Rendimento (Eficiência) do Wallbox

Instalei um wattimetro na minha caixa de proteção para medir a energia (kWh) consumida (entrada) no Wallbox e comparar com a potencia carregada na bateria. Em média tenho encontrado uma perda de 17% no Wallbox. Alguém mais fez esta medição? Na pratica o meu carro esta fazendo em media 12 kWh/100km da energia da bateria e 14,5 kWh/100km da concessionária de energia elétrica.

1 curtida

Mudei de casa e ainda não instalei o wallbox, tenho usado o portátil e observado a diferença em kW no carregador e no carro, testei 8, 10 e 13
Amperes, a de 8 tem perda de 18%, 10 amperes 15% e de 13 amperes 12%

Me parece que conforme a bateria esquenta, a velocidade de carregamento aumenta, melhora a eficiência

1 curtida

Eu entendi o ponto do tópico, porém acredito que o título esta incorreto, o grande vilão da eficiência no carregamento é o inversor onboard do carro e não o wallbox. O wallbox faz apenas a interface entre a rede elétrica e o carro, pra que haja algum controle no quesito segurança, basicamente o wallbox apenas comunica com o carro e libera a energia, caso ele note algo de errado ele interrompe a recarga.

Do modo 1 ao modo 3 o carro recebe energia AC e faz a conversão internamente para DC. A diferença é o controle por meio de comunicação com o carro que no modo 1 não existe. no modo 2 o controle é no “cabo”(carregadores portateis) e no modo 3 seria com estações(wallbox). Mas o ponto que eu queria chegar é que nesses 3 modos a mesma energia que entra no carregador sai pro carro sem nenhuma conversão. Então a perda de eficiência neles é basicamente limitada à resistência interna dos condutores.

Mas achei interessante sua medição, vou fazer uma também e coloco aqui. O seu é o dolphin GS? Estou curioso pra saber se o dolphin plus vai ter uma eficiência diferente.

3 curtidas

Concordo que o titulo nao esta com uma boa descrição, realmente estou medindo a eficiência total do sistema, incluindo a da bateria que tem perda no armazenamento. Da concessionária ate a roda do carro.

O meu modelo é o Dolphin GS.

No meu Plus o wattimetro pré-wallbox fica por volta de 6,9 kW enquanto o carro carrega a 6,2 kW. No atacarejo onde às vezes carrego, que deve ser 11kW, o carro marca 9,2 kW.