Rotas.ninja - Planejador de viagens grátis para EV

Fala pessoal, estou desenvolvendo um site/app chamado https://rotas.ninja para ajudar a planejar as viagens de carro elétrico

É um simulador avançado, que considera elevação do trajeto (se vai ter mais regeneração), clima do dia (se vai precisar usar ar condicionado ou ar quente), dinânica do veículo e etc

O grande diferencial é que tem todos os carregadores públicos do Brasil, e melhor, com status em tempo real se está ocupado, quebrado ou disponível, então é uma confiança a mais na hora de viajar
A maioria deles têm dados de preço, então geralmente a simulação inclui até o valor que será gasto em recargas

Estou postando aqui pois todos os carros da BYD vendidos no Brasil (100% elétricos) são suportados, se lançarem algum novo, vou adicionando

Enfim, espero que gostem, se acharem qualquer problema ou tiverem alguma sugestão ou ideia, só me falar que ainda estou arrumando as coisas

5 curtidas

Cara, uma pergunta sincera. Como você está pegando essa base de carregadores? Porque hoje o meu principal é o ABRP, mas eu noto que nele tem ficado de fora muito dos carregadores, especialmente ali na região da Dutra, entre Rio e São Paulo.

1 curtida

Acho esse o ponto principal. De nada adianta recursos detalhados como elevação, se a base de carregadores está errada.

1 curtida

site tem potencial… mas numa olhada rápida já não trouxe um carregador rápido.

Me lembro de um exemplo do professor de marketing. Não adianta fazer uma furadeira que tem mira laser, aspirador embutido, cabo anatômico e que … não fura.

Primeiro faça o básico, ou core, bem feito e depois adicione as “firulas”.

1 curtida

Muito legal, só acho que pode ir pegando feedback do pessoal aqui do Forum que eles sempre vão tentar ajudar ao máximo, tentar extrair dados de carregadores o máximo possível é o ideal, no mais eu vou instalar pra testar, ele tem conexão com OBD igual o ABRP?

Exatamente como o @julio respondeu, esse o ponto principal do site e justamente o que dá mais trabalho para manter, pois todos os dias surgem novos carregadores e as vezes alguns são desativados. Então não tem solução mágica ou simples, são diversas fontes interpoladas, com algum tratamento

@julio obrigado por apontar esse problema, veja agora, acredito que foi corrigido. O DC caiu no filtro de duplicado, mostrado apenas o AC, mas realmente nessa caso ambos existem

@Maicon obrigado pelo feedback, OBD está nos planos. Quero primeiro ver o que o pessoal acha do site antes de fazer um monte de coisas e ninguém gostar/usar
Acredito que dá até pra pegar os dados de bateria direto da multimedia se for desbloqueada, então nem precisaria aquele adaptador bluetooth, mas vamos ver

1 curtida

Ótimo. Nenhum app faz de forma bem feita o que você está propondo e isso faz falta.

O ABRP usa fontes colaborativas pouco populares no Brasil, além de uma base de dados própria. A mais relevante delas é o https://openchargemap.org. Essas fontes acabam tendo pouca relevância porque, geralmente, as redes e proprietários de carregadores correm pra adicionar a estação no PlugShare, mas não nessas fontes…

Não me parece algo tão completo assim, mas apenas um planejador mesmo, sem recursos de navegação ou coisa do tipo, sem demérito algum aqui, é apenas uma página web dentro de uma casca de app (webview).

Planejei algumas rotas comparando com o mesmo planejamento no ABRP:

1. Minha rota padrão pra testar é Águas de Lindóia - SP → Montevidéu. O app não retorna a capital uruguaia por nada, mas uma lista de cidades “homônimas” no Brasil (não fazia ideia de quantas existiam, são muitas). Percebi que a busca é limitada a 3 resultados, talvez faça sentido ordenar por proximidade, mas aumentar a quantidade de resultados, ou favorecer correspondências exatas pode resolver isso.
  2. Os sliders de SoC atual e de chegada ao destino podem até funcionar bem em desktop, mas em interfaces sensíveis a toque costumam não ser a melhor opção, por exemplo, funciona bem na webview, mas no navegador nem tanto. Eu manteria, mas incluiria a opção de digitar, e também salvaria em local storage pra evitar ter que alterar toda vez.
  3. Na versão mobile a informação de altimetria parece perdida, ou pelo menos bem escondida.

No geral eu acho interessante a iniciativa. Eu faria um benchmark extenso comparando com o ABRP, que é o padrão pra quem tem EV e sabe 1 ou 2 coisas sobre planejamento de rotas.

1 curtida

Sobre seu algoritmo de rota…

• Achei muito pessimista, mesmo com perdas, estimar em 108 minutos uma carga de 56 kWh em um carregador de 60kW.

• Carga de 42% no destino muito alta. A segunda recarga poderia ser mais rápida (e consequentemente mais barata).

Aqui vão meus dois centavos iniciais…. Poe no configurador aí um modo daltônico. Olhando o mapa, não consigo saber quem está disponível e quem está ocupado. Se eu pudesse escolher a cor desses status seria melhor ainda. E a cor entre o ‘DC rápido’ e o ‘Em Breve’ também me confunde..

1 curtida

No z-index, dê prioridade aos carregadores rápidos e/ou disponíveis.

aqui nesse ponto que marquei, no plugshare tem 2 carregadores, um rápido e um lento.. esse lento nem existe mais, mas o rápido existe… e no seu mapa, no lugar do lento, está mostrando o rápido.

1 curtida

Eu gosto da “solução” do ABRP pra isso. Quantidade de “rainhos”.