Boa noite a todos, tenho uma planilha em Excel que utilizei para fazer meus cálculos enquanto estudava a compra de um carro elétrico, ainda continuo utilizando afim de registar o consumo mês a mês.
Porém resolvi publicar um site utilizando as metodologias que usei na minha planilha. Peguei carros automáticos a combustão e híbridos na faixa de 120mil a 145 mil (comparando com o Dolphin GS e Mini).
É possível informar o custo local da gasolina, custo por kw/h e km rodados no mês, assim como informar se há o desconto de IPVA (que varia de acordo com o estado).
Usei dados de ficha técnica para calculo de consumo, assim como informações das montadoras quanto a revisões.
Observem que ele calcula o valor de IPVA padrão de 2,4% (peguei o do meus estado PE), mas no futuro vou colocar uma opção para escolher o estado, e assim, utilizar automaticamente a alíquota correspondente ao estado escolhido.
Sobre o valor da desvalorização após 5 anos, é apresentado o mesmo sem correção da inflação (tem pessoas que compram o carro por 100mil por exemplo, e depois de 5 anos diz que nao perdeu nada, pois vendeu pelo mesmo preço e esquece da inflação… na verdade ele perdeu sim).
Na aba “Detalhes” demonstra um pouco como foram feitos os cálculos.
Enfim, não é perfeito, não tem muitas opções com outros carros, mas a ideia é ajudar a quem pensa em mudar para um elétrico.
Fiquem a vontade para sugestões..
Site: https://simulador-bwdkpy.manus.space/
3 curtidas
Boa, seguem meus dois prótons (*) para aprimorar mais ainda o TCO:
-
IPVA: o desconto pode ser 50% (estado OU cidade), 80% (estado E cidade - a parte do Fundeb) ou 100% (estado E cidade E Fundeb). Alem do 0% é claro.
-
Revisões: as dos elétricos são mais baratas, e os BYD mais antigos têm 5 anos de gratuidade.
-
Pneus: pneus de VE gastam mais rápido, eu assumiria mesmo preço mas duração 25-50% menor.
(*) o @julio quando quer dar uma opinião sobre algo oferece “dois elétrons” a respeito. Eu, como sou um cara mais positivo, ofereço meus dois prótons. 
2 curtidas
IPVA no DF é zero, não entendi a colocação sobre o desconto. O imposto é estadual também, o que seria esse “cidade” que vc coloca?
Do IPVA, 50% vai para o estado e 50% para o municipio. Da parte do estado, 20% (creio) vai para o fundeb.
Eu entendia que a oarte Fundeb do IPVA era inegociável . Se o estado pode dispor da parte do Fundeb, ai sim chegaria a 100% de desconto, o que acho particularmente escandaloso, abrir mão de qualque recurso para a educação que seja.
a lei de isenção é estadual também, no caso do DF distrital. Aqui a isenção é total.
Pois é, até ajustei a informação do tópico anterior, obrigado. Mas acho escandaloso abrir mão de recursos de educação para subsidiar a vida de quem tem VE.
se a única fonte de financiamento da educação fosse o IPVA pode ser. Aqui no DF temos várias fontes, a política falou mais alto nesse desconto.
Uma sugestão seria estender para outros carros tanto elétricos como a combustão, não muitos mas os que mais vendem.
Interessante a comparação, mas tem que incluir a estimativa de custo com revisões ao longo dos 5 anos, mesmo que seja de R$ 500 nas revisões de 10.000 e 20.000 km e depois em torno de R$ 1.000 no ciclo acima de 30.000 km, o que seria bem razoável para um carro elétrico. Mesmo assim a economia no longo prazo será mais vantajosa para o elétrico.