Ruído "de rolamento" ao atingir e manter uma velocidade de 90km/h (Dolphin Plus)

Opa, seu carro ficou 100%? Pq tô tento esse mesmo diagnóstico! Acho que rolamento e caixa de direção. Tenho um DOLPHIN PLUS tbm. Tô com 18mil km ;(

Comprei um Jeep Commander Overland em 2023 e, mesmo não notando ruídos ou vibrações, os pneus dianteiros simplesmente estavam quase acabados, comidos por dentro, com pouco mais de 10000 kms. Levei na CC para trocá-los e já fazer alinhamento e balanceamento. Pois esses não duraram nem 13000 tbem. Ai um amigo meu indicou um mecânico da minha cidade que ainda fazia a cambagem. Os equipamentos dele eram muito antigos, alinhador era fixo no chão e não elevado, como os mais modernos, e o balanceamento ele fazia com a roda no lugar, girando a uma velocidade de 95km/h. Além disso, ele percebeu um ângulo de cambagem muito fora das medições, o que explicava os pneus comerem por dentro.
Então coloquei pneu novos na frente novamente e fiz o serviço com ele. Já rodei 25000 kms com esses pneus e pouquíssimo sinal de desgaste, porém muito homogêneo.
Desta forma, mesmo não sabendo nada de mecânica, da pra concluir que concessionária não consegue deixar o carro bem alinhado. Os motivos podem ser vários.
Enfim, comprei um Yuan Plus em seguida, e já levei pra fazer essa cambagem, alinhamento e balanceamento, e o mesmo está com 40000 kms rosados e os pneus ainda rodam mais 20000, pois faço rodízio a cada 15000 kms.
Tbem temos 4 Dolphin mini na empresa, com kilometragens acima de 25000 kms e sem necessidade de troca de pneu original ainda…

Essa questão de desgate de pneus tem muitas variáveis… desde problemas na geometria até o pé do motorista… tenho um dolphin plus, faço rodízio a cada 10mil km. Rodei até 44mil e ainda rodava mais uns 10mil quando a css trocou por engano minha rodas com as de um outro dolphin plus que estava com 10 mil rodado. Estou com 71mil rodados e os pneus ainda estão bons(talvez um pouco menos de meia vida)… não rodo no modo neve pra economizar pneu, cuido sempre pra manter o pneu calibrado, quando o clima esfria eu “completo” o ar dos pneus, arranco o carro relativamente rápido nas paradas, não o suficiente pra sair cantando pneu, mas bem mais rapido que os carros comuns e os motoboys quando eles não ficam na frente travando minha acelerada. Nas frenagens eu maximizo a regeneração e freio bruscamente só em emergência. Então me considero mediano no consumo de pneus… nem faço o maximo pra economiza-los, mas tambem não ando moendo eles…

Obs:até pouco tempo atras rodava de uber, na maior parte do tempo em rodovia, não sei dizer o quanto, mas esse pode ser um fator relevante pro meu desgaste de pneus não ser grande. Agora que não faço mais uber, estou rodando muito pouco diariamente pra notar desgaste nos pneus.

O meu caso foi exatamente igual ao seu, rasguei 2 pneus originais, dai troquei os 4 pelos Primacy4 Michelin, o carro mudou da agua p o vinho, mais estabilidade principalmente em pista molhada, fica grudado. Mas tb noto bem mais ruido do pneu, boa a dica do balanceamenteo, vou seguir essa ideia. Abs

Notou muita diferença na autonomia?

Amigo, uma pergunta totalmente off-topic. Esse Commander era a diesel? Sua experiência com ele foi satisfatória? Pergunto isso porque estou cogitando um carro maior para viagens mais longas (tenho um Dolphin GS e pretendo mantê-lo como segundo carro)

A Commander minha é Diesel e é ótima para viagens.Autonomia para 700km com um tanque. Só não troquei ela por um híbrido pq ainda não encontrei um que me agrade. Todos que olhei tem coisas que não gostei…
Mas se for pra escolher qual eu mais gosto de dirigir, ainda prefiro meu Yuan Plus hehehehe…

2 curtidas

Chegou a avaliar o Haval Phev34?

Sim… Potência absurda, capacidade de bateria top, porém não gostei do interior (prááááástico nas portas traseiras não dá…).
Song Plus é lindo por dentro, mas falta potência e um pouco de bateria…
Song Premium falta bateria…

Meu carro ideal teria que ter o visual dos Song (interno e externo), bateria e motorização do Haval…

1 curtida

No Song Premium 26 a bateria aumentou pra 26,6 kWh, já dá uma melhorada…

1 curtida

Ficou 100%. Deu tudo certo