Side Assist ou Collision Assist? Ou NDA?

Já aconteceu comigo várias vezes, quando o carro está parado ou devagar, aí vem de trás uma moto numa p… velocidade e passa ‘raspando’, logo antes dela passar ouço 4 sons de relê em menos de 1 segundo. Ontem, na Marginal, isso aconteceu e vi no reflexo no carro da frente que esse som é do pisca-alerta, que aciona duas vezes nesse curto período. Não há intervenção ativa no volante nem no freio, gratia deo.

Eu nunca experimentei isso em nenhum outro carro até agora. Será um side assist de emergência, mais dramático que a luz amarela no retrovisor por causa da enorme velocidade de aproximação relativa (lembro que meu carro está parado ou quase), ou o sistema acha que a moto vai colidir e prepara o carro? Acho que é o primeiro, mas por que acender o pisca alerta? Se for o segundo, não seria acompanhado de uma freada brusca?

De qualquer forma, para mim acabou sendo um aviso bem útil e benvindo, mais uma boa feature do carro.

Alguém mais experimentou isso?

Alguém sabe com certeza o que é isso?

Tenho um GS e comigo foi em outra situação. Algumas vezes em freadas fortes o pisca-alerta acionou sozinho por alguns segundos.

Já aconteceu duas vezes comigo.
Imagino que seja um pisca alerta para literalmente alertar quem vem atrás que você está parado ou em baixa velocidade. Se vier pra cima vai colodir.

Ja aconteceu comigo, quando uma moto vem rápido e depois desvia pro corredor, ele da umas piscadas mais rapidas do que o normal no pisca alerta, ja tive uma situação parecida num tiggo 7 pro que aluguei numa viagem. Acho que é padrão desse tipo de aviso. Acho que é como o @Truc_dp disse, um aviso pro carro de trás, ou um aviso pra você se preparar pro impacto kkkk

Pelo que vocês estão descrevendo, deve ser mesmo o alerta de colisão traseiro (RCW - rear collision warning) que tem no plus…

Exemplo:

Um dos assistentes que me dá uns sustos as vezes é o de frenagem de emergência… ja 3 vezes ele deu uma freiada com toda a força possível e me deu um puta susto. Uma vez foi em um entroncamento em T, fui aproximando lentamente do entrocamento, era uma avenida de duas faixas e vinha um carro na segunda faixa, ai eu tirei o pé do freio e deixei o carro ja ir entrando devagar na primeira faixa, nisso quando carro da segunda faixa ja estava quase passando do ponto onde eu entraria na primeira faixa o carro deu uma freada com tudo e me deu um baita susto, depois disso reduzi a sensibilidade… a outra vez foi numa rotatória numa situação similar, vinha um carro na faixa interna da rotatoria e eu comecei a entrar na faixa externa, ai me assustou de novo… e a terceira vez estava saindo de uma calçada de frente e de novo quando um carro se aproximou vindo de lado ele tbm travou as rodas… to meio que considerando desativar essa função, mas fico pensando de que se eu desativar por causa desses alarmes falsos, posso me arrepender quando eu realmente precisar e ele estar desativado.

Qual é o caminho para desativar?

Não tive problemas com o freio de emergência. Estou achando ele muito bom inclusive porque não é intrusivo.
O da VW acho mais chatinho (alerta atoa).

Eu não desativaria o freio de emergência. As vezes acontece algo e ele pode evitar uma batida.
Inclusive procuro comprar carro que tem isso já tem uns anos. É um auxílio de segurança bem legal.

Já eu, como o @Roluber , passei umas 2-3 situações em que o carro calculava mal a aproximação de outro (geralmente na transversal) e freava bruscamente. Na ultima vez, já escolado, pisei no acelerador para anular a freada, ajudou um pouquinho.

Imagina se isso acontece e o carro de trás bate. Teoricamente o de trás é o culpado, mas quando vc explicar que o carro freou por você, a confusão sobre responsabilidade estará armada.

Também penso em desativar, se chegar à conclusão de que o risco é maior que o benefício (quase lá). Mas é algo que vale a pena pesquisar mais profundamente.

E mesmo que resolva desativar, será que é como o TSR e o Lane Emergency Assist, que são reativados toda vez que liga? Será que tem na cortina como o TSR?

Que tal fazer um adesivo tipo “MANTENHA DISTÂNCIA, ESTE CARRO FREIA FORTE”, para colocar na traseira? :stuck_out_tongue_winking_eye:

Acho que é esse aviso de colisão preditiva, e quando vc coloca em desligado, ele avisa que é somente pro ciclo atual. Então ele vai ligar de novo depois que desligar o carro.

Mais um alarme falso…
Não manjo muito de edição de video, por isso reduziu bem a qualidade do vídeo quando estava tentando censurar umas partes do video por questão de privacidade, mas da pra entender o drama desse travamento automático… o celular do passageiro até saiu da mão dele… não sei se o “carro” assustou com o pedestre que estava esperando pra atravessar ou com o carro que estava estacionado.

1 curtida