Também antecipo a frangem pra usar o máximo possível da regeneração. Eu sinto essa frenagem brusca constantemente, com chuva ou não. Acho bem desconfortável.
Quando levei o carro na ccs com a lista de observações dos 6 primeiros meses de uso falei sobre isso e o técnico retornou que é característica do carro, que aciona o disco desse jeito desesperado pra parar o carro, como se o motorista não tivesse freando o suficiente.
A solução: frear um pouco mais forte para que o disco seja acionado junto com o freio motor antes de chegar em 10km/h.
Ou seja, desaprender a usar só regeneração e gastar pastilha.
Eu percebo isso descendo o morro de casa. Como é uma descida bem íngrime, no finalzinho a potência de frenagem aumenta do nada.
Minha impressão é que quando a velocidade fica mais baixa o servo freio é acionado e, como estou freando um pouco mais forte, vem esse aumento de força.
Sim o servo freio é acionado ao pisar no freio. Porém ele vai dosando freio traseiro com regeneração dianteira, aí quando entra o freio dianteiro dá essa mudança brusca de força.
Mas no modo esporte o freio não fica mais sensível ainda?
E o que muda com o estacionamento confortável desativado? Não fica ativando o auto hold em manobras curtas?
No modo esporte do freio, ele fica mais duro. Já no modo confortável, fica bem sensível.
Pelo que eu entendi, o estacionamento confortável usa o modo confortável do freio, mesmo quando está em esporte. Lembrando que não é o sport vs eco da condução.
Modo confortável vs esporte da direção também deixa ela um pouco mais leve ou pesada.
Muito chata essa situação do tranco na frenagem em baixa velocidade. Provavelmente é alguma falha na transição entre a frenagem de regeneração e a frenagem dos discos de freio.
Digo falha porque o carro não tinha esse comportamento até alcançar cerca de 10 mil km, apareceu depois disso.
Reclamei disso na revisão de 20 mil km mas como não sabem diagnosticar e muito menos consertar, dizem que é assim mesmo que o carro freia, desse jeito tosco… a propósito, nem quiseram testar o carro comigo para identificar a falha.
Não acho que seja algo defeituoso e sim alguma falha de projeto… não querendo defender a css, mas ela realmente não tinha o que fazer nesse caso…
Lembrei até de um video de teste gringo de autonomia e quando ele esta no byd seal, ele fala que o freio é irritante por causa da frenagem em baixa velocidade.
Então, nunca senti nenhum problema nas frenagens, tanto no GS quanto no Seal. Não sei se me adaptei ou alguns carros tem comportamentos diferentes. Só sinto o pedal um pouco mais duro quando a bateria está com mais de 96% e a regeneração é baixa.
Rapaaaaaa, muito melhor freio no modo esporte! Acabou com o tranco!
Eu achava que o freio ia ficar muito sensível de ficar dando tranco o tempo todo, mas muito pelo contrário, ficou ótimo!
Valeu pela dica!
A presença de água no disco de freio prolongará o tempo de resposta do freio. O objetivo da função de limpeza do disco de freio é remover a umidade durante a condução em ambiente úmido. Isso é obtido acionando o freio a baixa pressão, de modo que as pastilhas de freio entrem em contato com o disco de freio giratório. Portanto, a umidade é removida do disco.
Enquanto o sistema detectar chuva ou pista molhada, ele limpará repetidamente o disco de freio em determinados intervalos.“
Por isso sentimos aquela freada mais forte só de vez em quando, em baixas velocidades e somente em situações de chuva.
vou deixar minha opinião sobre os freio, peguei um king faz 1 mês, e no começo o freio era bala, sempre que ia parar num farol eu freiava e ele respondia de acordo com meu pé, assim como todos os carros que eu tive fazia, mas recentemente todas vez que por exemplo vou parar no farol, vou diminuindo a velocidade gradativamente até ele quase parar e quando ele tá próximo ao sinal vermelho ou a um carro parado na minha frente no sinal, eu do aquela pisada mais forte para o carro parar definitivamente, mas ele não para definitivamente, percebi que o carro se movimenta poucos centímetros ( coisa que eu já me liguei para não colar na traseira dos outros ) mesmo após aquela freiada definitiva, não sinto que seria algo perigoso que causasse um acidente mas de fato o carro ainda se desloca mesmo que muito pouco no que seria um comando de parada completa, e comecei perceber isso após começar usar o AUTO HOLD, não fiz o teste empírico ainda mas se eu tivesse que apostar diria que o auto hold tem algo haver com isso, talvez para o carro travar as rodas/rolamento/etc… Tenha que está numa posição correta e por isso o carro se desloca mais um pouco, não sei se tmb e o mesmo sentimento que vc tá tendo aí mas aqui oque eu percebi foi isso.
Dito e feito, era isso mesmo, desativei aqui e o freio volto ao normal, até entendi o porquê da função, o freio do carro e bem sensível qualquer toque forte da aquele tranco, mas mesmo assim prefiro o controle 100% no meu pé
Tudo depende do pé, se vc controlar bem o carro para suave, mas qualquer pisada mais forte ele da aquele tranco, como modo de estacionamento suave nao o carro para lentamente mesmo pisando um pouco mais forte, tanto que o carro desloca alguns centímetros a mais como dito ali em cima no manual para evitar a freiada brusca