentido.

Conversando com o engenheiro que fez o fotovoltaico aqui ele me sugeriu a instalação deu um relé de falta de fase. Confesso que nunca tinha ouvido falar. Alguém usa esse tipo de sistema como forma de proteção?

Fiquei pensando o que poderia ter ocorrido caso o carro estivesse carregando. Acredito que o carro deve ter alguma proteção contra isso, então não me preocuparia, mas ainda assim é algo a se pensar.

Não é relacionado à sua pergunta em si. Mas
, pelo menos aqui em Minas, quando ocorre problemas na rede m, em função de manutenção da operadora, eles tem que ressarcir o dano. No seu caso, apesar se ter sido a árvore, um acidente natural, eu tentaria correr atrás da CPFL pq se existem galhos de árvore na fiação, é de responsabilidade deles tb, até onde sei.

1 curtida

Pensei muito nisso. Mas não sei se vale a dor de cabeça.

Aqui em casa eu uso um monitor de tensão mesmo, que também funciona como um relé de falta de fase (aqui a instalação é trifásica, inclusive, por conta da bomba do poço artesiano). Ele monitora a tensão das 3 fases e se alguma estiver acima ou abaixo dos limites configurados nele mesmo, ele desarma a contatora que energiza a casa.

2 curtidas

Rele de falta de fase é mais utilizado pra proteger motores trifásicos, já que eles não funcionam/queimam quando falta uma das fases. No caso do wallbox, não deveria ter queimado por oscilação de tensão. Ta tudo certo com seu DPS?
O disjuntor/medidor de energia chinês que eu uso ja tem proteção de sobretensão e subtensão… caso aconteça essa oscilação ele desarma… mas não sei o quão eficiente ele é pra proteger de algum surto.
No modelo do medidor trifásico ele tambem tem a função de alarme caso aconteça um desequilíbrio de fases(falta de fase).
Inclusive olhei aqui agora no histórico e ele alarmou no surto que teve ontem de madrugada.

Está sim. Tanto o do quarto geral quanto o do wallbox.

Também achei estranho, dado que o wallbox estava em stand-by.

Seu 220 é bifasico ou monofasico?

Aqui é bifásico. (completando 20 caracteres)

meu seguro residencial cobre esse tipo de problema, você tem?

Não tenho, mas já estou atrasado pra correr atrás disso.

barato demais, vale a pena. Só o chamado que a gente faz para limpeza de ralos, desentupir cano da pia, etc (incluso no pacote) já paga metade do seguro

1 curtida

Faça a reclamação formal. O não vc já tem. No passado tive um euipamento de som que queimou devido a manutenção da companhia elétrica e eles consertaram. Se não me engano a posa de árvores que oferecam riscos à fiação elétrica é de responsabilidade deles.